home pageárea restrita
Atendimento do Complexo Hospitalar é avaliado positivamente pelos usuários Saúde
Publicação:28/12/2010
Atendimento do Complexo Hospitalar é avaliado positivamente pelos usuários

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Divulgação

 

Em avaliação feita por quase 8 mil pacientes durante o período de internação, os estabelecimentos que compõem o Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo obtiveram 92,13% de classificação de ótimo e bom.

O resultado foi divulgado neste mês pelo secretário de Saúde após receber o balanço de um ano de funcionamento do Soluções e Orientação ao Usuário (SOU), serviço que tem como finalidade prestar informações aos usuários e encaminhar sugestões, críticas e elogios aos diferentes setores do Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital de Ensino Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU), Pronto-Socorro Central e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

O SOU foi criado em dezembro de 2009 com a proposta de estabelecer um canal de comunicação entre os usuários e o Complexo Hospitalar, seguindo os princípios da humanização e da qualidade do processo assistencial. Para isso, os interessados podem se utilizar de vários meios: a linha telefônica gratuita 0800-770-2513 e os telefones 4335-2907, 4335-6411 e 4127-7459; a caixa postal 241 ou o e-mail sou@chsbc.org.br.

O contato do usuário também pode ser presencial, bastando dirigir-se às salas de atendimento do SOU que existem em todas as unidades do Complexo Hospitalar. Há ainda a alternativa de manifestação do usuário pelas caixas de sugestões colocadas em pontos estratégicos de todos os hospitais.

Além disso, a avaliação dos serviços prestados pelo Complexo Hospitalar é feita junto aos pacientes internados e seus familiares por meio de um formulário específico. Posteriormente, após a alta hospitalar, os funcionários do SOU voltam a coletar informações sobre o tratamento recebido durante a internação.

Aprovação - No balanço de um ano de funcionamento do SOU, os resultados sobre o atendimento dos hospitais municipais foram bastante positivos. Nas pesquisas feitas com os pacientes internados, foram ouvidas 7.952 pessoas, sendo que 41,23% avaliaram o atendimento como ótimo, e outros 50,9% como bom, totalizando 92,13% de avaliação positiva. Apenas 6,98% consideraram o atendimento regular, outros 0,63% avaliaram como ruim e 0,27% péssimo.

Os índices também são expressivos nos levantamentos realizados após a alta hospitalar com 7.835 ex-pacientes: 95,65% declararam-se satisfeitos com os serviços hospitalares, sendo 59,75% de ótimo e 35,90% de bom. Consideraram o atendimento regular 3,73% dos entrevistados, apontaram como ruim outros 0,5% e como péssimo 0,12%.

Em pesquisa feita com 803 pessoas sobre o atendimento ambulatorial, a aprovação foi igualmente positiva: 79,58% de ótimo e bom. Apenas 4,23% indicaram o serviço como sendo ruim ou péssimo, enquanto 12,98% declararam que o atendimento foi regular.

O levantamento do SOU revela, ainda, que 87,98% das manifestações dos usuários foram feitas presencialmente e que 99,8% deles demonstraram satisfação com os encaminhamentos feitos por intermédio do órgão.

Para o diretor do Hospital Anchieta, o SOU vem se mostrando uma excelente ferramenta de gestão. "Considero que demos um salto de qualidade na relação com os usuários e com a equipe dos hospitais", avalia.

O secretário, por sua vez, disse que a criação desse espaço de escuta dos usuários possibilitou o aperfeiçoamento do atendimento. "A resposta majoritariamente favorável aos serviços hospitalares da rede pública demonstra que estamos no caminho certo, mas devemos ficar atentos às queixas para que possamos melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido", finalizou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS  |  VERSÃO PARA IMPRIMIR
© Copyright 2011  -  Município de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, 50 - CEP 09750-901 - PABX 4348-1000   -