antiga Chácara Lauro Gomes

Trechos de antiga propriedade rural adquirida por Arthur Rudge Ramos no início do Século XX e que posteriormente tornou-se moradia de seu genro, o ex-prefeito Lauro Gomes.

Em virtude das ações e da importância de Lauro Gomes no cenário político local e regional, a área ganhou visibilidade como local privilegiado de encontros, festas, reuniões políticas etc., tanto que ficou conhecida como "Chácara Lauro Gomes".

Após a morte de Lauro Gomes, em 1964, foi adquirida pela Willys Overland do Brasil para suas instalações industriais, sendo atualmente de propriedade da Ford Motor Company do Brasil.

Apesar de não conter nenhuma construção do seu período de auge, a área foi tombada pelo COMPAHC-SBC em razão de sua importância histórica, ambiental e paisagística, como remanescente da antiga função de subúrbio rural que São Bernardo do Campo desempenhou no passado.

Endereço:

Av. Taboão, 899, Taboão

Propriedade:

particular

Tombamento:

19 de outubro de 2005 (inscrição no Livro do Tombo)