Voltar

O rock dos anos 90 está de volta na Biblioteca Monteiro Lobato

O rock dos anos 90 está de volta na Biblioteca Monteiro Lobato

14 de Ago de 2019

Toda a efervescência cultural do rock dos anos 90 estará presente no evento livre e gratuito “Rock 90 na Biblioteca”, em 31 de agosto, na Biblioteca Monteiro Lobato.  As atividades começam às 12h com uma pequena feira de troca de discos de rock de vinil, seguida por uma discotecagem com o Dj Lovinil; às 14h será realizada uma mesa de bate-papo com o jornalista e editor Marcelo Viegas, com o produtor e diretor da MTV José Antônio Algodoal, com os blogueiros Amanda e Vinícius do site independente de rock Sounds Like US e com o editor de fanzines Flávio Grão, que é uma referência regional. Para finalizar, haverá uma apresentação da tradicional banda Pin-Ups, que já está com 30 anos de estrada. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua Dr. Fláquer, 26, Centro, tel.: 2630-5100.
 

Pela primeira vez a Biblioteca Monteiro Lobato receberá uma programação especial de rock e seu objetivo é promover a história da cultura de São Bernardo neste período em que o rock nacional passou por uma grande transformação.  De acordo com o jornalista Marcelo Viegas, o rock sempre foi um elemento cultural presente em São Bernardo, desde os primórdios do movimento Punk em 1980, passando pelo grunge dos anos 90 até os dias de hoje. 
 

Viegas também ressalta que o punk do fim dos anos 70 e o grunge dos anos 90 surgiram como resposta ao marasmo das cenas musicais de suas épocas e que esses movimentos causaram impacto no mundo inteiro, inclusive em São Bernardo. Uma das principais características desta cultura é a ideia do “faça você mesmo” (do it yourself), que estimulou diversas gerações de jovens da cidade a botar a mão na massa e criar coisas legais e que foram importantes no cenário underground da região, estabelecendo canais de comunicação e troca com pessoas de outras cidades e estados. Tudo isso, ressalta Viegas, aconteceu em uma era pré-internet, quando a dificuldade em obter informações e discos era superada por jovens que sempre conseguiam criar suas próprias cenas, editando fanzines, formando bandas, organizando shows e buscando espaço em rádios comunitárias, entre outras ações.
 

Outros fatores culturais da época foram o surgimento de bandas importantes, como o Rappa, Nação Zumbi e Planet Hemp; bem como o início das atividades da MTV ao Brasil. Todos esses acontecimentos musicais e midiáticos se refletiram na leitura, cujo suporte escrito aconteceu na forma de livros, jornais e revistas, bem como fanzines, que fazem parte dos temas a serem debatidos entre o público e os palestrantes. 
 

Mesmo com a temática baseada em estilo musical em um determinado período, a proposta buscada pela biblioteca é atingir vários públicos diferentes, promovendo a interação entre roqueiros e não roqueiros, para que dialoguem e troquem informações sobre propostas musicais, conteúdo das letras, contextos, ambientes e tudo mais que possa ser incorporado à cultura geral dos frequentadores do espaço. 

Confiram mais detalhes da programação na Agenda Cultural