home pageárea restrita
Educação
Publicação:7/2/2008
São Bernardo é destaque em reportagem da Revista Nova Escola

Rita Santos
da redação

A Revista Nova Escola, uma das publicações mais conceituadas do Brasil direcionada a educadores, destacou na edição de fevereiro o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo na elaboração da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino. A Proposta Curricular é uma diretriz para os educadores, que indica as linhas gerais de cada área de conhecimento para a construção do projeto pedagógico das unidades escolares.

A matéria de capa, intitulada "O norte para a aprendizagem", abordou a importância de um currículo completo e elaborado coletivamente, apresentando práticas exitosas neste sentido. A Proposta Curricular de São Bernardo foi mencionada como uma rica experiência, onde a construção do documento teve a participação de todos os professores. A revista citou ainda a importância do papel da Secretaria de Educação e Cultura na elaboração do material, transformando momentos de discussão em programas de formação continuada, com o propósito de repensar e discutir as práticas.

Para a elaboração da reportagem, uma equipe da revista visitou algumas das Escolas Municipais de Educação Básica de São Bernardo, em dezembro de 2007, conversou com professores, diretores e organizadores do documento e também teve acesso aos cadernos que compõem a Proposta Curricular do município. A matéria na íntegra pode ser lida no site http://revistaescola.abril.com.br, link Edição do Mês.

Pioneiro - Lançado em julho de 2007, o segundo volume da Proposta Curricular de São Bernardo é considerado inédito no Brasil em relação ao conteúdo e à forma como foi elaborado. De acordo com o secretário de Educação e Cultura, foram cerca de dois anos de trabalho, mais de mil páginas de produção, com a efetiva participação de mais de 4 mil educadores municipais.

A Proposta Curricular de São Bernardo é composta por seis cadernos que têm os seguintes temas: Introdução, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Tecnologia, Informação e Comunicação. Todos os educadores municipais receberam os cadernos e mais um CD-Rom com a Proposta Curricular, bibliografias, indicações de textos, sites e softwares.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS  |  VERSÃO PARA IMPRIMIR
© Copyright 2011  -  Município de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, 50 - CEP 09750-901 - PABX 4348-1000   -