Há décadas atrás era uma tímida passagem de terra que levava até o bairro de Santo Amaro, em São Paulo.

Será que alguém já parou para pensar na importância de uma rua? Trafegamos nelas a pé ou de carro mas não pensamos a respeito. Só nos damos conta quando, por algum motivo, encontramos pela frente alguma interdição em nosso caminho.


No Brasil, as vias começaram a ser construídas após a chegada dos portugueses, no século 16. Antes, os indígenas faziam caminhos no meio da mata para ir e vir. E foram alguns desses trajetos que ajudaram os colonizadores a criar as primeiras ruas do País, cada uma feita de acordo com as características do terreno. No início, eram de terra, depois passaram a ser de pedra, paralelepípedo, até chegar o asfalto.


Com o passar o tempo, começaram a receber nomes de pessoas importantes para o País, estado ou cidade. Atualmente os prefeitos dão nomes às ruas por meio de projeto de lei, e procuram homenagear pessoas da própria comunidade.


A rua dos Vianas, hoje cheia de residências, comércios e bastante movimentada, há décadas atrás era uma tímida passagem de terra, chamada Estrada dos Vianas, em homenagem a uma antiga família de brasileiros. Na época, o caminho levava até o bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Hoje faz uma importante ligação com o alto do Baeta, Parque São Bernardo e Santo André. Antigamente os vizinhos costumavam sentar nas calçadas para contar causos e ver as carroças passarem, costume esse que ficou no passado.


Localizada no Bairro Baeta Neves, a Rua dos Viana, é predominantemente comercial, com 11,61% desses estabelecimentos. São mais de 440 domicílios, sendo 27,35% deles constituídos de casas, sobrados ou similares e 72,65% de edifícios de apartamentos ou conjuntos residenciais.