Voltar

Prefeitura de São Bernardo promove ações em prol da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”

Prefeitura de São Bernardo promove ações em prol da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”

01 de Ago de 2017 Gabriela Maria

Ao lado do Secretário de Saúde, Orlando Morando deu início a celebração no anfiteatro do Hospital Municipal Universitário, o HMU.

A Prefeitura de São Bernardo realizou, nesta terça-feira (01/08), a abertura das comemorações em prol da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”. O evento, que marca o início do “Agosto Dourado” e ressalta a importância do ato de amamentar, aconteceu no Anfiteatro do Hospital Municipal de São Bernardo (HMU), na Avenida Bispo César Dacorso Filho, 161, no Rudge Ramos.

Ao contrário dos anos anteriores, a celebração deste ano abordará o tema “Trabalhando em Conjunto para o Bem Comum” e acontecerá em parceria do HMU com o Departamento de Atenção Básica do município. Essa união tem como meta demonstrar a importância do aleitamento materno, seja no ambiente hospitalar ou nas UBS´s (Unidade Básica de Saúde).

Segundo dados do HMU, 98% das puérperas deixam a maternidade amamentando, mas logo primeiro mês, o número de mulheres que continuam a amamentar é de apenas 34%. Porém, a partir de agora, todas as 34 UBS de São Bernardo possuem profissionais capacitados para auxiliar e aconselhas as futuras e novas mamães sobre a importância do aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

O prefeito Orlando Morando parabenizou todos os profissionais da unidade e demonstrou solidariedade a causa materna. “O trabalho que vem sendo realizado na rede de saúde de São Bernardo é um modelo que dá certo. O banco de leite do HMU é referência no estado e já conquistou vários prêmios, me sinto honrado de participar desse projeto. Temos que incentivar todas as mulheres a realizarem esse ato, deveremos apoiar e ajuda-las em todos os momentos”, disse o Chefe do Executivo, que teve em companhia na agenda, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu o trabalho humanizado que vêm sendo realizado no Hospital Municipal. “Em média, realizamos cerca de 450 partos por mês nessa unidade. Todas as mulheres que dão à luz nesse hospital elogiam o atendimento da equipe médica. Estamos contando a história de diversas pessoas e tenho certeza que vocês, os profissionais, serão lembrados com muito carinho”, declarou Morando.

Titular da Saúde, Dr. Geraldo detalhou o trabalho que vem sendo feito para incentivar o parto normal. “Em fevereiro deste ano, inauguramos duas salas de parto humanizado, com isso cerca de 63% dos partos, que acontecem nessa unidade, são normais. Além disso, temos o menor índice de mortalidade infantil do Brasil e a cada dia estamos elevando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo município. A saúde e a prioridade nessa gestão e estamos trabalhando bastante para oferecer um serviço de qualidade e respeito”, disse.

Durante o ato foi homenageada a médica pediatra, Taísa Capeloza, eleita como Madrinha da Amamentação do HMU. Taísa é mãe de gêmeos e amamentou exclusivamente as crianças nos primeiros seis meses de vida. Além dela, ao longo da semana serão eleitas madrinhas em todas as 34 UBSs. Essas mulheres serão homenageadas durante a caminhada do aleitamento que acontecerá no próximo dia 12.

 

Agradecimento

Na plateia do anfiteatro do Hospital Municipal, estava presente a médica, especializada em gestação de risco, Dra. Roberta Kronemberger. No último domingo, a especialista foi personagem de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, no quadro “Tudo pela Vida”, do Drauzio Varella. Dr. Roberta foi destaque por prestar um atendimento humanizado a todas as pacientes. O prefeito Orlando Morando também aproveitou para homenagear a médica e agradecer pelo trabalho realizado.