Voltar

Expo Amendoim & Melancia é a atração do Centro Cultural Taboão

Expo Amendoim & Melancia é a atração do Centro Cultural Taboão

23 de Jul de 2019

Ações de grafite, que deram uma nova aparência à fachada do Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, no Taboão foram parte integrante das atividades trazidas pela Expo Amendoim & Melancia. Exposições de pintura, workshops, batalhas de breaking, DJ’s, troca de livros e pinturas para crianças, entre outras atrações, completaram uma programação rica e diversificada, voltada para a cultura e integração social.

Carlos Lopis, o Bboy Amendoim e Robson Marques, o grafiteiro Melancia, homenageados com o título da exposição, foram dois dos idealizadores do projeto. Ambos são moradores do bairro Taboão e têm trabalhos espalhados e reconhecidos no Brasil, América Latina e Europa. Para o grafiteiro Melancia, a importância desta ação consiste em proporcionar uma oportunidade para que os artistas do bairro possam revelar sua arte e desenvolver atividades de economia criativa, nas quais criam condições econômicas a partir de projetos culturais.


Além disso, Melancia destaca a importância social do hip hop, por fortalecer os aspectos culturais e sociais da juventude mais carente, às quais considera fundamentais para o resgate social, com o qual se evita o risco dos jovens caírem na marginalidade.  A cultura hip hop tem toda uma longa tradição e uma rica simbologia, conforme enfatiza Melancia, ao destacar que o linóleo xadrez, sobre o qual se fazem as batalhas de bboys (compositores que fazem letras e versos de improvisos), foram criados nos primórdios do movimento e se mantém até hoje, além de terem a simbologia de um tabuleiro de xadrez, no qual as estratégias mentais de ataque e defesa são exercitadas com muita sagacidade.
 

As crianças também foram prestigiadas nesta programação com brinquedos e atividades de pintura facial, proporcionadas pela ONG Por Você, criada para atender crianças e idosos. Os integrantes da ONG presentes na atividade, a bióloga Binca Barda, o corretor de imóveis Matheus Marolla e a empresária Daiane Soares Capano, ressaltam que a as atividades da ONG são voltadas, principalmente em duas atuações: 1- Promover ações culturais e recreativas em orfanatos e asilos, bem como espaços públicos. 2- Arrecadação de alimentos e roupas a serem destinadas a entidades beneficentes credenciadas, que atendem crianças e idosos. Para quem deseja conhecer melhor as atividades da ONG, Matheus Marolla pede que os interessados acessem o Facebook.com/ONG Por Você.

 

A exposição teve sua abertura em 20 de julho e prossegue até dia 31, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

 

O Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo fica na Rua Alfredo Bernardo Leite, 1205, bairro Taboão, tel.: 4178-4856.