home pageárea restrita
Escolas municipais de São Bernardo estão entre as melhores do país de acordo com IdebIdeb
Publicação:30/6/2008
Escolas municipais de São Bernardo estão entre as melhores do país de acordo com Ideb

Rita Santos
da redação

As Escolas Municipais de Educação Básica da Prefeitura de São Bernardo do Campo que possuem ensino fundamental (1ª a 4ª série) obtiveram ótimas notas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O índice foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação(MEC) com objetivo de medir a qualidade do ensino das escolas públicas no país e traçar metas. O resultado do Ideb por município e por escola, referente ao ano de 2007, foi divulgado no final de junho e está disponível no site: www.inep.gov.br, no link Ideb.

São Bernardo foi a única cidade entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo a ter sete escolas com nota superior a 6,0. Na média geral, entre as 63 Emebs de São Bernardo que participaram da avaliação feita em 2007, a cidade ficou com nota 5,1 - superior à média nacional entre escolas públicas municipais, de 4,0 e a do Estado de São Paulo, de 4,7. O resultado colocou São Bernardo entre os 20% melhores municípios do país em Educação. Para calcular as notas, o Ideb considera os dados de aprovação escolar, coletados do Censo de Educação Básica, e as médias de desempenho dos alunos na Prova Brasil (avaliação nacional realizada em novembro de 2007).

A escala do Ideb vai de 0 a 10. A nota 6,0 é considerada padrão internacional - índice médio entre países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em qualidade do ensino. É também a meta estipulada pelo MEC para que seja alcançada por todas as escolas públicas do Brasil até o ano de 2021.

As sete escolas de São Bernardo que tiveram as melhores notas são: Emeb Prof. Geraldo Hypólito, que fica na Vila Cristiane, Emeb Mário de Andrade, localizada no Jd. Copacabana, e Emeb Kazuê Fuzinaka, no Rudge Ramos, ambas com nota 6,3; Emeb Pe Fiorente Elena, da Paulicéia, Emeb Prefeito Aldino Pinotti, do Bairro Santa Terezinha, e Emeb Neusa Macellaro Callado Moraes, da Vila Euro, com nota 6,2 e a Emeb Profa. Nadia Aparecida Issa Pina, do Bairro Nova Petrópolis, com 6,1.

Para o executivo municipal, a divulgação do novo índice, mais uma vez encheu a Administração de orgulho, considerando que em 2005, São Bernardo já foi uma das cidades melhores avaliadas e a única da Grande São Paulo a ter escolas com notas acima de 6,0. O resultado de 2007, que foi divulgado agora, demonstrou que 80% de das escolas da rede pública municipal melhoraram as notas em relação a 2005, superando a meta projetada pelo MEC.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, o bom desempenho das escolas municipais se deve a um conjunto de investimentos que vem sendo realizado pela Administração focando formação continuada dos educadores, implementação de modernas ferramentas educacionais nas escolas municipais como laboratórios de informática, bibliotecas escolares interativas, salas de artes, apoio pedagógico; além do incentivo à participação dos pais na escola com a descentralização de ações e de recursos, por meio das Associações de Pais e Mestres e Conselhos de Escolas. São Bernardo é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a ter 100% dos alunos de 1ª a 4ª série sob a responsabilidade da Prefeitura, o que significa uma proximidade dos pais e da gestão escolar com a Secretaria, facilitando a comunicação e a solução de possíveis problemas.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS  |  VERSÃO PARA IMPRIMIR
© Copyright 2011  -  Município de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, 50 - CEP 09750-901 - PABX 4348-1000   -