A Pinacoteca de São Bernardo do Campo é o maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea da região do ABC, com quatro espaços expositivos, auditório com capacidade para 140 pessoas, conta também com uma biblioteca de arte com mais 8.000 títulos entre livros, catálogos DVDs de várias linguagens artísticas, um jardim de esculturas com 39 obras e três salas de aulas, onde são oferecidas oficinas culturais.

Fundada em 1975, instalada desde 2008 na atual sede na Rua Kara 105, Jardim o Mar, seu importante acervo, de mais de 1.500 obras de quinhentos consagrados artistas, inclui nomes como Volpi, Sacilotto, Sarro, Peticov, Aldemir Martins, Maria Bonomi, Júlio Plaza entre outros.

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo está voltada para o campo das artes visuais, com ênfase em seus aspectos contemporâneos, seja com exposições de pinturas, fotografia, desfiles de moda, saraus literários, shows musicais e eventos de teatro e dança.

Seu carro chefe na atual gestão é o serviço educativo, com visitas monitoradas para todos os alunos e profissionais da rede pública e privada da cidade além dos munícipes e população em geral. A partir de 2019 foram incluídas

visitas monitoradas aos servidores públicos das secretarias interessadas e também capacitações sobre as exposições para toda a rede de funcionários da educação. A Pinacoteca de São Bernardo do Campo também configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea através de metodologias transversais e interdisciplinares onde os alunos são incentivados desde o início a experimentar em todas as disciplinas artísticas.

Exposições: A Pinacoteca realiza exposições de curta e média duração organizadas a partir das obras do seu acervo e de produções e coleções privadas de artistas emergentes da cena contemporânea (mostras individuais e/ou coletivas).

Jardim das Esculturas: O Jardim das Esculturas é um conjunto de obras tridimensionais do acervo permanente expostas ao público na área verde que circunda o edifício da Pinacoteca. É formado por 39 esculturas criadas pelos artistas Antonio Vivancos, Arayr Ferrari, Caciporé Torres, Di Grado, Duílio Gallim, Eugênio Prati, João Delijaicov, Iracy Nistche, Lucia Bittencourt, Márcio Fidelis, Moraes, Orbetelli, Paula Unger, Ricardo Negraes e Silvio Ghiberti.

Auditório: Com capacidade para 140 pessoas, o auditório da Pinacoteca é estruturado para receber palestras, mesas de debates e outros eventos culturais.

Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi: Criada em 1990, a Biblioteca foi batizada com o nome de sua fundadora e empenhada bibliotecária, Ilva Aceto Maranesi. Possui um acervo de aproximadamente 8.000 volumes, entre livros, catálogos, revistas, CDs e DVDs, entre outros suportes. A Biblioteca, além de disponibilizar para empréstimos estes documentos, promove dentro de seu espaço acolhedor reuniões de grupos de interesse, coletivos de pesquisa e exposições de artistas plásticos da região.

Infantil na Pina: Evento mensal com apresentações de espetáculos de artes cênicas voltados para o público infantil e suas famílias.
 - Todo último sábado do mês, às 16h.

Cursos e Workshops na Pina: Cursos teóricos e práticos de arte de curta e média duração.

PARA QUE TODOS APROVEITEM A VISITA,

AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES DEVEM SER SEGUIDAS

Ajude a preservar as obras
Não toque nas obras expostas. A pele humana acumula resíduos que podem danificar as obras de arte, caso sejam manipuladas. Portanto, tocá-las não é permitido. Aprecie apenas com os olhos!  A manipulação das obras só pode ser realizada pelos profissionais do museu, capacitados para este fim.

Bolsas, Mochilas e Objetos
Orientamos não circular pelos espaços expositivos portando bolsas, mochilas, sacolas e outros objetos que podem representar risco às obras e desconforto durante a visita.
Para evitar acidentes, antes de entrar nos espaços expositivos, guarde seus pertences nos guarda-volumes localizados no térreo. É permitido visitar as exposições com itens cujo tamanho não exceda 35 centímetros.

Crianças são bem-vindas!
No entanto, evite que elas corram e se aproximem bruscamente das obras de arte. Algumas peças expostas são instáveis e sua queda poderá ocasionar acidentes, colocando em risco as próprias crianças.

É permitido fotografar as obras, mas não utilize flash.
Ao postar nas redes sociais, marque suas imagens com #pinacotecasbc e mostre para nós! Se você pretende fotografar ou fazer uma filmagem para uso jornalístico, comercial ou artístico, contate a Seção de Divulgação pelo e-mail cultura.divulgacao@saobernardo.sp.gov.br.
Não é permitido fotografar ou filmar os servidores da Pinacoteca sem prévia autorização.

Alimentação
Nos espaços expositivos, biblioteca e auditório, o consumo de alimentos e bebidas não é permitido. Aproveite o Jardim das Esculturas para fazer um gostoso pic-nic.

Animais
Não é permitida a entrada de animais na Pinacoteca. Cães-guias são bem-vindos.

Telefones Celulares e Aparelhos Eletrônicos
O uso de telefones celulares é permitido em todo o museu. Em respeito aos demais visitantes, recomendamos evitar falar ao telefone nos espaços expositivos e no auditório, e manter seu dispositivo no modo silencioso.

Entrada Gratuita.

Informações:

Rua Kara, 105 – Jardim do Mar

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
E-mail: pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br
saobernardo.sp.gov.br/pinacoteca
@pinacotecasbc

Horário de funcionamento:

Terça a sábado, das 9h às 17h30, com permanência até 18h e quartas-feiras até às 20h30 com permanência até às 21h.