Voltar

Combate à dengue em São Bernardo será reforçado no sábado

Combate à dengue em São Bernardo será reforçado no sábado

15 de Abr de 2016 Vladimir Ribeiro
Mais de 80 agentes do Centro de Zoonoses estarão em bairros do município para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue

Neste sábado (16), mais de 80 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas ruas de nove bairros do município eliminando focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é a última ação do calendário de atividades proposto pelo Ministério da Saúde para o combate ao Aedes aegypti.

Os agentes vão fazer o trabalho casa a casa nos bairros Paulicéia, Vila Dayse, Parque São Bernardo, Baeta Neves, Cafezal, Vila Beatriz, Vila Rica, Parque Hawai e Jardim Campestre. O objetivo é eliminar os focos do mosquito e orientar a população para que elimine água parada.

Em ações anteriores promovidas pelo CCZ, nos dias 12 e 19 de março e 2 de maio, foram vistoriados 6.685 imóveis. “Na última ação recolhemos uma quantidade considerável de larvas em alguns bairros, que serão trabalhados novamente neste sábado”, explicou a coordenadora de controle da dengue, Ericka Avibar.

Além disso, a coordenadora destacou que as ações realizadas aos sábados têm melhor resultado em relação às realizadas durante a semana. “É o dia em que a população está em casa e recebe a equipe para as vistorias. Durante a semana há muitas casas vazias, pois as pessoas trabalham fora”, disse.

Ericka ressaltou que os moradores também podem contribuir observando as caixas d’água (que devem permanecer cobertas), garrafas (sempre guardadas com o bocal para baixo), pneus e recipientes usados para estocar água para reuso.

A população pode acionar o Disque-Dengue (0800-195565) para informar sobre possíveis focos do mosquito.