Voltar

Prefeitura firma parceria com a iniciativa privada para maior reforma da história do Parque da Juventude

Prefeitura firma parceria com a iniciativa privada para maior reforma da história do Parque da Juventude

07 de Jun de 2019 Daniel Macario

Premiado e reconhecido mundialmente em Esportes Radicais, equipamento passará por ampla revitalização, em 150 dias, incluindo, reforma das pistas de skate e criação de espaço pet

 

Referência nacional para atletas de Esportes Radicais, o Parque da Juventude (Città Di Maróstica), no Centro, passará pela maior reforma da sua história. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (07/06), pelo prefeito Orlando Morando, em ato que oficializou parceria com a iniciativa privada para revitalização do equipamento.

 

De acordo com o chefe do Executivo, a obra do espaço será toda custeada pelo Grupo NotreDame Intermédica, por meio de termo de compromisso firmado junto à Administração Municipal, sem custo algum aos cofres públicos. O acordo prevê investimento de R$ 3,5 milhões para as intervenções, incluindo compra de materiais e mão de obra. O prazo para entrega do equipamento é de 150 dias. 

 

“O parque foi reinaugurado, em 2007, com a estrutura atual, e nada foi feito neste período, o que ajudou para a deterioração do espaço. Por isso, todos os equipamentos passarão por reforma. Queremos até novembro devolver um parque novo para a cidade”, destacou o prefeito Orlando Morando ao frisar a importância da parceria firmada pela Prefeitura para a  execução da obra. “Infelizmente, ainda vivemos uma crise econômica no País e sem esse apoio da iniciativa privada não teríamos condições de reformar esse parque”.

 

No pacote de melhorias do projeto estão previstas manutenção de todas as pistas de skate do parque, reabertura da tirolesa, reforma das torres de escalada, melhorias no playgraund e da pista de caminhada com reparos no pavimento, revitalização dos banheiros e área de convivência, além de obras no sistema de drenagem e iluminação.  O equipamento ganhará ainda um espaço pet e nova pista de pumb track, voltada a ciclistas.

 

“A reforma do Parque além de melhorar a qualidade dos equipamentos já existentes possibilitará ainda criação de novas áreas de lazer, impulsionando o caráter cultural do local que poderá receber demais atividades”, afirmou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.

 

Para o Diretor Executivo da NotreDame Intermédica, Marino Scuarcialupi, a parceria firmada com a Prefeitura de São Bernardo, além de ir simbolizar o compromisso da empresa com o Grande ABC, também vai de encontro com os valores do grupo.  “De uma forma singela, estamos devolvendo um presente a todos os moradores da região que nos receberam de portas abertas. O projeto do Parque tem ainda tudo haver com o que nós acreditamos que é a prática de atividades esportivas para uma vida saudável”, destacou.

 

Devido a execução das obras, o Parque da Juventude irá interromper suas atividades a partir de segunda-feira (10/6), com reabertura prevista para novembro, logo após o término dos trabalhos. 

 

ESPAÇO – Maior parque de esportes radicais da América Latina, o Parque da Juventude Città Di Marostica é reconhecido em todo o País para a prática de esportes radicais e também contempla o público que deseja apenas fazer um alongamento ou pequenas caminhadas, uma vez que conta com uma pista de 600 metros no seu entorno. Com mais de 21 mil metros quadrados, o parque está aberto diariamente e também oferece programação cultural, entre shows musicais, apresentações cênicas, festivais, campeonatos, entre outras atividades.

 

ALTERNATIVA – Durante a interrupção das atividades do Parque da Juventude, moradores de São Bernardo terão como opção o novo Complexo de Formação Esportiva, localizado na Avenida Redenção, 271, no Centro. Inaugurado no ano passado, o espaço multiuso reúne três modalidades esportivas: o bicicross, mais conhecido como BMX, a ginástica artística e a ginástica rítmica.

 

O complexo de BMX é a única pista indoor pública do Brasil e foi projetada especificamente para o esporte. Com 700m², o espaço reúne 20 rampas, sendo uma de 3,5 m, que permite ao atleta chegar a uma altura de cinco metros. O local ainda pode ser utilizado para outros esportes como patins e skate, permitindo a realização de competições oficiais.

 

MUNDIAL - No caso de atletas que irão participar, em setembro, do Campeonato Mundial de Skate, em São Paulo, a Secretaria de Cultura e Juventude promete realizar cadastro para que nenhum competidor tenha seu treinamento interrompido. Para isso, os interessados devem entrar em contato com a Pasta.