CAV celebra a formação de novas turmas de Cine/TV e Animação

29 de Jul de 2019

Formaturas do Centro de Audiovisual (CAV) em 31 de agosto no Teatro Lauro Gomes

Duas turmas de Cine/TV e outras duas do curso de Animação realizarão sua cerimônia de formatura em 31 de agosto, às 19h, no Teatro Lauro Gomes, situado à Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos, tel.: 4368-3483. Ao todo serão 45 alunos que se formarão em cursos livres, de caráter técnico, com duração de três semestres. Jarbas Valim, coordenador de produção dos cursos do Centro de Audiovisual, concedeu a seguinte entrevista, na qual fornece mais informações sobre os cursos.

O que é o trabalho fornecido pelo CAV e qual é o seu diferencial?

O CAV oferece uma formação completa em 2 cursos regulares, um de Cine/TV e outro de Animação, além de diversas oficinas e cursos de extensão nos turnos inversos das aulas. Por ser uma escola livre de caráter técnico, o conteúdo das aulas é bastante focado na questão prática, ainda que as principais teorias do cinema também estejam contempladas no projeto pedagógico. O principal diferencial da escola talvez seja o fato de oferecer todas suas formações de maneira gratuita, criando o acesso ao ensino do audiovisual para pessoas de baixa renda e de regiões periféricas do ABC paulista.

Desde quando o CAV existe e quais são suas principais realizações?

O CAV foi inaugurado no final de 2012 e a primeira turma iniciou no primeiro semestre de 2013. De lá pra cá, centenas de filmes foram realizados pelos alunos, além da participação em estágios nas séries de animação X-Coração e Chocolics. Este ano, o Centro está produzindo 2 webséries, uma de animação e outra de ficção onde os alunos participam de todo o desenvolvimento (criação, roteiro, gravações, edição) e que devem ser lançadas no final do ano.

Qual é a expectativa de colocação profissional dos alunos formados pelo CAV?

O mercado audiovisual é um dos que mais cresce no Brasil, por isso os alunos têm a real oportunidade de se colocarem no mercado após concluírem os cursos. São Paulo é um dos principais polos de audiovisual no Brasil, de forma que não raro alguns alunos acabam absorvidos por produtoras da capital e do ABC.

Com qual título os alunos se formam no Cav? É de Técnico?

Os alunos recebem um certificado de Conclusão de Curso, pois, embora o CAV seja uma escola de caráter técnico, ela é na verdade uma Escola Livre.

Existe alguma questão que você gostaria de acrescentar?

Apesar de já ter formado centenas de alunos desde sua inauguração, é a primeira vez que o CAV realiza uma cerimônia de formatura. A expectativa para o evento é enorme e já pudemos sentir como isso têm gerado também uma expectativa nos alunos dos primeiros semestres, que enxergam sua própria formatura logo ali adiante. Isso carrega a escola de auto-estima e faz com que todos se esforcem ainda mais para superar as dificuldades até a conclusão dos cursos.

Os alunos do CAV também têm uma avaliação positiva dos cursos oferecidos pelo Centro, como pode ser visto no depoimento da aluna Bruna Campos, uma das formandas.

"Eu cursei Cine/TV e em seguida Animação, também participei de várias oficinas e trabalhos de outros amigos, a experiencia é incrível, e muito gratificante. É importantíssima a existência de uma escola com o CAV, com uma grade de aulas que tenta abraçar o máximo de conteúdos necessários mesmo com um tempo curto, com professores que são excelentes, um núcleo de produção que cuida e dá um baita suporte para os alunos, e agora uma coordenação que busca auxiliar e ver o crescimento dos alunos. Também é um ambiente muito acolhedor que abraça diversas idades e pessoas, isso proporciona um aprendizado que vai além das questões técnicas propostas pelo curso, e que procura mesmo profissionalizar jovens e adultos para o mercado. O CAV é um espaço muito potente e criativo, cheio de energia, e que transborda isso através dos alunos, com trabalhos relevantes, necessários e lindos. Espero que o ele continue crescendo cada vez mais, e conquiste o reconhecimento, atenção, carinho e espaço que a escola merece."