Pular para o conteúdo
Acessibilidade

 
Voltar

Expedição Represa Billings revela melhora na qualidade da água

Expedição Represa Billings revela melhora na qualidade da água

23 de Jun de 2017 Ricardo Cassin

Amostras de água foram coletadas durante três anos pelo ecoesportista e pesquisador Dan Robson que navegou pela Represa a bordo de um Kayak

O ecopesportista Dan Robson e a professora Marta Medeiros, da Universidade de São Caetano no Sul (USCS), em parceria com a Prefeitura de São Bernardo e a empresa alemã ProMinent, apresentaram nesta quinta-feira (21/06), no teatro Lauro Gomes – Rudge Ramos – , o resultado final da “Expedição Mananciais: Represa Billings”, que em apresentou evolução no índice de qualidade.  A pesquisa faz parte do projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH), que durou três anos e teve o objetivo de estudar a qualidade da água da represa.

Para concluir a última fase da pesquisa, Dan Robson remou 467 km, durante 7 semanas, a bordo de um Kayak equipado com aparelhos que captavam dados da água como Oxigênio, Temperatura, Ph, Fósforo, entre outros. Foram coletadas162 amostras de diferentes pontos da represa, sendo 104 somente na região de São Bernardo.

Dan Robson apresentou sua expedição, por meio de imagens, e revelou um pequeno avanço na qualidade da água. Os pesquisadores analisaram todos os parâmetros e também os fatores climáticos que influenciam na qualidade.  Durante a navegação, em 2015, pode se observar que existiam muitos lixos flutuantes, e em diversos locais algas, que indicam alto índice de poluentes.

A expedição constatou que houve aumento no número de áreas invadidas na beira da represa, o que dificultou uma melhora ainda maior, pois os dejetos são despejados na Billings. Em alguns locais, que Dan Robson navegou no começo do projeto, não foi possível o acesso, pois as algas ocuparam espaços em que o Kayak navegava.

A pesquisa relevou que houve um aumento dos pontos analisados como bons e regulares e uma estabilidade dos pontos ruins e péssimos. “Em alguns lugares o índice de oxigênio variava entre 2 e 4. Isso quer dizer que existiam muitos poluentes e que água não estava com boa qualidade. O ideal é acima de 5. Porém, a pesquisa mostrou aumento da quantidade de pontos bons e regulares, já os pontos ruins e péssimos ficaram iguais. É uma leve melhora, mas já é um avanço”, analisou Dan Robson.

Marta Marcondes, professora da USCS e responsável pelas análises das amostras, revelou os dados e locais de melhor melhora, mas alertou que as ocupações irregulares vão de desencontro com os fatores positivos. “As chuvas contribuíram para os avanços na qualidade da água, mas temos que ficar atentos com as áreas invadidas. Os locais em que a pesquisa apontou pior melhora foram próximos das encostas onde existem esses assentamentos”, revelou.


PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T. (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09810-250
    T. 0800-7708-156
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    De segunda a sexta-feira, 8h às 17h
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09850-550
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 2630-8078 / 2630-8079
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO TABOÃO
    Rua Bulgária, 30 - Vl Santa Luzia, Taboão
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09671-100
    T. 0800-7708-156

FALE COM A PREFEITURA

  • Finanças
    0800-770-3738
  • Atende Bem
    2630-7350
  • Iluminação - 24h
    0800-77-11-159
  • Concursos Públicos
    2630-4000
  • Defesa Civil - 24h
    199
  • Serviço funerário - 24h
    4330-4527
  • GCM Guarda Municipal -
    24h
    153
  • Transporte Coletivo - Informações e reclamações
    0800-77-01-988
  • Monitoramento e Fiscalização de Trânsito - 24h
    2630-7045/2630-7046
    2630-7047/2630-7048
  • Serviços de manutenção da cidade
    0800-7708-156
  •    Depto. de    Macrodrenagem
      4341-8090
//google analitics GA4 function contadorprodigi(){ window.alert("alerta teste"); } // ]]>