TEATRO MARTINS PENA

O Centro Recreativo e Social de Vila Gonçalves, construído em 1976, abrigou em suas dependências o auditório Martins Pena. Com reformas posteriores o auditório foi ampliado e denominado Teatro Martins Pena em outubro de 1979. O nome do teatro é em homenagem ao Luís Carlos Martins Pena, primeiro dramaturgo brasileiro, criador do teatro de costumes nacional.

O Teatro Martins Pena é um importante espaço do cenário cultural da cidade. Possui uma capacidade de 202 lugares, adaptação para deficientes e três salas aulas adaptadas para receber aulas de música.

Ao longo dos anos, ele abrigou inúmeros projetos que marcaram história, dentre eles o Cine Teatro na década de 80 voltado à projeção de filmes de arte. Possui também uma longa e marcante relação com atividades voltadas a linguagem musical. Foi a casa da tradicional Banda Sinfônica de São Bernardo do Campo por décadas, e responsável pela formação das bandas Jovem e Mirim. 

 

Capacidade: 202 lugares.

 

 

O teatro desenvolveu diversas oficinas culturais voltadas à área musical e hoje abriga o Centro Livre de Música.

Desde maio de 2017 a Secretaria de Cultura e Juventude implantou uma forte ação de formação musical resgatando o Centro Livre de Música, contando com  946 alunos atualmente.

 

 

O Centro Livre de Música oferece cursos em grupo de instrumentos das famílias de cordas friccionadas agudas e graves, violão, viola caipira, acordeon, metais, madeiras, flauta doce, percussão, musicalização infantil, teoria musical e canto coral. Sendo todos gratuitos.

 

 

Informações:

Praça Marquês de Alegrette, 44 – Vila Gonçalves
Fone: (11) 4123-7891
E-mail: teatro.martinspena@saobernardo.sp.gov.br

 

Centro Livre de Música

E-mail: cultura.formacao@saobernardo.sp.gov.br

 

Inscrições para os cursos livres de música

Clique aqui para formulário das vagas 2021 [encerrado]

Clique aqui para formulário das vagas remanescentes de 2021 [encerrado]

Clique aqui para realizar o download do Relatório final das resoluções GSC nº. 001/2021 e GSC nº. 004/2021 [encerrado]

Clique aqui para formulário das vagas de 2022 [encerrado]

Clique aqui para formulário das vagas remanescentes de 2022

 

Horário de funcionamento:

segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.