home pageárea restrita
Fundo Social
Publicação:22/11/2007
Conheça sua Cidade atende mais de 3,5 mil munícipes em 2007


da redação

O Conheça sua Cidade, um projeto do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, em parceria com a SBC Trans, já atendeu 3.650 munícipes neste ano, divididos em 100 grupos. O objetivo do projeto, criado em 2004, na época em parceria com alunos do curso técnico de Turismo do Colégio e Faculdade Anchieta, além da SBC Trans, é mostrar aos participantes os programas sociais que a Prefeitura vem desenvolvendo ao longo dos anos, além de proporcionar lazer e entretenimento.

Os passeios são gratuitos e realizados em um ônibus cedido pela SBC Trans, com capacidade para até 45 pessoas, que visitam dois ou três locais no dia. No total, são 17 pontos visitados, entre espaços de lazer e equipamentos públicos: Parque Estoril, incluindo o Zoológico; Centro Dia do Idoso; Hospital Municipal Universitário; Bibliotecas Interativas; Bairro Ecológico Pinheirinho; Centro de Eqüoterapia Governador Mário Covas; Espaço Henfil de Cultura; Casa de Integração Social; Centro de Referência do Idoso; Padaria Artesanal; Centro de Ecologia e Cidadania Refazendo; Coordenadoria de Ações para a Juventude (CAJ); Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe); Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri; Ginásio Cidade de São Bernardo – Poliesportivo; Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena; e Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Marostica. Durante o tour, a coordenadora e uma das idealizadoras do projeto passa as informações sobre os locais visitados.

A reportagem da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo acompanhou um dos passeios, com alunos da Escola Estadual Nail Franco de Mello Bonni, localizada na Vila Esperança. O grupo, composto por 33 alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, visitou o Centro de Ecologia e Cidadania (CEC) Refazendo e o Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Marostica.

No Refazendo, os alunos foram recepcionados por uma das fundadoras do projeto de reciclagem, Francisca Maria Lima Araújo, 44 anos, que fez uma breve explanação do que é o projeto. Ela informou que ali é feita a triagem do lixo reciclável por ex-catadores do Lixão do Alvarenga, um projeto social da Prefeitura de São Bernardo. Contou um pouco a história dos catadores e como o projeto começou. "Somos 47 ex-catadores, e com a reciclagem retiramos um valor digno por mês, enquanto nossos filhos estão na escola em jornada ampliada. Além de estar gerando trabalho e renda, está limpando a cidade", disse Francisca. Depois de cerca de meia hora de explicações, foi a vez de conhecer de perto o trabalho. Os alunos viram como se faz a triagem do lixo e saíram de lá mais conscientes. "O projeto melhora não só a vida dessas pessoas que reciclam como a nossa, sem tanto lixo na rua", disse Julhey França e Silva, 14 anos. "Em casa a gente não recicla. Agora eu vou falar para a minha mãe reciclar."

O estudante Matheus Firmino Sagitário, 12 anos, disse que gostou do trabalho, para manter a cidade limpa. "Se as pessoas acostumassem a reciclar, não poluiriam os rios. Aprendi que temos de reciclar e parar de jogar lixo, para manter a nossa cidade limpa. E plantar mais árvores. Reciclar para não derrubar mais árvores", disse Matheus. Ele e outros alunos fizeram um projeto sobre Meio Ambiente na 4ª série, uma maquete de como seria uma cidade limpa e sem muita poluição. Matheus quer ser biólogo ou ambientalista. Quanto ao projeto Conheça sua Cidade, Matheus também gostou. "Achei legal a Prefeitura dar essa oportunidade de a gente conhecer nossa cidade. Nós conhecemos onde moramos, mas o restante, não", afirmou. A aluna Renailda Chagas dos Santos, 15 anos, disse que ficou influenciada na visita ao Refazendo. "Nós sabemos, mas não praticamos. É errado saber e não praticar."

As professoras Regina Célia Guimarães, 30 anos, e Alessandra Oliveira, também 30, acompanharam seus alunos durante o projeto. "É muito interessante visitar o Refazendo, porque estamos trabalhando a questão da reciclagem com os alunos", disse. Quanto ao Conheça sua Cidade, Regina disse que é importante porque há muitas crianças "que não têm noção do que existe na cidade". É gratificante, a gente vê a alegria deles." A professora Alessandra concorda: "A Prefeitura proporcionando isso, sem cobrar, é muito bom, pois eles estão conhecendo a cidade deles."



Lazer – Além de ficar conhecendo o projeto de reciclagem, os alunos puderam ver de perto o recém-inaugurado Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Marostica, de esportes radicais. Lá, conheceram os esportes radicais praticados no parque e até assistiram a algumas manobras de skate, uma vez que muitos adeptos do esporte o estavam praticando. Tiveram cerca de uma hora livre para circular pelas áreas de escalada, caminhada, skate e bike. Matheus deu o seu aval: "O jeito que o parque foi construído é da hora." Fim de tarde, hora de retornar para a escola. Todos para o ônibus e muita história para contar no dia seguinte.

Para participar do projeto Conheça sua Cidade, é preciso se inscrever no Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo. Este ano não há mais vagas, mas para 2008, as inscrições podem ser feitas a partir de 2 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS  |  VERSÃO PARA IMPRIMIR
© Copyright 2011  -  Município de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, 50 - CEP 09750-901 - PABX 4348-1000   -