A Pinacoteca de São Bernardo do Campo é o maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea da região do ABC, com quatro espaços expositivos, um jardim de esculturas, auditório, uma biblioteca de arte, quatro salas multiuso e um laboratório de fotografia.

Fundada em 1975 e instalada desde 2008 na atual sede, seu importante acervo dispõe de mais de 1.500 obras de quinhentos e setenta e cinco artistas nacionais e internacionais, dentre eles, 220 artistas são da região do Grande ABC e 152 artistas locais da cidade. Vários artistas estão representados no acervo como, Aldemir Martins, Andrey Rossi, Daniel Melim, Dumas, Júlio Plaza, Maria Bonomi, Paulo Nenflidio, Peticov, Sacilotto, Sarro, Volpi, entre outros. 

A Pinacoteca está voltada para o campo das artes visuais, com ênfase em seus aspectos contemporâneos, seja com exposições bidimensionais ou tridimensionais nas mais variadas técnicas como pinturas a óleo, acrílica e aquarela, fotografias, xilogravuras, litogravuras, esculturas nos mais diversos materiais, objetos, instalações, performances, etc.

As exposições geralmente são de curta e média duração, organizadas a partir das obras do seu acervo e de produções e coleções privadas de artistas emergentes da cena contemporânea (mostras individuais e/ou coletivas).

O Jardim das Esculturas é um conjunto de obras tridimensionais do acervo permanente expostas ao público na área verde que circunda o edifício da Pinacoteca. É formado por 39 esculturas criadas pelos artistas Alcindo Moreira Filho, Antonio Vivancos, Arayr Ferrari, Caciporé Torres, Di Grado, Duílio Galli, Eugênio Prati, João Delijaicov, Iracy Nistche, Lúcio Bittencourt, Márcio Fidelis, Maria Bonomi, Moraes, Orbetelli, Paula Unger, Ricardo Amadasi, Ricardo Negraes, Roberto Gyarfi, Sarro, Silvio Ghiberti e Vagner Dias. Além de possuir três murais dos artistas Michel Cena7, Daniel Melim e Emol.

O Auditório,estruturado para receber palestras, mesas de debates e outros eventos culturais, possui capacidade para 140 pessoas.

A Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, criada em 1990, foi batizada com o nome de sua fundadora, a empenhada bibliotecária, Ilva Aceto Maranesi. O espaço possui um acervo de aproximadamente 8.000 volumes, entre livros, catálogos, revistas, CDs e DVDs, entre outros suportes. Além de disponibilizar estes documentos para empréstimos, promove, dentro de seu espaço acolhedor, reuniões de grupos de interesse, coletivos de pesquisa e exposições deartistas plásticos da região.

A Pinacoteca também oferece cursos e workshops voltados às artes visuais. São cursos teóricos e práticos de curta e média duração que tem como principal objetivo proporcionar ao público o contato e o aprofundamento com as artes e as mais variadas técnicas. Confira nossa programação.

 

Orientações para visitação

  • Ajude a preservar as obras

Aprecie as obras com os olhos. A manipulação das obras só pode ser realizada pelos funcionários da Pinacoteca, capacitados para esse fim.

 

  • Bolsas, mochilas e objetos

Para evitar acidentes, antes de entrar nos espaços expositivos, guarde seus pertences nos guarda volumes localizados no térreo. É permitido visitar as exposições com itens cujo tamanho seja até 35 centímetros.

 

  • Crianças são bem-vindas

No entanto, evite que elas corram e se aproximem bruscamente das obras de arte.

 

  • Fotos

É permitido fotografar as obras, mas com o flash desligado. Se pretender fotografar ou filmar para uso jornalístico, contate: assessoria.imprensa@saobernardo.sp.gov.br

Para uso comercial e artístico, contate: gabinete.cultura@saobernardo.sp.gov.br

Fotografar ou filmar os servidores da Pinacoteca, somente com autorização prévia.

 

  • Alimentação

Nos espaços expositivos, biblioteca e auditório, o consumo de alimentos e bebidas não é permitido. Aproveite o Jardim das Esculturas para fazer um pic-nic com a família e amigos.

 

  • Animais

Não é permitida a entrada de animais na Pinacoteca. Cães-guias são bem-vindos.

 

  • Telefones celulares e aparelhos eletrônicos

O uso de telefones celulares é permitido em todo o museu. Em respeito aos demais visitantes, recomendamos manter seus dispositivos no modo silencioso e evitar falar ao telefone nos espaços expositivos e no auditório.

 

Horários de funcionamento:

 

PINACOTECA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

Visitação às exposições:

Terça-feira:

  • Das 09h às 20h

Quarta a sexta-feira:

  • Das 09h às 17h

Último Sábado do mês:

  • Das 10h às 16h

 

Agendamento de grupos: 

Para agendamento de grupos é necessário preencher o formulário disponível no link:

https://forms.gle/YvLh7XW6ugRwc6x6A

 

BIBLIOTECA DE ARTE ILVA ACETO MARANESI

 

Visitação à biblioteca:

Segunda à Sexta-feira:

  • Das 08:30h às 17h;
  • as terças-feiras: horário estendido até às 20h

 

  • Último Sábado do mês:
    • Das 10h às 16h. 

 

Visite o nosso acervo online
https://memoria.saobernardo.sp.gov.br/

 

Pinacoteca de São Bernardo do Campo

 

@pinacotecasbc

Entrada e estacionamento gratuitos

Confira a Programação Mensal, clique aqui

 

Tour Virtual:
 
 
EXPOSIÇÕES PASSADAS - TOUR VIRTUAL
 
 
 
 

Acompanhe nossas redes sociais:

                                                                        facebook    instagram    youtube