Pular para o conteúdo

Acolhimento e classificação de risco

Nos serviços de urgência, a rede de saúde de São Bernardo adota o sistema de acolhimento e classificação de risco. Trata-se de um dispositivo de organização de fluxo, existente em vários países, que prioriza os pacientes mais graves. 

Ao chegar a uma unidade de urgência e emergência, o paciente será ouvido por um profissional especializado, que terá a responsabilidade de acolhê-lo e orientá-lo para que o caso tenha a melhor resolutividade. A partir dessa escuta do paciente, será feita a classificação de risco, cujo objetivo é o de organizar a fila de espera, mas baseada na gravidade do caso e não pela ordem de chegada.

Dessa forma, evita-se que pessoas com alto grau de sofrimento ou risco de morte venham a permanecer na recepção sem o atendimento imediato. O paciente e seus familiares são informados sobre o potencial de risco do caso e o tempo provável de espera.

As UPAs e também o Pronto-Socorro Central adotam o Protocolo de Manchester, sistema internacional de classificação de risco. O protocolo preconiza o atendimento com base em uma escala de cores. Os casos mais graves ficam no eixo vermelho. Já os pacientes que não apresentam quadro que exija atendimento imediato são direcionados para o azul. A experiência mostra que muitos dos casos do eixo azul, que representam a maior parcela da demanda das UPAs, poderiam ser atendidos em consulta de rotina nas unidades básicas de saúde.

As UPAs possuem toda a estrutura necessária para o atendimento de urgências e
emergências, funcionando 24 horas de segunda a sexta-feira, finais de semanas e feriados.

 

PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09810-250
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    De segunda a sexta-feira, 8h às 17h
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09850-550
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09830-110
    T.
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 4354-9220 / 4354-0300
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09634-000
    T.

FALE COM A PREFEITURA

  • Finanças
    0800-770-3738
  • Concursos Públicos
    2630-4000
  • Iluminação - 24h
    0800-77-11-159
  • Disk Drenar
    4341-8613
  • GCM Guarda Municipal - 24h
    153
  • Transporte Coletivo - Informações e reclamações
    0800-77-01-988
  • Monitoramento de Trânsito - 24h
    2630-7045/2630-7046/26307047/2630-7048
  • Serviços de manutenção da cidade
    0800-77-08-156 e 2630-4650