Voltar

Ações contra o Aedes aegypti chegam às ruas de sete bairros neste sábado

Ações contra o Aedes aegypti chegam às ruas de sete bairros neste sábado

01 de Abr de 2016 Vladimir Ribeiro
Até o momento, mais de 4 mil imóveis de São Bernardo foram vistoriados em atividades realizadas aos sábados

Neste sábado (02), agentes de controle de zoonoses estarão nas ruas de sete bairros de São Bernardo para mais uma ação contra a dengue, chikungunya e zika vírus no município. A ação, parte do calendário de atividades do Ministério da Saúde, ocorrerá ainda no dia 9 de abril, em locais que serão definidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ao todo serão cerca de 80 agentes de controle de vetores percorrendo as ruas e vistoriando os domicílios dos bairros Jordanópolis, Santa Terezinha, Baeta Neves, Vila São José, Vila Progressiva, Jardim Anchieta e Serro Azul. O objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população para que se evite o acúmulo de água parada. Será realizada também uma ação no condomínio Swiss Park, com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Demarchi.

Em outras duas atividades anteriores promovidas pelo CCZ, nos dias 12 e 19 de março, foram vistoriados 4.485 imóveis. “Conseguimos melhores resultados com as ações aos sábados, pois é o dia em que a população está em casa e recebe a equipe. Durante a semana há muitas casas vazias, pois as pessoas trabalham fora”, explicou a coordenadora de controle da dengue, Ericka Avibar.

Segundo Ericka, ainda há bairros do município, como o Nova Petrópolis, que não autorizam a entrada das equipes nas residências. “Neste caso, é por conta de segurança e não por uma questão de conscientização. Muitos moradores ficam temerosos, mesmo vendo os agentes uniformizados e com crachá”, destacou.

Nesta sexta-feira (1), o CCZ fará uma atividade educativa com zeladores e trabalhadores do condomínio Swiss Park sobre as principais ações de combate ao foco do mosquito. “Damos orientações sobre como proceder com ralos, água da piscina, entre outros cuidados”, explicou a coordenadora.

Ericka ressaltou que a ação no condomínio será realizada por um convite feito ao CCZ. Os representantes de outros condomínios que se interessem pela atividade devem entrar em contato pelo email ccc@saobernardo.sp.gov.br.