Voltar

Zoológico de S.Bernardo trabalha na recuperação de animais silvestres

Zoológico de S.Bernardo trabalha na recuperação de animais silvestres

27 de Mar de 2016 Vladimir Ribeiro
Do total de animais que chegaram ao Zoológico, cerca de 50% foram devolvidos, depois de recuperados

O Zoológico Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo, recebeu, em 2015, três vezes mais animais debilitados que no mesmo período de2014. Para que possam ser encaminhados a seu habitat natural, os bichos são recuperados pela equipe de funcionários.

 Do total de animais que chegaram ao Zoológico, cerca de 50% foram devolvidos, depois de recuperados, ao local onde foram capturados. Outros 25% ficaram no parque ou foram enviados para outros locais por não terem mais condições de viver em seu habitat. Os animais enviados para o Zoo são provenientes das sete cidades da região e de algumas localidades da Capital. “Grande parte vem de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. São bichos que foram atropelados ou que aparecem em residências em busca de alimentos”, explicou o veterinário do espaço, Marcelo da Silva Gomes.

O veterinário explicou que no ano passado grande parte das aves que chegaram ao Zoo estava com ferimentos causados por cerol - pasta de vidro aplicada à linha de pipas. “Há casos de tucanos do bico verde e corujas orelhudas que tiveram parte da asa e de dedos decepados. Neste caso, não temos como devolver os animais à natureza, pois correm o risco de não sobreviver”, explicou.Há também casos de animais que foram enviados para o Zoológico com ferimentos causados por tiros de chumbinho e decorrentes de atropelamentos nas estradas que cortam a região.

“Neste caso, dependendo da gravidade, mantemos os bichos aqui para que se recuperem. Depois devolvemos no local exato da captura”, disse. Atualmente, o Zoológico do Parque Natural Municipal Estoril conta com cerca de 250 animais, de 65 espécies, todas de origem brasileira, sendo 70% deles da Mata Atlântica. Entre as espécies estão anta, macaco prego, mão pelada, irara, araras, papagaios, tucanos, jacaré, cobras, corujas e a jaguatirica, a mascote do zoo, escolhida pelos alunos da rede municipal de educação durante concurso.

Serviço - O Zoológico fica no Parque Natural Municipal Estoril - Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande - e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.