Construídos em abril 1978 o Teatro Abílio Pereira de Almeida e o Centro Cultural do Bairro Baeta Neves, antiga Casa de Arte do bairro Baeta Neves, estão localizados no mesmo complexo cultural no bairro Baeta Neves. 

O Teatro Abílio Pereira de Almeida foi denominado em 1982 em homenagem ao dramaturgo e cineasta brasileiro Abílio Pereira de Almeida (1906-1997).

 
 
 
 
Ao longo de sua trajetória, diversas companhias de teatro, dança e cantores subiram aos palcos do teatro, além das tradicionais mostras de cinema. Com palco italiano tem a capacidade de acomodar confortavelmente 165 pessoas e é adaptado para receber deficientes. Atualmente, o teatro recebe os ensaios da histórica e tradicional Banda Mirim Baeta Neves, Projeto Abilinho entre outras programações.
 

 

 
 
 
O Centro Cultural Bairro Baeta Neves vem contribuindo, historicamente, para a formação artística e cidadã daqueles que o freqüentam. Diversos cursos, oficinas, workshops, jornadas culturais nas mais variadas linguagens artísticas foram realizadas no espaço. Em 2011 abrigou o Centro Livre de Artes Cênicas – CLAC, centro de formação, pesquisa e difusão nas linguagens cênicas, especificamente Teatro e Dança, chegando a ser referência na região do ABC. Hoje o centro cultural oferece oficinas culturais e workshosps, recebe os ensaios da Orquestra Filarmônica São Bernardo do Campo, exposições, entre outras atividades. O Centro possui três salas adaptadas para receber aulas de dança e teatro, mas que também podem ser utilizadas para outras atividades de formação e vivência. Há um saguão aconchegante para montagem de exposição, performances e convivência. 
 
 
Capacidade: 165 lugares.
 
Informações:
 
Centro Cultural Bairro Baeta Neves
Praça São José, 240 - Baeta Neves
 
Teatro Abílio Pereira de Almeida
Rua Jaboticabal, lateral a Praça São José
Fone:  (11) 2630-9555
E-mail: centrocultural.baeta@saobernardo.sp.gov.br
 
Horário de funcionamento:
segunda a sexta, das 8h às 17h.
(sábados e domingos conforme programação específica)