AVISO IMPORTANTE:

Não recolhemos animais mortos de pequeno ou grande porte em vias públicas e residências.

 Não prestamos atendimento clínico veterinário.

 

1. Programa de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya

Visitas casa a casa, vistorias quinzenais em pontos estratégicos (ex. borracharias, ferro-velho) do município, investigação de casos suspeitos de dengue e delimitação de focos, vistorias em imóveis especiais (ex. hospitais e escolas) com a identificação e eliminação de focos e/ou criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de manter o nível de infestação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus sob controle, evitando desta forma o risco de epidemia de dengue, Zika e Chicungunnya.

Denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que oferecem condições propícias à criação de mosquitos poderão ser feitas por meio do Disk-Dengue 0800 019 5565, (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4368-8153.

2. Orientação para prevenção de infestação de rato de telhado em residência

Informamos que a Administração Municipal, por meio da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, não realiza extermínio de ratos de telhado, apenas orientamos medidas preventivas.
 

Os ratos de telhado têm hábitos intradomiciliares, costumam habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns. Descem ao chão em busca de alimentos, andam por fios, sobem em galhos de árvores, escalam paredes e se alimentam geralmente de grãos (semente de girassol), frutas, legumes e ração de cachorro.
 

Evite deixar qualquer um desses atrativos de dia e/ou noite em sua casa. Se existir sobras de alimentos e de água em seu quintal ou em algum terreno baldio próximo a sua residência, CUIDADO, este é o melhor convite para o rato de telhado ir morar em sua casa.
 

A limpeza do ambiente e o correto manejo do lixo doméstico ajudam a evitar a presença de roedores.
 

Desratização do local: O combate deve ser feito com barreiras físicas impedindo o acesso do animal no telhado. Orientamos contratar uma empresa de controle de pragas registrada e autorizada.
 

Informamos que a prefeitura de São Bernardo do Campo não realiza desratização em áreas particulares
 

3. Orientação para prevenção de infestação de pombo

Informamos que a Administração Municipal, por meio da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, não realiza extermínio de pombos e retirada de ninhos, apenas orientamos medidas preventivas.

 

Pombos e pardais, embora não façam parte da fauna nativa brasileira, são protegidos pelo IBAMA, não podendo ser abatidos sem justificativa e licença específica.
 

Os pombos se alimentam de grãos e restos de alimentos, abrigam-se e constroem seus ninhos em locais altos, em áreas urbanas se reproduzem rapidamente por serem alimentados pelo homem podendo causar transtornos e doenças.
 

MEDIDAS PREVENTIVAS
 

O manejo adequado de restos alimentares, rações e o acondicionamento correto do lixo são medidas relevantes no controle de pombo.
 

Impedir o acesso dos pombos ao local, providenciando a instalação de barreiras físicas, é o controle mais efetivo quando associado ao não fornecimento de alimento e água.
 

Realizar a remoção periódica de ninhos, com coleta e descarte dos ovos e limpeza dos pontos onde os pássaros se abrigam.
 

É muito importante nunca varrer as fezes a seco. Umedeça as fezes antes de removê-las, pois nunca devem ser inaladas para evitar complicações respiratórias.
 

Não alimentar as aves.
 

4. Programa de Controle de Focos de Escorpião
 

Retirada de espécimes e tratamento da área (quando possível), com o objetivo de prevenir acidentes graves com esse animal peçonhento.
 

Solicitações e informações de focos de escorpiões poderão ser feitas por meio da Central da Prefeitura, nos telefones: 0800-7708-156, no Atende Bem ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.


5. Abelhas, vespas e marimbondos
 

Atendimento apenas nos casos de emergência, da formação de colmeias recentes, em locais públicos, que ofereçam risco à saúde da população, após a avaliação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
 

Não realizamos este serviço em residências, empresas e outros particulares, apenas em logradouros e prédios públicos.
 

Solicitações, informações e avaliações poderão ser feitas por meio dos telefones 0800-7708-156 ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.

 

6. Programa de Controle da Raiva
 

Vacinação, de rotina, contra a raiva em cães e gatos, sob agendamento prévio, captura de morcegos invasores, envio de material para análise laboratorial, recolhimento de animais agressores soltos em logradouros públicos sem dono ou cuidador, para observação mediante notificação de caso de mordedura pelo serviço de Saúde, orientações gerais de procedimentos referentes aos animais, com o objetivo de manter o controle da doença no município.
 

Vacinação contra raiva ocorre de acordo com as normas previstas em Lei Estadual, https://ses.sp.bvs.br/wp-content/uploads/2021/12/E_DL-CIB-169_151221.pdf.
 

Orientações e informações gerais sobre a prevenção da raiva animal, por meio dos telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4368-8153.

 

7. Retirada de morcegos em imóvel
 

Solicitações para a retirada de morcegos invasores poderão ser feitas pela Central da Prefeitura, no telefone 0800-770 81 56 ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.

 

8. Retirada de cobras vivas
 

Solicitação ou recolhimento, quando a mesma já foi capturada, e posterior encaminhamento para o Instituto Butantã (para a devida classificação). As solicitações podem ser feitas por meio da Central da Prefeitura, no telefone 0800-7708-156 ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.

9. Denuncia de imóveis com problemas de roedores
 

Denúncia de algum imóvel com problemas de roedores, acúmulo de material inservível e oferta de alimento causando incômodos à vizinhança e oferecendo risco à saúde pública.


Não são realizados procedimentos de desratização/ desinsetização residências, empresas e outros particulares, apenas em logradouros públicos conforme cronograma acima; orientamos a população nos procedimentos de prevenção e infestação.
 

As solicitações podem ser feitas por meio da Central da Prefeitura, no telefone 0800-770 81 56, ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.
 

10. Programa de controle de outras zoonoses
 

Ações voltadas à prevenção e controle da febre maculosa, leptospirose, leishmaniose entre outras zoonoses existentes, com o objetivo de preservar a saúde pública.
 

Não prestamos atendimento clínico veterinário.
 

Solicitações para o recolhimento de animais agressores sem dono ou cuidador comunitário mediante notificação dos serviços de Saúde no caso de mordedura e após a avaliação da equipe de apreensão. Essas poderão ser feitas por meio dos telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4365-4694.

Orientações/investigações epidemiológicas sobre possíveis casos de zoonoses e seus procedimentos, referentes aos animais envolvidos, por meio dos telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4365-4694.


11.  Local inadequado para criação de animais com risco sanitário
 

Vistoria em locais inadequados de criação de animais oferecendo risco à saúde da população.

Denúncias poderão ser feitas por meio da Central da Prefeitura no telefone 0800-7708156 ou pelo aplicativo SBC na Palma da Mão.
 

Não atendemos denúncias referentes a maus-tratos animais. Estas deverão ser efetuadas no DICMA – Delegacia de Investigação dos Crimes Contra o Meio Ambiente, localizada no município.



12. Adoção de animais
 

Cães, gatos e animais de grande porte, de diversas idades e características, ficam disponíveis na unidade (CCZ).
 

Clique aqui e veja as fotos dos animais disponíveis para adoção. Essa página é atualizada frequentemente.
 

Para adotar um animal de pequeno porte, basta comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, à Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740 – Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munido de cópia de comprovante de endereço da residência, cópia simples do RG e CPF, informar número de telefone e levar coleira/guia ou caixa de transporte. Telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4365-4694.
 

Para adotar um animal de grande porte, é necessário também se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses, à Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740 – Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Informações também pelos telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4365-4694. Mais informações clique aqui.

 

ORIENTAÇÃO – O CLIQUE AQUI EM NEGRITO ACIMA PRECISA TER O LINK DA PÁGINA DEDICADA AO TEMA ADOÇÃO, DO PRÓPRIO SITE DO CCZ.


13. Palestras em escolas, sedes de comunidade e outras
 

Educação em Saúde com ênfase em Zoonoses: Atividades e ações educativas, desenvolvidas para o esclarecimento e a prevenção de zoonoses junto a seguimentos da população. Ex.: Dengue, Leptospirose, guarda responsável, infestação por roedores, orientações sobre pombos e febre maculosa, entre outros.

Projeto EnTENDA os bichos: Tenda montada, com demonstração de espécimes de roedores, carrapatos, escorpiões, cobras, larvas e mosquitos do Aedes aegypti, moluscos e morcegos, entre outros, com a participação da equipe de educadores para orientar na prevenção da infestação ou invasão destes animais e das zoonoses.

Teatro de Fantoches da Dengue: Peça teatral apresentada de forma lúdica, com o objetivo de esclarecer a população sobre as diversas formas de prevenir o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando, assim, a Dengue.
 

Outras atividades educativas
 

Para solicitar qualquer atividade da equipe de Educação em Saúde, entrar em contato por meio dos telefones (11) 4365-3349, 4367-3306 e 4365-4694.

 

AVISO IMPORTANTE:

Não recolhemos animais mortos de pequeno ou grande porte em vias públicas e residências.

 Não prestamos atendimento clínico veterinário.

Informamos que não recebemos animais para futuras doações. Todo recolhimento é justificado com relevância para saúde pública.