Voltar

Oficina de Iniciação a Libras promove a integração e a cidadania

Oficina de Iniciação a Libras promove a integração e a cidadania

01 de Ago de 2019
A Oficina de Iniciação a Libras, ministradas por Danilo Nascimento Oliveira, acontecerá de 14 de agosto a 27 de novembro, em duas turmas, com horários das 15h às 17h e das 19h às 21h, na Biblioteca Malba Tahan. Os cursos são gratuitos, para pessoas com idade a partir de 15 anos, sem necessidade de conhecimento prévio e com carga horária de 30h.

Com um contingente de 37.289 pessoas com deficiência auditiva, de acordo com os últimos dados do IBGE, São Bernardo do Campo tem uma grande necessidade em formar pessoas capazes de estabelecer esta comunicação com esta importante parcela de sua população, dos quais 2.289 não conseguem ouvir de nenhuma maneira, 6.250 ouvem com grande dificuldade e 28.744 que dizem ter alguma dificuldade para ouvir.
 
Danilo, de 32 anos, conta que é surdo de nascença e que, devido à carência de tecnologia na área de saúde da época, sua condição só foi descoberta por sua mãe quando ele já tinha mais de um ano de idade, mas que até hoje, não se sabe foi a causa de sua surdez. Depois disso, aos cinco anos de idade começou a estudar na EMEBB Neusa Bassetto, em São Bernardo, especializada em alunos surdos, na qual era proibido o uso da Língua de Sinais. Ele, então, desde cedo usou fones de ouvido para fazer um treinamento auditivo, trabalhou com tambor, sons breves e longos para capacitar-se no desenvolvimento da oralidade. Já no ensino médio, estudou em uma escola pública estadual com alunos ouvintes, formou-se em letras/língua brasileira de sinais – LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, além de ter uma experiência profissional de 12 anos no ensino de LIBRAS, tanto para surdos e deficientes auditivos, como primeira língua; como para familiares, funcionários e interessados, como segunda língua. Além disso, Danilo está se graduando em pedagogia bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
 
Ao habilitar o deficiente auditivo a se comunicar e se informar com o restante da população, a LIBRAS é um fator de integração que proporciona uma cidadania mais plena. Danilo reforça a importância de trabalhos como estes, promovidos pelo Município de São Bernardo, destacando que o conhecimento de LIBRAS por parte de quem não tem deficiência auditiva é fundamental para a eliminação das barreiras de comunicação.
 
Além dos familiares dos deficientes auditivos, Danilo diz que o Curso de LIBRAS também é muito útil para profissionais da área de saúde, seguranças, servidores públicos, bancários e vários outros profissionais que trabalhem com o público em geral. Mas vê uma clara diferença entre os dois grupos. Na avaliação dele, os familiares de surdos que aprendem LIBRAS têm um contato diário com a língua, ao passo que os profissionais não. Isso cria a necessidade de uma interação maior com os cursos e oficinas que possam reforçar esse aprendizado.
 
Por fim, Danilo ressalta a diferença que existe entre se expressar em libras e português, da seguinte forma: “É conjunto uma forma de comunicação em língua de sinais utilizada por pessoas surdas e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de em que o sistema linguístico de natureza com estrutura gramatical própria e a modalidade espacial-visual.  Ela é primeira língua para surdo, assim como o Português é primeira língua do ouvinte também conhece como idioma materno ou nativo e natural quando dominar melhor, no sentido de uma valorização subjetiva. A comunicação é importância da LIBRAS para o surdo ser compreendido em todos lugares da cidade de São Bernardo do Campo.
 
Obs: A declaração final do oficineiro Danilo Nascimento Oliveira foi mantida em sua forma original para que os leitores tenham um primeiro contato com um texto escrito por uma pessoa que tenha a LIBRAS como seu primeiro idioma.
 

 

 
Para inscrições envie mensagem para: fomentoleituraoficinas@gmail.com