ALINE RODRIGUES 201

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Sou a Aline Rodrigues, casada, 32 anos, residente no município de São Bernardo do Campo, no bairro Jardim das Orquídeas desde a década de 90.

Sou psicóloga de formação, estudei como bolsista da Educafro na Universidade Metodista de SP, minha atuação na defesa e garantia de diretos da infância e juventude iniciou em 2006 quando atuei como Educadora Social na Fundação Criança de SBC com abordagens de crianças/adolescentes em situação de rua, bem como encaminhamentos para a rede pública com inserção em Programas Sociais e recâmbios, acompanhamento educacional de crianças/adolescente na condição de acolhimento temporário, atendimento individual e em grupo, orientação familiar e individual com as crianças e adolescentes que se encontravam em vulnerabilidade social, realização de relatórios informativos para a Vara da Infância e Juventude.

No ano de 2013 no município de Santo André atuei em SAICA administrado pela Pró Saúde acompanhando crianças e adolescentes que se encontravam em medida de proteção na unidade de acolhimento institucional, em atividades educacionais, recreativas e/ou culturais buscando desenvolver as potencialidades das crianças/adolescentes reduzindo sua vulnerabilidade social, visando sua “inclusão” social.

No ano 2014 retorno a trabalhar em SBC no Lar da Criança Emmanuel como Educadora Social atendendo crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Era a educadora referência do programa, além de desenvolver atividades de cidadania usando a informática como ferramenta, sempre frisando uma atitude positiva sobre o cotidiano dos educandos, frisando o protagonismo infanto-juvenil, reconhecendo-os como sujeitos de direitos capazes de construir sua própria história, promovendo transformação social e mudanças na comunidade.

De 2015 até 2017 atuei no serviço de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica com risco de morte. Como educadora social desenvolvi atividades lúdicas com as mulheres e seus filhos, acompanhamento em atividades e serviços externos, atendimento em grupo e demais rotinas pertinentes ao cargo, visando promover a reintegração à vida social e econômica, o protagonismo, a autoestima e o empoderamento de cada uma delas.

Desde 2017 estou como psicóloga pelo Instituto Monsenhor Antunes no serviço de acolhimento institucional na modalidade de Residência Inclusiva em SBC, entre minhas funções esta a articulação com a rede (educação, saúde, ministério público, CREAS, etc), elaboração de relatórios, PIA’s, acompanhamento psicossocial dos acolhidos e suas respectivas famílias, apoio e acompanhamento dos funcionários e demais atividades correlatas.

Pretendo ser eleita a Conselheira Tutelar e continuar militando na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes do nosso município, tendo o ECA como instrumento de extrema importância, pois todos são sujeitos de direitos, protagonistas da sua própria história e juntos temos o poder de transformar a nossa realidade.

CAROL 202

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Ana Carolina da Silva Martins – Carol, nascida em São Bernardo do Campo, 27 anos, casada, mãe de um filho, bacharel em Direito. Estagiária na Fundação Criança, atuando no atendimento aos adolescentes infratores da Lei. Participei também do Projeto Contando Histórias, atuando nas escolas de educação infantil, com contações de histórias lúdicas e apresentações teatral. Faço parte voluntariamente na Instituição Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe, e também na entidade FARO – Fábrica do Futuro “ Fabricando Cidadania e Dignidade”, com crianças e adolescentes, elaborando, executando e administrando projetos junto a comunidades carentes.  “Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é e respeito, pelo que pode vir a ser.”

ANTONIO BEATRIZ 203

Clique aqui para exibir as informações do candidato

ANTONIO BEATRIZ DE ALMEIDA
Estudou Pedagogia pela fundação Sant o André, atuou em diversos movimentos
sociais tendo se destacado no Movimento estudantil e popular , participou do
PAC ( Programa de Alfabetização e Cidadania) também contribuiu como
orientador voluntário na ONG Projeta , foi articulador do MOVA ( Movimento de
Alfabetização de Jovens e Adultos) . Com 50 anos, atua á frente de vários
projetos na Associação dos Moradores do Parque Havai.

CARLA SILVA 204

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Carlecí de Souza Silva (Carla Silva), 38 anos, brasileira, natural da cidade de Boquim- SE, casada, mãe, formada em Serviço Social e moradora de São Bernardo do Campo há 30 anos.

Sou Diretora Social desde 2005 na Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras (BUSF), onde desenvolvo trabalhos sociais, coordenando o Projeto Cidadão do Futuro (Bombeiros Mirins) projeto que visa promover a cidadania, contribuindo na formação social das crianças, adolescentes e jovens de forma consistente.

Como Candidata à Conselheira Tutelar, sinto-me preparada para atuar com dedicação, responsabilidade, ética e comprometimento, e capaz de fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes, agindo sempre que os seus direitos forem violados ou ameaçados.

CÉLIO DE ALMEIDA 205

Clique aqui para exibir as informações do candidato

CÈLIO DE ALMEIDA MENEZES CURSOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Treinamento para Profissionais da Rede Pública que atuam com mulheres/ Instituto Brasileiro de Administração Pública Participação no Seminário Multidisciplinar Internacional de Direitos Humanos e responsabilidade Penal Juvenil / Universidade Metodista Participação no I Seminário Teatro e Transformação Social e II Encontro Nacional de Teatro do Oprimido/ Prefeitura de Santo André Participação no Debate Conscientizador sobre Infância e Violência Física em Família Tema: PALMADA EM QUESTÃO / Telecurso de Especialização na Área da Violência contra Criança e Adolescentes do Instituto de Psicologia da USP Curso de Atenção à Saúde da criança e do Adolescente / Instituto Social Brasil Novo Curso O Papel do Educador Social / Instituto Social Brasil Novo Curso de Sexualidade / Instituto Social Brasil Novo Especialização em Advanced English / Centro de Línguas da Universidade Metodista Especialização em Fluency English / Centro de Línguas da Universidade Anhanguera EXPERIENCIA: Fundação Criança de São Bernardo (CACJ) Cargo: Educador Social Pleno – de 2000 até 2008 Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas
CIBELE RODRIGUES 206

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Cibele Rodrigues, 33 anos, mãe de 2 filhos, natural e residente de São Bernardo do Campo, formada em Pedagogia. Atua na área da infância e juventude há 12 anos como educadora e voluntária em organizações da sociedade civil. Participou do Conselho Municipal do Desenvolvimento da Educação Básica- COMDEB/ FUNDEB na gestão 2016/2018, na Oficina de Capacitação do Conselho Tutelar- Trabalho Infantil pelo Ministério Publico do Trabalho –MPT/ 2016, no Seminário Agressor Sexual: Tratar para Combater – FICAR DE BEM CRAMI/2016, Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos do CONDECA/ 2017, na Formação de Conselheiros (as) Tutelares/2019- Instituto Potencial, Delegada da Conferência Municipal dos Direitos da criança e do adolescente/2018, entre outros. Atualmente sou Conselheira Tutelar pela área de abrangência II – Gestão 2016/2020.
DENISY SILVA VALE 207

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Nasci e moro em uma comunidade carente de São Bernardo do Campo, onde pude presenciar e também vivenciar a verdadeira face dos problemas sociais e dificuldades que as pessoas que moram nestas condições perpassam todos os dias; Lugares como este são exatamente onde nascem e se propagam as principais vulnerabilidades da sociedade atual.

Tive uma infância e uma vida muito humilde, mas também obtive muito presente em minha criação, valores de boa conduta e honestidade que sustentam minhas praticas e atitudes, em minha vida pessoal e profissional até hoje.

Fui mãe aos 16 anos de idade e passei por diversas dificuldades por não ter experiência e não possuir conhecimento de como poderia participar de forma ativa e zelando pelos direitos e pelo desenvolvimento de uma criança. Por conta de minha pouca idade me faltaram oportunidades de tomar ciência de meus cuidados enquanto mãe para proteger meu filho de situações de vulnerabilidade, pois não havia, na época, acesso a programas sociais ou de orientações nas comunidades ou escolas sobre a temática, fato este que me causou uma profunda insatisfação com a realidade atual que vivia, então busquei na Educação caminhos para sair de tal situação e também contribuir para que outras mães e crianças pudessem também acessar ao menos o conhecimento de como conseguirem ser protagonistas de suas próprias historias.

Fui estudante de escola pública durante todo o ensino Fundamental e Médio; Como bolsista do Pro Uni consegui realizar o sonho de obter ensino superior em duas oportunidades. Hoje possuo Formação Superior nas áreas da Educação e Assistência Social, Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento Infantil; Formação em Cursos abrangentes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, entre outros cursos sobre infância e Juventude.

 

 Atuei como Educadora voluntária em projetos de Alfabetização para Jovens e Adultos e também como voluntária em Instituições de atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social extrema. 

Atualmente sou Educadora em uma EMEB da Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde diariamente me deparo com crianças e suas respectivas famílias que necessitam de orientação e encaminhamentos que por inúmeras vezes fogem do poder de resolução no âmbito escolar, e nós como educadores nos sentimos limitados por não poder fazer mais pelas nossas crianças, que são nosso bem maior diante de tantas mazelas que presenciamos nas diversas manifestações da sociedade atual.

Minha esperança e crença em uma educação que liberte, torne digna e incentive a vida e evolução social destas crianças, que atendo todos os dias, me move a continuar lutando e abrindo mais espaços onde eles possam de fato ser protegidos, ouvidos e amparados, juntamente com suas famílias, pois tantas vezes presenciei a angustia e a descrença em qualquer assistência seja ela oriunda do poder publico ou de qualquer outro órgão que não consegue os atingir, visto a limitada abrangência dentro dos territórios mais vulneráveis e carentes, o que acaba na ascensão de outros problemas sociais como a violência, a negligencia, o abandono, ao uso abusivo de drogas dentre outras privações de direitos que as crianças expostas a essas situações podem sofrer.

Minhas expectativas quando ao trabalho no Conselho Tutelar de São Bernardo do Campo, além de atuar na defesa dos direitos de crianças e adolescentes de nossa cidade, também espero prestar atendimentos humanizados, onde a amplitude de cada caso e individuo seja levada em consideração em todos os aspectos, não generalizando e realizando uma escuta ativa junto às famílias e comunidades, trazendo minha vivência neste contexto, porém sem pré-julgamentos de valores pessoais que tanto prejudicam os atendimentos nos serviços em geral.

O compromisso que assumo diariamente com minhas crianças de cuidar e educar quero transmitir para efetivação da proteção dos direitos destas crianças e adolescentes, representando a voz de alguém que sabe a realidade vivida nas comunidades do município e também vivencia como educadora as angustias de querer fazer mais por nossos pequenos. Conto com a disposição de todos para unir forças e juntos conseguimos eleger no dia 06 de outubro, alguém que está de mãos dadas com quem realmente necessita!

EDIVALDO ALMEIDA 208

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Edivaldo Almeida.

Formação superior.

Professor de educação física escolar.

Casado 49 anos de idade, pai de cinco filhos sendo um adotivo.

Voluntario em projetos sociais que trabalham com crianças e adolescentes há muitos anos.

Vejo a criança e o adolescente como uma joia que precisa ser protegida, lapidada, preparada para ser o futuro do nosso país.

Penso que um país que não cuida dos seus jovens com toda certeza será um país sem futuro.

Meu lema é deixe de ser pergunta e comece a ser resposta.

PROFESSORA ELENÍ 209

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Elení de Jesus Santos dedicou a sua vida profissional na área da educação. Pós-graduada em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo (USP) e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Minas Gerais (UMG), iniciou sua carreira aos 27 anos como educadora da Rede Estadual. Desde então, foram 12 anos como professora, 7 anos como Coordenadora Pedagógica e 2 anos como Vice-Diretora. Elení também foi professora de Educação Básica e Infantil, da Rede Municipal por 5 anos.

Uma de suas paixões também é a alfabetização de jovens e adultos, onde contribuiu na fundação e coordenação do GEPA (Grupo de Estudos Popular Alternativo), MOVA (Movimento de alfabetização de Jovens e Adultos), PAC (Programa de Alfabetização e Cidadania) e PROMAC (Programa Municipal de Cidadania).

Elení continua exercendo cidadania, atuando voluntariamente como coordenadora dos projetos sociais para crianças e adolescentes na Associação dos Moradores do Parque Havaí, em São Bernardo do Campo.

 Eleita pela comunidade em 2015 para Conselheira Tutelar, pela Área de Abrangência II, vem desenvolvendo desde então, um papel fundamental no atendimento às famílias, para garantir a proteção integral dos direitos das crianças e dos adolescentes.  

Ter como pressuposto a defesa e valorização da vida. Assim como defender com absoluta prioridade, primazia e prevalência, os direitos das crianças e dos adolescentes.

FABIANA - BIBI 210

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Fabiana Nunes de Faria, casada, mãe de duas filhas, nascida e criada na cidade de São Bernardo do Campo, moradora do Conjunto Habitacional Três Marias. Formada em Gestão Ambiental pela Anhanguera Educacional e Cursando último semestre em Pedagogia na Universidade Paulista – UNIP.  

Atuou como Educadora Social no Programa Tempo de Escola da Prefeitura Municipal. Autora do Projeto Eco Três Socioambiental, que desenvolveu dentro do Conjunto Habitacional Três Marias ações educativas com o objetivo de melhorar a compreensão dos moradores, visando capacitá-los para uma gestão comunitária e ambiental. Como mãe voluntaria desenvolveu ações de atuação no atendimento, defesa e garantia de direito das crianças e adolescentes no Céu Celso Augusto Daniel, e ainda como educadora universitária no Programa Escola da Família, desenvolveu projetos como: brinquedoteca, horta comunitária, dança, ler e aprender e campeonatos de skate.

Atualmente é Conselheira Tutelar na área de abrangência II escolhida pela sociedade, sendo o Conselho Tutelar um dos principais autores dentro do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, além de zelar pelo cumprimento desses direitos atende e aconselha os pais e responsáveis e aplica medidas de proteção, cumprindo suas atribuições especificadas no art. 136 do ECA. Acredito que a função Conselheira é de extrema importância para a sociedade e por esse motivo sou candidata ao Conselho Tutelar e peço seu voto para continuar representando a sociedade e defendendo os Direitos das Crianças e Adolescentes.      

LOURDES VERONESI 211

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Lourdes Veronesi é militante das causas infantojuvenis desde o início da década de 80, quanto integrou a Comunidade Católica da Diocese de Santo André  na Pastoral da Juventude.

Movida pelo desafio de viver a fé com ações transformadoras na sociedade, em 1986  participou nos Movimentos Sociais , atuando nas lutas pela democratização do País e  da Participação Popular na garantia  de seus direitos.

Na década de 90 engajou-se na defesa do SUS, ajudando a criar o Movimento de Saúde de SBC e compondo o 1º  e  2º Conselho Municipal de Saúde, como representante da Sociedade Civil, tendo em seguida participado da Conferência Municipal, Estadual e Nacional de Saúde,

Nos anos 2000-2019, ingressou  no Fórum Municipal de Defesa dos Diretos das Crianças e dos Adolescentes sendo convidada e candidatar-se a Conselheira Tutelar e eleita por dois mandatos consecutivos ( 2004-2007), (2008-2012), tendo concluído em 2011, o Curso de  Extensão Universitária de Prevenção ao uso Indevido de Drogas pela UFSC.

Atualmente é graduanda em Serviço Social e  Conselheira Tutelar ( 2016-2020) , com forte atuação no enfrentamento a violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e suas Famílias, destacando-se nas áreas de Educação,Saúde e Habitação.

 

Prof. RAIMUNDO 212

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Mestre em Ciências da Comunicação e Educação  pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, possui Pós Graduação em Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Política pela ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Graduado em História pela FACULDADE DE FILOSOFA CIÊNCIAS E LETRAS DE GUARULHOS, graduado em Pedagogia com Gestão Escolar pela FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAS e graduação incompleta em Ciências Econômicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. A qualificação profissional está voltada para a área de educação com larga experiência como Professor na rede pública e privada, sendo responsável pela formação de crianças e adolescentes. Possui habilidades com pessoas, facilidade para mudanças, trabalho em equipe e aceitação de novas idéias, vivência em gestão, coordenação e supervisão de equipes de pesquisa, estabelecendo metas, definição de prioridades e controle de tarefas, atuando na elaboração de projetos pedagógicos e suas respectivas metodologias. A qualificação técnica envolve conhecimentos dos principais processos no levantamento de projetos na área de educação e pesquisa, diagnósticos na área de ciências humanas, ferramentas de comunicação e educação, gestão administrativa e pedagógica e prática em espaços escolares e não escolares, por meio de qualificação e capacitação profissional. Experiência profissional: Prefeitura de Barueri atuou como Professor do Ensino Fundamental na disciplina de História, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professor de ensino médio nas disciplinas de História e Sociologia, FIEB-Fundação Instituto de educação de Barueri, Orientador Educacional e Vice-Diretor Escolar, UNIBAN como professor universitário, CEFET-Centro Federal de Ensino Tecnológico de São Paulo, professor no ensino médio e na graduação, IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; coordenador e supervisor de Pesquisa.

 

Dra. ELIANA MASSOLA 213

Clique aqui para exibir as informações do candidato