I Jornada de Culturas Populares de São Bernardo do Campo

O espaço, inaugurado em 2014, visa a produção e troca de conhecimentos voltados ao debate, à reflexão, promoção e valorização dos hábitos e costumes da cidade e do País, como congada, folia de reis e capoeira, entre outros. O Centro de Referência irá abrigar o Núcleo de Acervo Bibliográfico, Documental e Museológico, um dos mais expressivos do País, que reúne livros, discos, DVDs, apostilas, fotografias e objetos tridimensionais; cerâmica figurativa, utilitária, cestaria, festas religiosas e profanas, brinquedos e brincadeiras, entre outros. Um exemplo são as cerâmicas coletadas/adquiridas em São Bernardo, vindas de regiões como Caruaru (PE) e Vale do Paraíba (SP). As visitas monitoradas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone 4337-7363. Grátis. Confira a programação:

Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais. Chácara Silvestre. Avenida Wallace Simonsen, 1.800. Nova Petrópolis. Tel.: 4337-7363.

 

Contar para Encantar, com Matheus Nogueira

O artista brincante Matheus Nogueira apresenta trabalho de oralidade por meio de pesquisa profunda na literatura popular e na tradição oral. Sua atuação dramática conduz o público a uma viagem ao mundo da imaginação e fantasia, proporcionando uma vivência nos causos, nos ditos e sabedorias populares. Recomendado para adultos, crianças e adolescentes de todas as idades. Livre/ Grátis.

Dias 6, 13, 20 e 23/09, 14h

 

Procissão dos Carroceiros – Uma Jornada de Fé

Exposição de cerâmica figurativa do acervo do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo do Campo, além de fotos históricas retratando a diversidade e a riqueza dessa tradicional procissão da cidade. Haverá exibição de filmes que documentaram a festa ao longo do tempo. Livre/Grátis. 

De 1 a 29/09, segunda a sexta, das 10h às 16h

 

Visita monitorada à Reserva Técnica e ao acervo do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais

Visita conduzida com histórias do Casarão e do Parque Chácara Silvestre. Livre/Grátis. 

De 1 a 29/09, segunda a sexta, das 10h às 16h

 

Mostra Itinerante Acervo Vivo

O Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais leva uma curadoria externa de peças de sua Reserva Técnica, que têm história e contam a identidade da cidade e do seu povo. Tais peças foram parte das diversas exposições ocorridas no Casarão, com metodologia lúdico-educacional direcionada a estudantes de todas as idades, de escolas públicas e particulares do município. Informações e agendamentos prévios: marinaldo.negreiros@saobernardo.sp.gov.br ou 4337-7363 / 96930-5423. Livre/Grátis.

 

Festa da Primavera com o Núcleo Terapêutico Flor & Ser

O Núcleo Terapêutico Flor & Ser é especializado em terapias naturais orientais, utilizando técnicas de Acupuntura e as terapias integrativas e complementares. A primavera para os orientais significa o início de um novo ciclo. É o momento de convidar todos os povos para a Festa da Primavera na qual, por meio de diversas manifestações artísticas como a dança, a música, a poesia e as artes marciais, será propiciado a todos um momento de contemplação, Livre/Grátis.

Dia 23/09, 13h

 

2ª Feira de Artes Cênicas - Encontro entre as Artes

De modo a estimular a economia criativa, a feira se baseia em apresentações ininterruptas de música, circo, teatro e dança, ao mesmo tempo em que acontecem cursos e oficinas, além de uma pequena feira de produtos criados pelos artistas. O que define uma cidade não são seus prédios, ou carros, ou ainda seus estabelecimentos comerciais, mas sim o convívio entre as pessoas. Com isso os artistas conhecem a cidade e a cidade conhece os artistas. Livre/Grátis.

Dia 24/09, das 9h às 17h

 

Casarão Brincante  

O evento terá cantigas de roda e causos com Mulheres Rendeiras da Vila São Pedro (todas as terças de setembro) e jogos de musicalização, mediados por cancioneiros da cultura popular tradicional, além de apresentação de músicas dos contos do imaginário popular brasileiro, com o músico e brincante Nelson Rodrigues (todas as sextas de setembro). Livre/Grátis.  

De 4 a 29/09, às terças e sextas, às 10h30 e às 14h