Clássicos de Hitchcock marcam a estreia do projeto Cinema e Animação

O projeto Cinema e Animação, que acontece no cineclube da Biblioteca de Arte de São Bernardo do Campo, traz, neste mês, dois clássicos de um dos mais importantes cineastas de sua geração: o britânico Alfred Joseph Hitchcock. Nascido em 13 de agosto de 1899, em Leytonstone, bairro localizado no nordeste da cidade de Londres, Hitchcock é considerado o mestre do suspense e um dos mais conhecidos e populares realizadores de filmes desse gênero de todos os tempos.

O cineasta, que costuma aparecer em seus filmes, foi criado dentro de uma rígida formação católica. Foi indicado ao Oscar cinco vezes por melhor diretor, mas nunca conquistou o prêmio. Em 1967, levou da Academia o prêmio Irving Thalberg pelo conjunto da obra.  Morreu em Los Angeles, em 1980, devido a complicações renais. Seu último filme chama-se Trama Macabra. Grátis. Confira a programação.

Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 4125-2379

 

Um corpo que cai

Direção: Alfred Hitchcock. Estados Unidos (1958) 129 min. Em São Francisco, o detetive aposentado John 'Scottie' Ferguson sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster. John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. 16 anos. Com James Stewart e Kim Novak.

Dia 14/09, 18h30

 

Festim diabólico

Direção: Alfred Hitchcock. Estados Unidos (1948) 92 min. Brandon e Philip matam David Kentley , um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima. 16 anos. Com John Dall e Farey Granger.

Dia 28/09, 18h30