Musical Momentos de São Bernardo conta a história da cidade no Cenforpe

07 de Ago de 2019
Por meio da dança, do teatro e da música, o Musical Momentos de São Bernardo promete recriar vários momentos da história da cidade, no próximo dia 31 de agosto, às 19h, no Cenforpe, situado à Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no bairro Planalto. O espetáculo é livre e gratuito e foi criado por meio de uma parceria entre as escolas de dança Ballet Elisa e Márcia Bueno, juntamente com o Grupo Cênico Regina Pacis e alunos do Centro Livre de Música-CLM, com a proposta de integração de várias linguagens artísticas.

Ao reunir arte e história, o musical proporciona lazer, cultura e conhecimento da história local, com eventos que remontam à chegada de João Ramalho à nossa região, com a apresentação dos índios do Bairro Santa Cruz, que interpretam músicas e composições próprias; ou aos tempos dos monges Beneditinos, com a interpretação de músicas sacras entoadas pelo Coral Municipal.

A fase seguinte da história da cidade é contada com a chegada dos imigrantes italianos, por meio de canções tradicionais da Itália, interpretadas pelo coral Bicchieri D’Oro e pela representação teatral do Grupo Cênico Regina Pacis. Na sequência, as primeiras décadas do século 20 são retratadas por meio de uma coreografia do Ballet Elisa, com temas que passam pela industrialização, as fábricas de móveis, o carvão e o futebol.

A construção da Represa Billings é outro tema histórico retratado, por meio do Coral Municipal e pelo Ballet Márcia Bueno. Além destes, temas como a Cia. Cinematográfica Vera Cruz, interpretada pelo Ballet Márcia Bueno, com a coreografia de Tico Tico no Fubá e, por fim, o encerramento se dá com a música Felicidade, de Seu Jorge, com a entrada no palco dos bailarinos, músicos, atores para uma grande coreografia de agradecimentos.