Espaço multiuso, o Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo está localizado em uma área do bairro do Taboão que engloba diversos equipamentos da Prefeitura de São Bernardo do Campo, como ginásio poliesportivo, campo de futebol, UBS e EMEBs Prof. Ramiro Gonçalez Fernandes e Paschoal Carlos Magno, além de academia ao ar livre e pista de skate.

Historicamente, o prédio serviu para diversos fins, não só culturais. Passou algum tempo fechado, até que foi definitivamente reaberto como centro cultural em março de 2000. Em 2000, ganhou a denominação atual de Lázaro Pinto de Azevedo, histórico morador do bairro e que, junto com sua esposa, foi dos pioneiros do comércio local. Em 2011, o espaço passou por uma revitalização e readequação.


Ao longo dos anos, o centro cultural teve como característica a oferta de cursos e oficinas nas mais variadas linguagens, especialmente a arte circense. Após a reforma de 2011, houve um impulso para atividades e ações de difusão, sobretudo quando foi base do projeto de Polos Culturais da Secretaria de Cultura no bairro. Foi palco de diversas apresentações teatrais, festivais de música, saraus, mostras das oficinas culturais e muito mais.

 

 

Atualmente, segue sendo um espaço diversificado. Conta com uma pequena sala de leitura, com livros infantis, infanto-juvenis e adultos para leitura local ou empréstimo de 15 dias, mediante cadastro. Possui também uma mesa de livro-solto, para receber doações de livros de qualquer espécie, desde que em bom estado.


 

 

O Centro atua na formação artística e cultural da população local oferecendo diversas oficinas culturais para crianças e adultos, nas mais diversas linguagens, atendendo em média 160 alunos. Também estimula projetos em parceria com a comunidade como Qualidade de Vida Taboão, com aulas abertas de Zumba e Samba-Rock. Promove projetos como o Sarau Taboão pra Todos e o Cine Taboão. Recebe espetáculos de teatro infantil que atraem entre 150 e 180 pessoas a cada apresentação. Conta ainda com a realização de festivais em parceria com artistas residentes no bairro. Sem contar diversas outras ações que surgem ao longo do ano, em conversas com artistas locais e da cidade ou sugeridas pela Secretaria de Cultura e Juventude.


Informações:

Rua Alfredo Bernardo Leite, 1205 – Taboão
Fone: (11) 4178-4856
E-mail: centrocultural.taboao@saobernardo.sp.gov.br


Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
(sábados e domingos, conforme programação específica)