Tema: Função Social da Cidade e da Propriedade COMO PARTICIPAR?
Lema: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas

 

Estamos em meio ao processo de realização de conferências das cidades. A primeira etapa consiste nas conferências municipais, seguidas pelas conferências estaduais, culminando na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que está convocada para ser realizada em 2017, em Brasília.

Em 2009 São Bernardo organizou uma grande Conferência Municipal, que marcou a reinserção do município no debate democrático acerca da política urbana nacional. Naquele ano, enquanto o país se achava na 4ª edição da Conferência Nacional das Cidades, a Conferência Municipal de São Bernardo estava em sua segunda edição, pois o município só havia aderido, até então, à 1ª Conferencia em 2003. A 2ª Conferencia Municipal da Cidade de São Bernardo, em 2009, fez-se com ampla participação da sociedade civil, num momento em que se debatia a criação do ConCidade - Conselho Municipal da Cidade e do Meio Ambiente de São Bernardo do Campo.

A 3ª Conferência Municipal da Cidade realizada em 2013 culminou com a elaboração e encaminhamento de diversas propostas que contribuem não só com a formulação da política nacional e estadual de desenvolvimento urbano como com a consolidação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e ainda tivemos a eleição de muitos dos nossos delegados à Conferência Estadual e à Conferência Nacional das Cidades onde fomos representados em praticamente todos os segmentos.

Iniciamos, ainda em 2015, o processo de preparação para a 4ª Conferência Municipal da Cidade que neste ano abordará uma temática na qual nossa cidade se destaca nacionalmente com a implementação de políticas públicas que enfrentam as condições que impedem o cumprimento da Função Social da Cidade e da Propriedade e possibilitam as transformações e a consolidação da cultura de participação que conjuntamente com as demais políticas setoriais e do governo permitem construir uma Cidade Inclusiva, Participativa e Socialmente Justa.

Portanto, estão todas e todos convidados a se envolver e participar deste processo que culmina com uma grande conferência municipal da cidade em que as políticas públicas de desenvolvimento urbano e ambiental de nossa cidade poderão ser aprimoradas e avaliadas para avançarmos ainda mais. 

A conferência municipal é pública e acessível a todos os munícipes.

A 4ª Conferência Municipal da Cidade de São Bernardo do Campo também é a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades que será realizada em Brasília do dia 05 ao dia 09 de junho de 2017. A etapa estadual deverá ser realizada entre os dias 01 de novembro de 2016 e 31 de março de 2017. Participe!

 

PROGRAMAÇÃO - 18/06/16
8h - 11h - Recepção/ credenciamento

9h - Abertura solene

Luiz Marinho Prefeito Municipal

Luiz Ferrarezi Presidente da Câmara Municipal

Alfredo Buso Presidente do ConCidade

Daniel Tomandl Representante da sociedade civil no ConCidade

Manoel Boni Representante da Comissão Preparatória Municipal

Maura Augusta Oliveira Representante da Comissão Preparatória Estadual

Inês Magalhães Ministra das Cidades do Governo Dilma

10h - Aprovação do regimento

10h20 - Mesa temática: Democracia e Controle Social

Paulo Salvador  Diretor da Rede Brasil Atual

Flávia Oliveira Presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo

Vitor Marchetti  Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal do ABC

Nilza de Oliveira Secretária de Orçamento e Planejamento Participativo do Município

12h - Intervalo para almoço

13h - Mesa Temática 2: Reforma Urbana

Benedito Roberto Barbosa Dirigente estadual da Central de Movimentos Populares

Rosana Denaldi Professora da Universidade Federal do ABC

Tássia Regino Secretária de Habitação do Município

14h30 - Grupos de Trabalho
16h - Eleição de delegados por segmento
17h - Plenária final