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“Você sabia que a população de São Bernardo  do Campo cresceu, nos últimos 50 anos, 2.400% passando de 29.000 hab. para 788.560 hab.?”
 
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SUGESTÕES RECEBIDAS - Acessibilidade e Mobilidade
VISUALIZARTransporte UrbanoSUGESTIVO PARA TRANSPORTE URBANO EM SBC Á coordenação do Plano diretor de São Bernardo do Campo: Sou morador do B. Demarchi e por motivo de trabalho, infelizmente, não posso comparecer na audiência deste próximo domingo, 05 de fevereiro. Tenho em arquivo algumas reportagens do Diário do Grande ABC nas quais é enfocado um projeto viário e de reformulação do transporte urbano em SBC., com recursos do BID. Acompanho o assunto, como a recente aprovação do Senado; e mesmo que já esteje aprovado, e se nas sugestões que abaixo proponho eu puder contribuir na adição complementar, me reporto á esta oportunidade de colaborar. Vejo que em SBC., atualmente, no quesito trânsito, se encontra saturado os corredores Faria Lima, Jurubatuba e Marechal Deodoro, além de outras avenidas de bairros como aqui no Demarchi. Vejo também que há lacuna quanto a um eficiente transporte coletivo á ser contemplado no projeto, mesmo com mudanças significativas no sistema viário. Sugiro que numa eventual negociação de parceria com a EMTU, possa ser implantado um sistema idêntico como o utilizado no Terminal Vila Luzita em Santo André, com a criação de microregiões com linhas direcionadas ao Terminal Metropolitano Ferrazópolis, e se necessário for, uma ampliação do terminal com anexo municipal. Creio que o terminal comporte, porque vejo que mesmo em horário de pico, tem uma considerável ociosidade. Segue aqui algumas observações: · Ex: linhas da Abc á estação de Santo André, utilizando como rota o terminal, seguindo pela Av.Rotary e Luiz Pequini, bem como algumas linhas da V. Industrial; · Riacho grande e Jd Represa com mesmo itinerário atualmente, e linhas para o B. Alvarenga utilizando também a R. dos Feltrins. · Linhas do B. Assunção e adjacências. Tendo estas linha á desembarcar os usuários e baldeando entre si, sairia um articulado que faria o traslado até o terminal do paço, que também poderia ter suas instalações ampliadas com a construção de um anexo, utilizando a área onde está instalada a Guarda Municipal ou mesmo a área do antigo mercado municipal interligadas com passarelas; pois o objetivo maior dos usuários é desembarcar no centro e acessar os shoppings. Saliento que também este terminal possa comportar as linhas do B. Baeta, Rudge, Jordanópolis e outras, baldeando entre si. Dentro de um estudo amplo, outras linhas seriam incorporadas e poderia ser construído como suporte mini terminais em regiões de grande adensamento populacional, como Jd. Petroni, Pq. São Bernardo e a gigantesca região da V. São Pedro; para estes, como a área próxima da Chácara Silvestre e a bifurcação da Av. Luis Pequini, Av. Pery Ronchetti e R. da Assembléia, que, dentro de um projeto de descentralização de serviços, poderiam abrigar postos policiais, cartórios,agencias de correios e bancárias, que resultariam também na redução aglomerativa na quase única Marechal Deodoro, contribuindo para auto estima e elevação de IDH nas periferias. Veja alguns dos benefícios: a região central teria maior fluidez no trânsito; os usuários não pagariam duas passagens entre bairros próximos e fora de mão; haveria substancial redução de poluentes e São Bernardo faria jus ao título de 4ª maior cidade do estado, e desfaria o índice negativo em relação ao transporte coletivo, como se mostrou em pesquisa no ano passado. Projetos arrojados voltados ao usuário de serviços, também é estimulador e retorna ao município em visibilidade por sua gestão social e administrativa. Espero, no exercício de cidadania e na busca de bem estar nas comunidades, contribuir com estas sugestões. Compilado por: Josélenes Souza Santos; metalúrgico e ativista ambiental voluntário R. Carlos Teodoro Bellinghausen 143 B. Demarchi Leneskardera@ig.com.br Fone 4396-6323 sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006
VISUALIZARTrânsito de Veículos na Faria LimaO trânsito na Faria Lima está insuportável.Chega-se a demorar 20 minutos do Wal Mart até a prefeitura. Há necessidade de uma sincronização nos faróis da Faria Lima, de modo a permitir que extensão ,de certa forma curta, se faça em menos tempo. Há muitos cruzamentos na Faria Lima. A engenharia de tráfego precisa fazer um estudo para melhorar esse aspecto.
VISUALIZAROnibus Para Santo André01 Linha de Onibus que venha aos moradores do Rudge Ramos Avenida Senador Vergueiro até o Centro de Santo André.
VISUALIZARCriação de passagem em nível no cruzamento da Avenida Lions (Anel Viário) e a Avenida Senador Vergueiro
VISUALIZARNovo sistema viário para Rudge RamosMelhoria do tráfego na região de Rudge Ramos no trecho das universidades.
VISUALIZARAgilização do fluxo na Via AnchietaAbertura dos acessos entre as vias expressa e a marginal da Via Anchieta
VISUALIZARaCESSIBILIDADE E MOBILIDADETRANSPORTE ESCOLAR PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE MORAM DISTANTE DAS ESCOLAS,"" MUNICIPAIS E ESTADUAIS,"". RESPEITANDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
VISUALIZARReformulação das linhas de ônibus.
VISUALIZARVIADUTO DE INTEGRAÇÃO MUNICIPALViaduto sobre a Via Anchieta, no trecho da Vila Gonçalves e a área do antigo Matarazzo, onde estão construindo um conjunto residencial, sem alças de entrada ou saída para a referida via.
VISUALIZARMelhorar a acessibilidade e mobilidade para 3a. idadeAprovação de instrumentos legais voltado para proporcionar aos idosos melhor qualidade de vida, maior mobilidade e acessibilidade aos equipamentos públicos (transporte, cultura, lazer, educação, saúde, etc.) como calçadas e ruas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida, sinalização adequada às condições de visão do usuário.
VISUALIZARConstrução de bocas-de-lobo em determinados pontos das ruasConstrução de bocas-de-lobo em determinados pontos das ruas Braga e do Cruzeiro (Vila Duzzi)
VISUALIZARUma coisa nos intriga aqui no bairro, apos a construção da avenida Lauro Gomes, a praça no final da rua ainda nao foi recuperada e o lugar e constante alvo de despejo de objetos velhos, entulhos, alem de passagem para motoqueiros que que utilizam-se do espaço de forma irregular e muitas vezes inadequada. O que sera feito afinal? Por que a demora em recuperar o espaço?Seria muito importante que esta pequena area de lazer fosse recuperada dando opções ao pessoal do proprio Jd. 3 Marias e adjacencias. Alguns dizem que o bairro sera aberto a avenida Lauro Gomes, o que seria uma temeridade, ja que atualmente as ruas e semaforos vizinhos mal dão conta do fluxo de carros que transita pelo proprio bairro. Isso tudo deveria ser muitissimo bem estudado pelo pessoal do trafego, ja que mexeria demais com uma estrutura ja castigada, alem de cortar um bairro residencial.
VISUALIZARTransporte intermunicipalAcordo Bilateral para o transporte intermunicipal
VISUALIZARCorredor Metropolitano CompartilhadoPartilhar o corredor metropolitano EMTU/Metra coma os ônibus que fazem linhas municipais e intermunicipais em São Bernardo do Campo.
VISUALIZARNovo acesso ao Parque Selecta.
VISUALIZARmão íncia ,ou estacionamento escalonadoHá muitas ruas estreitas e com calçadas,que não cabe nem uma pessoa,obrigando-a andar pelo meio da rua.às vezes os veículos estacionam dos dois lados dificultando tanto a circulação d eoutros veículos,como também colocando em risco o pedestre que tem que se expor ao perigo para seguir seu caminho.Assim sendo,poderia ser feito a mão única nestas vias,ou então adotar -se o estacionamento escalonado,dia par lado par dia impar lado impar , o que viria facilitar a vida de ambos usuários,ou seja os motorizados e os pedrestes.
VISUALIZARCicloviasCiclovias com suporte para estacionamento em áreas supersaturadas
VISUALIZARIntegração dos transportesIntegração dos transportes a nível regional com a obrigatoriedade de as empresas adaptarem seus ônibus com combustível a gás, biodísel, híbrido... E adaptar uma % de seus ônibus para portadores de necessidades especiais, incluir a troca da frota da PM
VISUALIZARBilhete único, Ciclo via.Transporte intermunicipal, São Paulo. C/ bilhete único, ciclo via.
VISUALIZARMELHORIA NA COMUNICAÇÃOMELHORIA NA COMUNICAÇÃO AOS USUÁRIOS DE ONIBUS QUANTO ÀS LINHAS, MAPAS COM ITINERÁRIOS, ABRIGOS, ETC.
VISUALIZARBIODIESEL, ELETRICIDADE OU HIBRIDO PREVISÃO DE DATA PARA AS EMPRESAS EQUIPAREM CEM POR CENTO DE SUA FROTA DE ONIBUS Á GAS, BIODIESEL, ELETRICIDADE OU HIBRIDO E TAMBÉM EQUIPAREM ADEQUADAMENTE UMA PORCENTAGEM DE SUA FROTA PARA USO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
VISUALIZARINTEGRAÇÃO INTEGRAÇÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS POR REGIÃO.
VISUALIZARCORREDOR DE TROLÉIBUSCONVENIO COM A EMTU NO SENTIDO DE UTILIZAÇÃO DO CORREDOR DE TROLÉIBUS POR OUTROS VEÍCULOS COLETIVOS DO MUNICIPIO, OU INTEGRAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE MINI TERMINAIS.
VISUALIZARENTREGA DE MERCADORIAS IMPLANTAÇÃO DE HORÁRIOS ESPECÍFICOS PARA ENTREGA DE MERCADORIAS NAS ZONAS CENTRAIS.
VISUALIZARSINCRONIZAÇÃO DE TEMPO SINCRONIZAÇÃO DE TEMPO DE FAROIS NAS AVENIDAS PRINCIPAIS DA ZONA URBANA.
VISUALIZARTRANSPORTE ALTERNATIVOCONVENIO ENTRE A EMAE E A PREFEITURA NO SENTIDO DE FORNECER TRANSPORTE ALTERNATIVO PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA REGIÃO PÓS BALSA DO RIO ACIMA.
VISUALIZARAlça no Viaduto Mário CovasConstução de alça de acesso à Via Anchieta, sentido Santos-São paulo no viaduto Mario Covas.
VISUALIZARCriar um grande estacionamento, pago com os mesmos preços dos rotativos, nas proximidades do Poupa-tempo. Hoje pagamos R$ 5,00 por uma hora e muitas vezes ficamos apenas 20 minutos estacionados.
VISUALIZARInstituição de uma nova linha de ônibus do bairro Taboão para a cidade de São Caetano do SulProponho a instituição de uma nova linha de ônibus intermunicipal, que tem como condão facilitar o deslocamento dos habitantes do bairro Taboão para a cidade de São Caetano do Sul, com vistas a proporcionar uma melhor qualidade de transporte, além de um custo menor. Com esta atitude a Prefeitura irá demonstrar que é solicita e que realmente se preocupa com o bem-estar dos moradores dessa região, logo que se preocupa com os problemas que afligem a população, é que diante dos clamos dos seus administrados age de forma rápida (principio da eficiência da Administração Pública artigo 37 "caput" da Constituição Federal) com vistas a solucioná-los.
VISUALIZARênio com a EMTU - criação de mini terminais SUGESTIVO PARA TRANSPORTE URBANO EM SBC Á coordenação do Plano diretor de São Bernardo do Campo: Acompanho, através de reportagens e audiências como a de 23/02/06, assuntos no tocante á Mobilidade Urbana; dia este em que também tive a oportunidade de me manifestar falando ao microfone. Quero registrar aqui minha sugestão: Vejo que em SBC., atualmente, no quesito trânsito, se encontra saturado os corredores Faria Lima, Jurubatuba e Marechal Deodoro, além de importantes avenidas troncos como R. dos Vianas e Av. Maria Servidei Demarchi. Penso que possa haver lacuna quanto a um eficiente transporte coletivo á ser contemplado no projeto, mesmo com mudanças significativas no sistema viário. Sugiro que numa eventual negociação de parceria com a EMTU, possa ser implantado um sistema idêntico como o utilizado no Terminal Vila Luzita em Santo André, com a criação de microregiões com linhas direcionadas ao Terminal Metropolitano Ferrazópolis, e se necessário for, uma ampliação do terminal com um anexo municipal; como? Construindo um dispositivo (viaduto ) para ligar a Av. Faria Lima ao trevo da Anchieta, utilizando toda a área adjacente ao terminal para instalar os coletivos. Creio que o terminal comporte um sistema deste porte, porque vejo que mesmo em horário de pico, tem uma considerável ociosidade. Segue aqui algumas observações: · Ex: linhas da ABC á estação de Santo André, utilizando como rota o terminal, seguindo pela Av.Rotary e Luiz Pequini, bem como algumas linhas da ETSBC com sentido á V. Industrial; · Linhas do Terminal do Riacho Grande e Jd Represa com mesmo itinerário atualmente, e linhas para o B. Alvarenga utilizando também a R. dos Feltrins, baldeando entre si; · Linhas do B. Assunção e adjacências. Todas estas micro regiões contempladas com terminais e direcionadas á este terminal Ferrazópolis. Tendo estas linha á desembarcar os usuários e baldeando entre si, sairia um articulado que faria o traslado até o terminal do paço, que também poderia ter suas instalações ampliadas com a construção de um anexo, utilizando a área onde está instalada a Guarda Municipal ou mesmo a área do antigo mercado municipal interligadas com passarelas. Pois o objetivo maior dos usuários é desembarcar no centro e acessar os shoppings. Saliento que também este terminal do paço, possa comportar as linhas do B. Baeta, Rudge, Jordanópolis e outras, baldeando entre si. Sei que já há um estudo amplo de criação de mini terminais em regiões de grande adensamento populacional, como Jd. Petroni, Pq. São Bernardo e a gigantesca região da V. São Pedro; para estes, penso que seja nas proximidades da Chácara Silvestre e a bifurcação da Av. Luis Pequini com a Av. Pery Ronchetti e R. da Assembléia; que, dentro de um projeto de descentralização de serviços, poderiam abrigar posto policial, cartórios, agências de correios e bancárias, que resultariam também na redução aglomerativa na quase única Marechal Deodoro, contribuindo para auto estima e elevação de IDH nas periferias. Veja alguns dos benefícios: a região central teria maior fluidez no trânsito; os usuários não pagariam duas passagens entre bairros próximos e fora de mão; haveria substancial redução de poluentes e São Bernardo faria jus ao título de 4ª maior cidade do estado, e desfaria o índice negativo em relação ao transporte coletivo, como se mostrou em pesquisa no ano passado. Projetos arrojados voltados ao usuário de serviços, também é estimulador e retorna ao município em visibilidade por sua gestão social e administrativa; pois a mobilidade urbana não deve ser “mobilidade veicular” mas sim para também uma mobilidade humana. Espero, no exercício de cidadania e na busca de bem estar nas comunidades, contribuir com estas sugestões. Compilado por: Joselenes Souza Santos ( José lenes ); metalúrgico e ativista ambiental voluntário R. Carlos Teodoro Bellinghausen 143 B. Demarchi Leneskardera@ig.com.br Fone 4396-6323
VISUALIZARAreiãoAreião: A construção da 4. rodovia que liga a Volks ao pedagio a Estr. Velha de Santos
VISUALIZARImigrantesDesvio da carga pesada para a mini_Imigrantes
VISUALIZARTransporteMelhoria de transportes com integração da periferia p/ centro
VISUALIZARterminal de onibus Construção de terminal de onibus integrado na região
VISUALIZARônibus com sistema híbrido Implantar ônibus com sistema híbrido com combustível não poluente
VISUALIZARmalhas viáriasRecuperação das malhas viárias, principalmente nos itinerários de ônibus
VISUALIZARônibus coletivosAmpliar os ônibus (coletivos) com rampa, para atender os deficientes e idosos
VISUALIZARguias nos semáforos Rebaixar as guias (rampas) nos semáforos com passagem de pedestre para deficiente
VISUALIZARtransporte p/ bairros afastadosJd. Pássaro: transporte p/ bairros afastados do Riacho Grande.
VISUALIZARlinhas inter-municipaisAmpliação de linhas inter-municipais, pedido de bilhete único, reduzindo a violência
VISUALIZARônibusNão há ônibus para outras cidades da região do Riacho Grande, em muitos bairros afastados do centro do Riacho, o acesso para o Posto fica difícil.
VISUALIZARRodovia A construção da 4a. Rodovia que liga a Volkswagem ao pedágio. Com a construção que liga a Anchieta à Estr Velha de Santos
VISUALIZARFaixa de rolamento Criar uma 3a. Faixa de rolamento na Estr. Caminho do Mar
VISUALIZARDuplicação Duplicação básica de três km para escoamento do Riacho Anchieta (trevo) até início da Rod. Índio Tibiriçá onde bifurca com Estrada Velha do Mar
VISUALIZARTerminal de ônibus intermunicipalTerminal de ônibus intermunicipal c/ circular
VISUALIZARacessibilidade dos bairrosMelhor acessibilidade dos bairros do R.G. p/ o centro
VISUALIZARTerminal de ônibus (INTERMUNICIPAL) Terminal de ônibus (INTERMUNICIPAL) no Centro do Riacho c/ bilhete único p/ todos os bairros
VISUALIZARbalsaAmpliação da balsa, com fiscalização e sinalização dos carros
VISUALIZARtransporte Melhoria no transporte da Região
VISUALIZARConvênio entre a EMAE e a PrefeituraConvênio entre a EMAE e a Prefeitura no sentido de fornecer transporte alternativo para situações de emergência na região pós balsa do Rio Acima
VISUALIZARtransporte públicoMelhoria no transporte público
VISUALIZARIntegração das linhas municipais e intermunicipais Integração das linhas municipais e intermunicipais - visando a economia popular
VISUALIZARbilhete únicoIntegração do transporte (bilhete único)
VISUALIZARTransporte gratuito Transporte gratuito p/ nossas crianças das escolas municipais
VISUALIZARBilhete únicoTransporte - implantação do bilhete único, mais linhas em bairros distantes, ônibus especial p/ deficientes e melhoramento na malha viária
VISUALIZARCiclo viaApresentar junto a Galvão Bueno um ciclo via
VISUALIZARTransporte Melhora no Sistema de transporte da região - Linha de Onibus para São Paulo e outras regiões com bilhete único
VISUALIZARTransporte escolarGratuidade no transporte escolar para as crianças que precisam se deslocar
VISUALIZARTransporteCriação de linhas de transporte coletivo ligando os bairros de região aos municípios de Diadema, São Caetano do Sul e São Paulo
VISUALIZARTransporte gratuito Ampliação de transporte gratuito para estudantes até 15 anos
VISUALIZARTransporte Coletivo Transporte Coletivo interligando os bairros: Demarchi/Batistini/Jd. Fátima/Jd. Represa com Diadema e São Caetano
VISUALIZARRotatória da Brazul Rotatória da Brazul A. Maria Servidei Demarchi
VISUALIZARRotatória R. dos Feltrins Rotatória R. dos Feltrins c/ Av. Ma. Servidei Demarchi
VISUALIZARDuplicação da Rua Nicola DemarchiDuplicação da Rua Nicola Demarchi
VISUALIZARRecapeamento da Av. Ma. Servidei DemarchiRecapeamento d Av. Ma. Servidei Demarchi
VISUALIZARTrânsito Mudanças no trânsito entrada do bairro Terra Nova II/ Reurbanização da área transformando em bolsão de segurança
VISUALIZARRadares/lombadas eletrônicas Colocação de radares/lombadas eletrônicas p/controle de velocidade Terra Nova II
VISUALIZARSinalizaçãoSinalização/ mão de direção Rua das Figueiras com Laranjeiras
VISUALIZARRecuperação asfáltica Recuperação asfáltica das ruas do Bairro Demarchi Terra Nova II, Batistini, Pq, Imigrantes, Golden Parque (Royal Parque)
VISUALIZARTransporte escolarGratuidade do transporte escolar
VISUALIZARMalha viária Melhoria da malha viária da região ex.: Terra nova I, Terra Nova II, Terra Nova III
VISUALIZARLinhas de ônibus Extensão dos trajetos das linhas de ônibus de números 19, 33, 39-B e 238
VISUALIZARLinha de ônibus Implantação de uma linha de ônibus com saída do Parque Los Angeles, passando pelo Bairro Rudge Ramos, com destino final no Parque D. Pedro, e vice-versa
VISUALIZARBilhete únicoLinha para São Paulo e integração no município (bilhete único) - Sistema híbrio - menos poluição
VISUALIZARBuracos Buracos - manutenção urgente para recuperar as estradas
VISUALIZARPortadores de deficiência Acesso aos portadores de deficiência - buscar a inclusão na sociedade dos deficientes, com transporte exclusivo e ventos nos bairros
VISUALIZARCiclovia Ciclovia - Investir em Ciclovias na região
VISUALIZARCentros comerciaisOrdenar a legislação pertinente a instalação de novos centros comerciais, educacionais sem que seja previsto bolsões de estacionamentos de forma obrigatória com planejamento de segurança e sistema viário e impacto no trânsito local
VISUALIZARRevitalizaçãoRevitalização da Av. Senador Vergueiro e outras vias de acesso e trânsito, ao invés de mão única, transformar a Av. Lauro Gomes em duas mãos.
VISUALIZARRevitalização Revitalização da Chácara Columbia tornando-a de patrimônio histórico do Bairro, sendo ainda uma das poucas áreas verdes ainda preservadas nas áreas urbanas da Cidade, bem como dirigir a ocupação urbana no que tange a construção de condomínios residenciais
VISUALIZARAlças de acesso As alças de acesso do sistema Anchieta devem ser revistas para construção de uma terceira via para desafogar o trânsito principalmente do km 17.
VISUALIZARUniversidades As universidades vêm para o Bairro mas não investem em bolsões de estacionamento para possiblitar que o trânsito não seja alterado
VISUALIZARAnel viário Anel viário - não à mão única na Vergueiro.
VISUALIZARRevitalizaçãoRevitalizar a Av. Sem. Vergueiro
VISUALIZARBolsões de estacionamentoBolsões de estacionamento
VISUALIZARAlça de acesso Alça de acesso para a Paulicéia - acesso + próximo
VISUALIZARAsfalto Asfalto da Lions na altura da Vergueiro
VISUALIZARCâmeras de segurançaUsar + a Lauro Gomes duas mãos com câmeras de segurança
VISUALIZARPedestresAv. Taboão - Problemas p/ os pedestres, os carros tomam o espaço e não temos acesso.
VISUALIZARPç dos Meninos Pç dos Meninos será tirada - reformar
VISUALIZARRecapeamentoRecapear rua ? Pois é de paralelepípedo e não tem calçada
VISUALIZARCicloviaGarantir a ciclovia
VISUALIZARBolsões de estacionamento Bolsões de estacionamento criados pela Prefeitura p/ as empresas descarregarem suas cargas
VISUALIZARCargasPlanejamento para receber cargas
VISUALIZARTransporte coletivoComunicação melhor p/ o usuário de transporte coletivo, informações nos pontos de ônibus, divulgação de número telefônico contendo informações p/ o usuário a respeito dos itinerários
VISUALIZARCombustível no transporte Modificação do tipo de combustível no transporte coletivo a médio e longo prazo
VISUALIZARTransporte públicoGarantia de transporte público para Taboão e Paulicéia, pois há muita deficiência, municipal e intermunicipal (estudo de linhas e itinerários)
VISUALIZARMotoristas de ônibusReeducação dos motoristas de ônibus, divulgação de número telefônico p/ reclamação
VISUALIZARmoto viasInclusão de estudo de moto vias
VISUALIZARbilhete único Implantação de bilhete único na cidade
VISUALIZARRotativos Rotativos cobram impostos duplamente dos municípios, taxa menor e tempo de estacionamento maior
VISUALIZARCongestionamento Congestionamento Vergueiro x Lions
VISUALIZARempresas de ônibus Maior comunicação entre as empresas de ônibus e usuários
VISUALIZARCicloviasCriação de Ciclovias
VISUALIZARcalçadas Conserto e uniformização das calçadas para permitir o livre trânsito de pedestres e pessoas portadoras de deficiências; as caçadas são irregulares e fora dos padrões estabelecidos no código de posturas do município
VISUALIZARZona AzulZona Azul: aumentar de 10 para 30 minutos o tempo de permanência sem a necessidade de cartão
VISUALIZARobras Terminar as obras da Av. Aldino Pinotti no espaço do Shop. Metrópole que pertencia à Rede Mac Donald que colocava muitos obstáculos a demolição da loja e enfim a realização das obras complementares de tal obra.
VISUALIZARlinha de ônibus Sobre o PTU - Criação de uma linha de ônibus que percorra as Av. Aldino Pinotti e Lauro Gomes até Estr. das Lágrimas indo até o Terminal Rudge Ramos, beneficiando os bairros Jd. Trieste, Vila Vivaldi e Jd. Orlandia e Vila Helena carentes de transporte púb
VISUALIZARitinerário Montar um itinerário do bairro do Taboão para São Caetano do Sul, devido grande fluxo de moradores que trabalham na cidade vizinha.
VISUALIZAREstacionamento livreEstacionamento livre na R. Mauricio Jacquey
VISUALIZARTrânsitoTrânsito: sugestão mão única na R. Helena Jacquey (farol na esquina da mesma com a Maurício Jacquey (evitar acidentes)/ Av. Lauro Gomes - duas mãos c/ sistema de câmeras (filmagem)
VISUALIZARÔnibus circularesÔnibus circulares: Paulicéia - Rudge Ramos - Sto André - Baeta Neves - S. B. Campo
VISUALIZARAlça de acesso Entrada do trânsito da Estr. do Mar na Av. Lions. Alça de acesso para entrar na Paulicéia (Via Anchieta) quem vem de S. B. Campo
VISUALIZARanel metroviárioO anel metroviário deixou em suas margem na altura do n. 33083 da Av. Lions, uma ponta de terreno agora ocupado, que apesar de estar cumprindo uma função nobre (dar emprego) e provavelmente limpar a cidade, esta destoante e inadequado sanitariamente no qu
VISUALIZARIntegração dos ônibusIntegração dos ônibus V. Esperança - Vila S. Pedro para Pq. D. Pedro em São Paulo
VISUALIZARCiclovias Garantia de Ciclovias (PTV)
VISUALIZARCalçadasCalçadas - Tornar as calçadas de toda a cidade transitáveis para todos os cidadãos (Sãos e deficientes, crianças, adultos e idosos). Isso significa torná-las uniformes, sem rampas entre uma residência e outra e buracos pela má conservação. Não há necessid
VISUALIZARpistas para bicicletas Criar pistas para bicicletas na cidade a partir do centro para os bairros e nas avenidas principais e com canteiro central (um abaixo assinado está em fase de captação de assinaturas 19.02.06)
VISUALIZARtampas de esgoto Igualar as tampas de esgoto com o asfalto para evitar acidentes (as tampas estão afundadas e. Av. Rotary)
VISUALIZARsinalização vertical e horizontal Cuidar da sinalização vertical e horizontal em ruas e avenidas (exemplo Av. luiz Pequini)
VISUALIZARcongestionamentos.Deixar apenas um lado da rua para estacionamento para evitar congestionamentos.
VISUALIZARinterligaçãoEstabelecer interligação entre o município de S.B.Campo e intermunicípios da região, com passe único para favorecer o trabalhador
VISUALIZARMelhorar entrada e saída Melhorar entrada e saída da região do Tirandente Irajá
VISUALIZARLinha de ônibus Linha de ônibus para o Parque D. Pedro saindo da Vila Esperança passando pela Vila São Pedro e Vila Esperança assim facilita o orçamento para o trabalhador de baixa renda
VISUALIZARestacionamento municipal Construção de um estacionamento municipal em torno da Via Anchieta e Imigrantes e em comum acordo com o Rodoanel, visando abrigar os caminhões vindos de outros estados e cidades com cargas, pois muitas vezes estacionam nos bairros ocasionando transtornos variados até sua entrega nas empresas
VISUALIZARitinerário dos ônibus Ter maior divulgação do itinerário dos ônibus nos principais pontos de ônibus da cidade, por meio de placas tão como um telefone de consulta
VISUALIZARtelefone para reclamação de motoristas Divulgar um telefone para reclamação de motoristas que maltratam idosos e deficientes uma vez que os mesmos necessitam de atendimento especial
VISUALIZARRecapeamento e remodelação Recapeamento e remodelação da Av. Dr. José Fornari para melhorar o trânsito e acesso na região
VISUALIZARsemáforo inteligenteInstalação de "semáforo inteligente" na ligação e cruzamento da Av. José Fornari com Av. Gal Barreto de Menezes.
VISUALIZARMão únicaImplantantação de Mão única. Sentido decrescente na Rua Francisco de Souza - Jd Silvina
VISUALIZARacesso junto ao Tiro de GuerraAbrir via de acesso junto ao Tiro de Guerra, entre Silvina e Selecta , facilitando acesso comercial e de transporte em gera
VISUALIZARlinhas intermunicipais Ampliar o número de linhas intermunicipais na região
VISUALIZARLinha de ônibus Linha de ônibus Selecta-São Paulo - (Tietê, Paulista, Aeroporto de Congonhas)
VISUALIZARBilhete único Implantar Bilhete único nas linhas municipais
VISUALIZARrotativo Aumentar o tempo do rotativo e diminuir a tarifa cobrada
VISUALIZARplacas de identificação das ruasColocar novos postes e placas de identificação das ruas, uma vez que a dificuldade de entrega de mercadorias e encomendas pois os nomes das ruas não estão acessíveis ou em locais práticos.
VISUALIZARBilhete único Bilhete único de forma integrada com a EMTU
VISUALIZARCiclosvias Ciclos vias com apoio logístico Ex. Bicicletário
VISUALIZARacesso Novo acesso ao Parque Selecta
VISUALIZARacesso Maior integração com o Município de Santo André referente ao acesso da Estrada do Montanhão com o Pedroso
VISUALIZARsistema viário Mudança no sistema viário que atende a região da Vila São Pedro ex. Ligação da rua Tiradentes através da Av. Amazonas e ligação da Ligação do Irajá com a praça dos Bombeiros passando por de trás do agrupamento dos mesmos.
VISUALIZARviário Mudança no viário da Região do Ferrazópolis ligando a mesma com o Jardim Silvina através da ligação da R. aberto Schweitzer com a Av. Dr. José Fornari
VISUALIZARBilhete único IntegradoBilhete único Integrado
VISUALIZARAcessoAcesso (novo) para Pq. Selecta
VISUALIZARlinha de onibus Eu revendico para o meu bairro Jd Tiradentes linha de onibus que circulase parque São Rafael, Jardim Tiradentes e Pedreira que fizesse ponto final no final da Rua Joaquim Manoel de Macedo.
VISUALIZARSistema viárioSistema viário - não há integração
VISUALIZARtransportes Que haja mais transportes nas áreas urbanas - micro nos morros de dificio acesso aos velhos e senhoras gravidas crianças para escolas
VISUALIZARtransporte integrado Que tenha um transporte integrado com outros municipios e capital. Por um único preço que tenha um bilete de cartão no ato de sua compra ele possa ser utilizado por 3 horas.
VISUALIZARdiminuir fluxoB. Independência - Proceder estudo na Rua Luiz Cateli (diminuir fluxo)
VISUALIZARIntegração dos ônibus Integração dos ônibus (troleibus)
VISUALIZARcicloviasCriar no município vias p/ ciclovias e estimular vias expressas p/ coletivo (tipo troleibus) para os bairros ex: Terminal Ferrazópolis -> Los Angeles, Orquídeas, Montanhào, Faculdade FEI integrada com o Terminal Piraporinha -> Linha Taboão com integração a um novo terminal no Rudge Ramos -> com integração ao Paço Municipal, todos c/ acessibilidade p. deficiente - Plataforma móvel e fixa.
VISUALIZARIntegração dos ônibusIntegração dos ônibus com o trolebus
VISUALIZARlinha de ônibus Implantação da linha de ônibus ligando os bairros Rudge Ramos e Cooperativa
VISUALIZARônibus intermunicipal Extensão da linha de ônibus intermunicipal 255 que liga Piraporinha ao Centro de S. B.C. passando pela Avenida dos Casas
VISUALIZARlinha de ônibus Implantação de uma linha de ônibus com saída do terminal Piraporinha passando pela Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, com destino final na estação de Santo André e vice-versa
VISUALIZARanel viárioMudança do traçado do anel viário passando da Osvaldo Fregonezzi p/a Av. Sem. Robert Kennedy, pois consideramos o impacto social em menor escala
VISUALIZARbilhete únicoImplantação do bilhete único
VISUALIZARsemáforo Providenciar semáforo entre os cruzamentos da Av. Osvaldo Fregonezzi e H.A.C. Branco
VISUALIZARSinalizaçãoSinalizar com proibido estacionar 1 dos lados da Rua Cristiano Angeli
VISUALIZARSemáforo Semáforo com temporizador p/a pedestre em frente as escolas municipais e estaduais
VISUALIZARTrânsitoMão Única: Caso da rua Orestes Suster compreendendo o trecho entre Av. Presidente João Café Filho e Rua Leonardo Martins neto com sentido único a Av. Presidente João Café Filho, segundo agente público aprovado e aprovado e até a presente data não implantada
VISUALIZARTrânsitoSer terminantemente proibido a passagem dos mesmos junto as ruas secundárias, os quais só poderão ser autorizados através de abaixo assinado dos moradores da rua onde o mesmo irá transitar
VISUALIZARCicloviasCiclovias: Criar um anel cicloviário abrangendo Assunção, Planalto, Jordanópolis, Rudge Ramos, Paulicéia, Anchieta e Centro
VISUALIZARCorredores de ônibusCorredores de ônibus: Av. João Firmino, Estrada dos Alvarengas, Av. Robert Kennedy
VISUALIZARIntegração dos ônibus Integração dos ônibus municipais c/ intermunicipais através de bilhetes únicos
VISUALIZARvias espressasCriação de vias espressas: Av. João Firmino e Av. Robert Kennedy
VISUALIZARacesso Melhoria de acesso (acesso direto) p/ a rota dos restaurantes
VISUALIZARIntegração Norte-sul Integração Norte-sul da parte oeste da cidade (Alvarenga, Assunção, Demarchi, dos Casas, Planalto, Independência, Jordanópolis, Alves Dias e Paulicéia).
VISUALIZARtrânsitoBairro dos Casa: trânsito: utilização de micro ônibus em vias secundárias prejudicando casas/gerando assaltos. Ex. R. Orestes Suster
VISUALIZARacesso Vl. Euro - melhorar acesso bairro/centro vários ônibus- pouco ônibus -> tirar lixos na Praça
VISUALIZARtransportes de ônibusCooperativa de 40m/40m/dificuldade apenas um onibus/melhoria no número de transportes de ônibus
VISUALIZARconcorrência das linhas de ônibus Promover a possibilidade de concorrência das linhas de ônibus (Visando a quantidade de ônibus não atende a demanda da região (Vl. Ferreira/Jd Esmeralda/Jd. Uenoyama, Belita)
VISUALIZARIntegração com o Sistema MTUIntegração com o Sistema MTU
VISUALIZARmicro onibus Eliminação dos micro onibus nos horários de pico 17:00 às 19:00 - 22:00 às 24:00 hs nesta região
VISUALIZARciclovias Criar no município vias p/ ciclovias e estimular vias expressas p/ coletivo (tipo trolebus) para os bairros. Ex: Terminal Ferrazópolis -> Los Angeles, Orquideas, Montanhão, Faculdade DEI Integrada com o Terminal Piraporinha -> Linha Taboão com integração a um novo terminal no Rudge Ramos -> com integração no Paço Municipal - todos com acessibilidade p/ deficientes 0 plataforma
VISUALIZARSistema ViárioSistema Viário, complementando
VISUALIZARAcesso aos bairrosAcesso aos bairros, Anchieta calux, saída e entrada para bairro. Rua Robert Kennedy entrada e saída
VISUALIZARcórrego Av. Kennedy,Sobre o córrego Av. Kennedy, criar melhoramentos para passagem dos pedestres, estabelecer condições
VISUALIZARtransporte Melhoria no transporte linha Jorda e Rudge Ramos
VISUALIZARônibusVoltar o ônibus grande. Voltar o comando anterior que tinha afinidades e conhecimento. Mudança de itinerário.
VISUALIZARÔnibusÔnibus: Melhorar o intervalo dos ônibus que vai para o Rudramos, hoje é em média 40 minutos
VISUALIZARPonte de acesso Ponte de acesso a Vl. São José/ Paulicéia, deve ser reconstruída, a vazão não comporta em época de águas
VISUALIZARLinhas para Santo AndréLinhas para Santo André e São Caetano do Sul passando pela Av. Alvaro Guimarães e Arcangelo Campanela, Bairro Planalto
VISUALIZARserviço de baldiaçãoO serviço de baldiação (bilhete único)
VISUALIZARportadores de deficiênciaNo canteiro central da Av. Alvaro Guimarães fazer valer a Lei da Ascessibilidade para portadores de deficiência física, rebaixando guias em alguns pontos.
VISUALIZARônibus p/ portadores de deficiência física Ampliar o serviço de ônibus p/ portadores de deficiência física e também cobrar a implantação da ascessibilidade aos ônibus de linha
VISUALIZARAcesso principal para o Bairro Planalto e Jardim CaluxAcesso principal para o Bairro Planalto e Jardim Calux
VISUALIZARAcesso obrigatório de caminhões e ônibus para a Baixada Acesso obrigatório de caminhões e ônibus para a Baixada Santista
VISUALIZARAcesso de ônibus municipais Acesso de ônibus municipais para os seguintes locais: Orquideas, Santo Ignácio, Jordanópolis, Selecta, Rudge Ramos, Vila Euro, Alto Industrial, SESI e SENAI
VISUALIZARUtilização da rua por caminhõesUtilização desta rua de caminhões, ônibus e carros para empresas como: Tubos Ipiranga, Fram, Osborn, Panex, Rolls Royce, Toyota, Mangels, Faculdade Metodista, Delegacia de Entorpecentes, Bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Economia e oturas tantas
VISUALIZARCentro Poliesportivo Acesso as escolas municipais, estadual e Centro Poliesportivo Planalto
VISUALIZARAlternativa de trânsito Alternativa de trânsito para carros ou ônibus devido a problemas de acesso da via Anchieta e ou centro da cidade ao bairro Planalto e imediações.
VISUALIZARsistema asfáltico O sistema asfáltico desta rua é de mais de 30 anos, sendo que era utilizado para carros e caminhões com cargas de peso médio, o que não ocorre atualmente, pois o tr'fego é de veículos com cargas pesadas, além de ônibus lotados. Portanto com um tráfego intenso e de pesos elevados, o trecho desta rua entre a avenida Álvaro Guimarães e a rua José Oria apresenta depressão, rachaduras e irregularidade asfáltica que provoca tremores e trincas nos imóveis, além de possa ser considerada como uma via perigosa para uso de veículos e pedestres
VISUALIZARPlacas de Regulamentação de Velocidade Esta rua atualmente não possui Placas de Regulamentação de Velocidade Máxima Permitida o que faz com que motos, carros, ônibus e caminhões, tanto para subir ou descer esta via, o façam de maneira irresponsável, não respeitando inclusive a linha na pista de Proibição de Ultrapassagem
VISUALIZARUtilização de rua para pista de teste para carrosUtilização desta rua como pista de teste para carros, os quais desenvolvem altas velocidades nos dois sentidos, além do som de nível altíssimo de escapamentos e motores
VISUALIZARsistema de transporte coletivoO sistema de transporte coletivo oferecido pela SBC TRANS aos usuários, além da frota constituída em sua maioria de veículos antigos, o espaço destinado as Pessoas com Lobilidade Reduzida como gstantes, com crianças de colo, deficientes, idosos e com problemas de saúde é reduzido, inclusive em alguns veículos foram diminuídos os assentos, o que faz com tenham de viajar de forma que possa ser qualificada como desumana. Nestes ônibus além das péssimas condições de transporte a que são sujeitas estas pessoas, a dificuldade para subir ou descer do veículo é difícil, sendo as vezes necessário colaboração de outros para para acessar ou sair do veiculo. Portanto, solicitamos as seguintes providências pela empresa responsável do transporte público deste município: Aumento da área para passageiros especiais na parte frontal do ônibus ou a utilização da parte posterior do veículo para os mesmos como é feito em empresas de outros municípios e o sistema EMTU; Reduzir a altura dos degraus dos ônibus ou outro meio que faça com que a distância em relação a calçada seja menor para facilitar passageiros qualificados como especiais ou outros usuários possam descer ou subir do veículo de forma segura.
VISUALIZARparada dos ônibus Treinamento ou instruções para que a parada dos ônibus nos pontos seja feita prózima a calçada.
VISUALIZARAbertura da Av. Alvaro Guimarães Abertura da Av. Alvaro Guimarães que se encontra interrompida prejudicando a ligação entre o bairro planalto e bairro Assunção
VISUALIZARgaragem da EMTUAbertura das Rua , Vidal de Negreiros e Oragnof, que se encontra obstruída pelo muro da garagem da EMTU, dificultando assim a ligação do bairro Planalto e Piraporinha
VISUALIZARSinalizaçãoSinalização, Av. Álvaro Guimarães próximo as escolas, pois tem ocorrido atropelamentos com freqüência.
VISUALIZARponto final de ônibusJd Detroit, recuperar o ponto final de ônibus
VISUALIZARrecapear as ruasJd Detroit e Ipê - recapear as ruas
VISUALIZARRecuperação da estrada dos AlvarengasRecuperação da estrada dos Alvarengas
VISUALIZARterminais de carga e passageiros Transportes: Construções de terminais de carga e passageiros e via publicas; de acordo com crescimento da região; fora da área central evitando assim os grande congestinamento de veículos
VISUALIZARcalçadas e vias publicas Padronizar calçadas e vias publicas com metragem adequadas ao fluxo de pedestres e veículos para melhor atender a demanda de crescimento da região c/ fiscalização mais atuante
VISUALIZARbilhete único Implantar bilhete único para os ônibus coletivos
VISUALIZARcicloviaConstrução de pista para ciclista e ciclovia
VISUALIZARalça de acesso Abertura da alça de acesso da Estrada dos Alvarenga com a Rodovia dos Imigrantes ( e inverso)
VISUALIZARDenominação social das ruasDenominação social das ruas identificar as via e bairros
VISUALIZARReadequar estrada Readequar a estrada dos Alvarenga
VISUALIZAReducação de transito Politica educação de transito com as camaras para identificar os infrator
VISUALIZARCanalização do córrego Canalização do córrego Ribeirão das Lavras, junto a antiga Avenida de interligação Anchieta/Imigrantes, com início do Divinéia até o Bairro Central
VISUALIZARInterligação Anchieta/ImigrantesConstruir a Avenida de Interligação Anchieta/Imigrantes desativada do final da Rua Matilde Ferrari Marçon até o trevo da Imigrantes
VISUALIZARtunel no trevo da Via Anchieta Fazer um tunel no trevo da Via Anchieta com acesso Av. Capitão Casa sentido Centro/Bairro.
VISUALIZARTransporte coletivo Transporte coletivo - Alvarenga Batistini
VISUALIZARReadequação da Estrada Readequação da Estrada dos Alvarenga
VISUALIZARcicloviaConstrução de pista para ciclista e ciclovia
VISUALIZARterminal de onibus Construção de terminal de onibus integrado na região
VISUALIZARônibus com sistema híbrido Implantar ônibus com sistema híbrido com combustível não poluente
VISUALIZARmalhas viáriasRecuperação das malhas viárias, principalmente nos itinerários de ônibus
VISUALIZARônibus com rampaAmpliar os ônibus (coletivos) com rampa, para atender os deficientes e idosos
VISUALIZARguias nos semáforosRebaixar as guias (rampas) nos semáforos com passagem de pedestre para deficiente
VISUALIZARmobilidade urbanaPolíticas públicas de mobilidade urbana
VISUALIZARalça de acesso Abertura da alça de acesso da Estrada dos Alvarenga com a Rodovia dos Imigrantes ( e inverso)
VISUALIZARguias, calçamento e asfaltoColocação de guias, calçamento e asfalto em ruas do bairro
VISUALIZARterminal rodoviárioConfirmar um terminal rodoviário
VISUALIZARanel viario da ImigranteAbertura do anel viario da Imigrante
VISUALIZARTransporte publico Transporte publico mais onibus na linha
VISUALIZARasfaltoPrimeiro passo para ? Esperamos em breve asfalto
VISUALIZARlinha de trole Precisamos de uma linha de trole na Grande Avenida Alvarenga
VISUALIZARtransporte Melhorar a qualidade e o sistema de transporte na região, ampliando a extensão das linhas existentes e trazendo novas linhas aonde toda a região não é atendida ex.: São Caetano, Parque D. Pedro e Diadema
VISUALIZAREstrada Parque do Alvarenga Fazer urgentemente a Estrada Parque do Alvarenga para o beneficio e valorização da região
VISUALIZARsinalização de trânsitoPlacas de denominação das ruas; sinalização de trânsito
VISUALIZARPadronização de calçadas e vias Padronizar calçadas e vias públicas com metragem adequadas ao fluxo de pedestres e veículos para atender melhor a demanda de crescimentos da região
VISUALIZARPTU PTU Programa de Transporte Urbano com corredor de onibus do Rudge Ramos ao Parque dos Químicos a medio e longo prazo
VISUALIZARônibus com sistema híbridosCombustível não poluente para os ônibus sistema híbridos
VISUALIZARPTU PTU (Programa de Transporte Urbano), através do anel viário periférico com pista de ciclismo e com bolsões de estacionamento para os mesmos
VISUALIZARitinerários viários Mapa com planta focando os itinerários viários para possa facilitar a vida dos usuários
VISUALIZARSinalização eletronica Sinalização eletronica da Estrada Parque atual estrada dos Alvarengas
VISUALIZAREstrada do AlvarengaEstrada do Alvarenga
VISUALIZARalça de acesso Questão colocar alça de acesso pref a 5 ou 6 anos atrás foi proposta essa obra e ainda não foi feito
VISUALIZARCombustível não poluente para os ônibus Combustível não poluente para os ônibus sistema híbridos
VISUALIZARtransporte com integração Sistema de transporte com integração através de corredores e terminais
VISUALIZARPTU PTU (Programa de Transporte Urbano), através do anel viário periférico com pista de ciclismo e com bolsões de estacionamento para os mesmos
VISUALIZARitinerários viários Mapa com planta focando os itinerários viários para possa facilitar a vida dos usuários
VISUALIZARDireito dos idosos e deficientesQue o idoso, aposentado e deficiente físico tenha permissão de entrar pela porta traseira dos coletivos
VISUALIZARCriação de miniterminaisCriação de miniterminais nas regiões de grande adensamento populacional agregado com segmentos de serviços essenciais e públicos. Buscar parceria com EMTU para utilização dos terminais Ferrazópolis e do centro para absorver linhas tronco municipais.
VISUALIZARterminal na Vila São PedroSugestão um terminal na Vila São Pedro
VISUALIZARhorário de pico - transporte coletivoNo horário de pico (trabalho) que as linhas 51 - 12 - 03: c/ saida de 10 em 10 minutos; ex: 6 horas as 9 horas das 19 horas 19:30.
VISUALIZARCicloviasCiclovias nos acostamento Via Anchieta, Av. Lauro Gomes, Av. Pery Ronchetti, Luiz Pequini com Tirandentes, João Café Filho c/ Estrada dos Alvarenga, Servidei Demarchi c/ Galvão Bueno.
VISUALIZARSinal Inteligente Sinal Inteligente em todas ruas perigosas, por ex.: faróis na Av. Pery Ronchetti
VISUALIZARCicloviasCriação de Ciclovias
VISUALIZARcicloviasImplantação de ciclovias/ com apoio logísticos ex. bicicletário
VISUALIZARitinerario das linhas de onibusDivulgar em mapas do itinerario das linhas de onibus, atraves de paineis, em cantos especifico da cidade como rodoviaria paço municipal
VISUALIZARtransporteMelhoria no transporte na região
VISUALIZARCicloviasEmplantação de ciclo vias para região dos Alvarengas
VISUALIZARcicloviasQue criace ciclovias para entrada dos Grande Alvarenga até Área Verde
VISUALIZARtransporte públicoMelhoria no transporte público
VISUALIZARIntegração das linhas municipais e intermunicipaisIntegração das linhas municipais e intermunicipais - visando a economia popular
VISUALIZARduas pistas em cada mãoQue sejam feitas apenas duas pistas em cada mão
VISUALIZAREstrada dos CasasRemodelação da Estrada dos Casas. Em breve, haverá problemas graves quanto ao trânsito normal em toda a extensão dessa via, devido à crescente demanda pelo local e aos acessos que estarão em breve sendo construídos para essa Estrada.
VISUALIZARColocação de placasColocação de placas, nas vias principais, indicando acesso aos bairros e núcleos habitacionais.
VISUALIZARmini terminal de ônibus Construção de um mini terminal de ônibus no espaço público, no final da linha de ônibus 15, no Jardim Detroit.
VISUALIZARUso de água e energia elétricaCriação, em parceria do Estado, de sistemas e dispositivos que permitam que sejam medidos e cobrados, de modo individualizado, de todos os consumidores suas respectivas cotas de uso mensal de água e de energia elétrica. A justificativa é que, atualmente, muitos usuários não pagam pelo devido consumo de água e de energia clétrica de que fazem uso e abuso mensalmente.
VISUALIZARbilhete único Implantar bilhete único para os ônibus coletivos
VISUALIZARcicloviaConstrução de pista para ciclista e ciclovia
VISUALIZARterminal de onibus integrado Construção de terminal de onibus integrado na região
VISUALIZARônibus com sistema híbrido Implantar ônibus com sistema híbrido com combustível não poluente
VISUALIZARRecuperação das malhas viáriasRecuperação das malhas viárias, principalmente nos itinerários de ônibus
VISUALIZARônibs com rampaAmpliar os ônibs (coletivos) com rampa, para atender os deficientes e idosos
VISUALIZARRebaixar as guiasRebaixar as guias (rampas) nos semáforos com passagem de pedestre para deficiente
VISUALIZARmobilidade urbanaPolíticas públicas de mobilidade urbana
VISUALIZARalça de acesso da Estrada dos Alvarenga Abertura da alça de acesso da Estrada dos Alvarenga com a Rodovia dos Imigrantes ( e inverso)
VISUALIZARemplacamento do Jd IpêSolicita ao Plano Diretor emplacamento no Bairro (Jd Ipê) indicando nome de ruas e CEPS, como bairro e possiblidade de mudança do nome do Bairro devido ser Jd. Das Oliveiras e tendo + 2 bairros com o mesmo nome Jd. Oliveiras I e Jd. Oliveiras II
VISUALIZARcomplementação de guias e sargetasSolicita tb. Intermediar junto ao Secretário urgentes providências na complementação de guias e sargetas na Rua das Freiras esquina com a Rua dos Manacás
VISUALIZARBicicletasAbrir uma rede de pistas de bicicletas interligando o centro da cidade aos bairros. A bicicleta é um meio de transporte extremamente barato que pode ser adquirido mesmo por alguém com poucos recursos. Econômico, dispensa combustível, licenças para circular e não paga taxas oficiais. Pede apenas um pouco de carinho do dono e necessita de manutenção esporádica. Além de não provocar nem poluição ambiental nem sonora, favorece a prática de exercícios físicos, altamente aconselháveis para quem deseja manter a boa saúde. Pode funcionar como meio de transporte para ir à escola, ao trabalho, às compras ou para o lazer da família nos finais de semana. Com o incentivo generalizado ao uso da bicicleta, muitos carros ficarão guardados nas garagens, melhorando a qualidade de vida do cidadão. Se São Bernardo implantar uma rede de ciclovias, o que é altamente desejável pela população, passará a ser conhecida como a cidade da bicicleta (como Joinville, no Brasil, Haia, na Holanda e algumas cidades na China o são). Isso ajudará a atrair mais turistas para São Bernardo, melhorando o nível de renda de seus habitantes. Itu, no interior de São Paulo, por exemplo, ficou conhecida nacionalmente como a cidade das " coisas grandes", porque começaram a construir lá, inicialmente talvez por brincadeira, objetos de grande porte, como orelhão telefônico, borracha, lápis e outros, e funcionou. A implantação da ciclovia, além de ser bem mais útil, vem em auxílio a centenas de pessoas que já fazem uso diário da bicicleta, correndo o risco de serem atropeladas nas ruas totalmente desprotegidas e agressivas para os ciclistas. São Bernardo tem topografia privilegiada para o uso de bicicletas. Não é totalmente plana, mas as elevações são suaves.Avenidas largas com canteiros centrais reservam espaço privilegiado para a implantação da ciclovia, sem prejuízo da via carroçável. Ruas sem canteiros podem ceder espaço para uma faixa de mão única para as bicicletas, desde que se retire o estacionamento de veículos dos dois lados. A engenharia de trânsito da cidade achará as melhores soluções para esse empreendimento cujo alcance social a população saberá apreciar e fazer uso. O investimento, bem avaliado pelo setor de finanças da prefeitura, certamente trará retorno aos cofres públicos pela economia de combustíveis, diminuição da poluição, qualidade de vida e satisfação dos habitantes. Vale a pena tentar. Etapas: Se houver necessidade para a implantação de toda a ciclovia de uma só vez, mesmo que demore, por exemplo, um ano, ela poderá seguir um cronograma pré-estabelecido: 1. Inicialmente, abrir pistas nas avenidas com canteiros centrais (Av. Francisco Prestes Mais, Kennedy, Robert Kennedy); 2. Na região central; 3. Nos bairros próximos; 4. Em todos os bairros. O importante é oferecer alternativas para que a população do município possa viver com mais dignidade e contribuir para a melhoria de qualidade de vida própria e dos demais cidadãos. Acidentes de bicicletas em São Bernardo do Campo. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados em São Bernardo do Campo, SP, a partir de 2004 até março de 2006: 20 acidentes que envolveram ciclistas e provocaram lesões corporais desde as leves até as mais graves. 2 acidentes fatais, que resultaram na morte dos ciclistas. Isso é o que foi registrado. Em conversa com as pessoas no momento de colher as assinaturas para o abaixo-assinado, muitas histórias de acidentes ocorridos com familiares foram contadas, que talvez não façam parte dos registros mencionados acima