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Hábito da leitura na infância melhora vocabulário e aumenta criatividade

Hábito da leitura na infância melhora vocabulário e aumenta criatividade

14 de Out de 2015 Ana Lucia Almeida
Segundo pedagoga, a leitura também ajuda a criança a ter mais facilidade na escrita e na interpretação de textos

Além de proporcionar gostosas viagens ao mundo da fantasia, a leitura traz diversos benefícios para a ampliação do conhecimento ainda durante a infância.

Segundo a pedagoga e fonoaudióloga da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo Nanci Folena Pereira Souza, principalmente para as crianças menores, o contato com o livro auxilia na estruturação do pensamento e da linguagem. “Quando alguém lê um texto para uma criança, ela vai entender que aquela linguagem é diferente da que ela usa pra conversar com a família. São estruturas distintas, mas que servem para representar os pensamentos e as ideias”, explica.

Ainda segundo Nanci, conforme a criança vai tendo contato com essas leituras, seu repertório é ampliado. “Esse contato com o livro desde cedo ajuda a criança a conhecer as letras, como é a escrita dessas palavras, na organização das ideias e também no aumento do vocabulário. Isso tudo é revertido na linguagem das crianças. Elas trazem para a fala, no dia a dia delas, tudo o que ouviram durante a leitura”, afirma. 

A pedagoga destaca, ainda, que a leitura ajuda a criança a ter mais facilidade na escrita e na interpretação de textos. “Quando trabalhamos a produção de texto de forma coletiva, fica muito evidente a diferença de repertórios, pois a criança que teve contato maior com a leitura tem uma participação mais efetiva nesse tipo de atividade.”

Outro exemplo é o desempenho das crianças na biblioteca. De acordo com Nanci, mesmo que seja um texto novo, o aluno tem referência de onde buscar as informações. “No projeto com a pesquisa escolar, a criança que teve acesso a textos jornalísticos, por exemplo, vai saber onde procurar. Ela sabe também que em um livro de conto de fadas, por exemplo, ela não vai encontrar informações sobre determinado país ou cidade.”

O estímulo à criatividade é outro benefício proporcionado pelo hábito da leitura, pois possibilita a ampliação do repertório de ideias a partir do acesso a novos conhecimentos. Isso pode ser observado na produção de texto e até mesmo na interação social, durante o diálogo ou mesmo nas brincadeiras.

“A oportunidade de acesso aos diferentes tipos de texto, como narrativas e poesia, ou de gêneros – suspense, romance, aventura ou ficção – desperta na criança a identificação dos seus interesses. Por isso, procuramos sempre passar para os professores a importância de fazer do estímulo à leitura uma rotina diária, incluindo a diversidade textual e o planejamento das atividades de leitura”, conclui a pedagoga.