Apresentação Apresentação

Arranjo Produtivo Local, ou APL, representa a aproximação e o diálogo entre representantes de empresas de um mesmo território para uma ação coordenada, visando o crescimento da produção e da competitividade. O APL contribui para levantar problemas comuns às empresas e para elaborar e executar políticas (públicas e privadas) que promovam, de modo duradouro, o fomento da atividade produtiva no território. Na construção deste diálogo, costumam participar associações representativas dessas empresas, universidades, instituições de ensino técnico e gestão pública. No Grande ABC, onde o movimento sindical é forte e propositivo, o sindicato de trabalhadores costuma participar e até mesmo liderar os APLs.

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o BNDES, entre outros, fomentam os APLs. Em São Bernardo, a política de desenvolvimento econômico de tem como uma das prioridades no campo empresarial o apoio ao surgimento e fortalecimento de APLs na cidade e região. 

Em todos os APLs, buscamos produzir diagnósticos dos problemas, elaborar e executar propostas de soluções e gerar articulações diversas. Este esforço leva à formulação e execução de uma Política Setorial com resultados para cada segmento em questão, na Região como um todo. Contamos sempre com o apoio e envolvimento de nossas entidades representativas: CIESP, ACISBEC, sindicatos de trabalhadores, sindicatos patronais, associações empresariais, universidades, entre outros.