Voltar

Prefeitura de São Bernardo prorroga Carreta da Mamografia

Prefeitura de São Bernardo prorroga Carreta da Mamografia

31 de Mai de 2017 Gabriela Maria

Equipamento ficará no estacionamento do Teatro Elis Regina até dia 15 de junho; Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, já realizou mais de 1.000 exames

 A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta quarta-feira (31/05), prorrogar a estadia da Carreta da Mamografia. O equipamento ficará instalado no município até o dia 15 de junho. O programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Prefeitura, já atendeu mais de mil mulheres que aguardavam para realizar o exame. 
As mamografias são realizadas, gratuitamente, 50 senhas são distribuídas todos os dias durante a semana e 25 senhas aos sábados. Mulheres entre 35 a 49 anos devem levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG. Os exames estão sendo realizados na Avenida João Firmino, 900, no bairro Assunção, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. 
O Prefeito Orlando Morando, trata a prorrogação como mais uma vitória da saúde de São Bernardo. “Conseguimos trazer o programa pela primeira vez no município. Estamos atingindo a meta de realizar 50 exames por dia e agora ainda teremos mais tempo para atender as nossas mulheres. A saúde, é a minha principal prioridade como Prefeito e sempre vou fazer de tudo para oferecer melhor qualidade de vida à população”, explicou o Chefe do Executivo. 
Já o Secretário de Saúde de São Bernardo e também médico ginecologista, Dr. Geraldo Reple, essa é mais uma oportunidade para incentivar as mulheres a realizarem o exame e se prevenir de um possível diagnóstico. “ Realizar o exame de mamografia é essencial, nós precisamos incentivar as mulheres com mais de 35 anos a realizar o procedimento. Vamos cuidar das nossas mulheres, a prevenção é sempre o melhor tratamento” enfatizou Reple. 
Além disso, as pacientes que tiverem algum diagnóstico de alteração, serão chamadas para realizar um ultrassom e uma biópsia na própria carreta. Porém, se for constatado um diagnóstico, essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para realizar tratamento médico. Elas receberão todo o suporte necessário. 
A Carreta da Mamografia começou a atender dia 3 de maio e logo no primeiro dia, Orlando Morando, a primeira-dama, Carla Morando, e o Secretário de Saúde, visitaram a estrutura do local. Na situação, a primeira dama ressaltou a importância do serviço e disse: “A iniciativa de trazer a carreta de mamografia para São Bernardo é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa foi a primeira vez que a carreta veio para o município, mas a partir de hoje, tenho certeza que ela virá todos os anos”,