Pular para o conteúdo
Acessibilidade

 
Voltar

Prefeitura de São Bernardo inclui consultas farmacêuticas na rede de Atenção Básica

Prefeitura de São Bernardo inclui consultas farmacêuticas na rede de Atenção Básica

19 de Mar de 2019 Gabriela Maria

Iniciativa visa solucionar dúvidas e incentivar o consumo consciente de medicamentos; projeto piloto resultou na diminuição de 25% no consumo de remédios

 

 

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de Saúde no município, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou um novo programa destinado à rede de Atenção Básica: a inclusão de consultas com farmacêuticos de forma integrada, contínua e segura ao tratamento indicado para cada paciente em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

O serviço de clínica farmacêutica teve como ponto de partida um projeto-piloto realizado na UBS União, por três meses. Durante o período de análise, cerca de 550 pacientes foram atendidos, com serviços de orientação e consumo consciente, o que resultou na diminuição de 25% no consumo de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios. 

 

Além de educar o paciente sobre a forma correta de utilizar o medicamento, o novo serviço também visa aproximar os usuários das unidades de saúde, tornando o tratamento mais eficaz. “Trata-se de um canal importante para os usuários, para informações. Muitos tem dúvidas como aplicação de remédios e até mesmo os benefícios”, comentou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

 

Secretário de Saúde no município e médico, Dr. Geraldo Reple foi o autor do plano. “Temos em nossa rede pessoas com dores e doenças crônicas, que necessitam de um acompanhamento mais de perto. Com este serviço, podemos entrar em contato com as pessoas e acompanhar se o tratamento está sendo realizado conforme a prescrição médica”, explicou.

 

HUMANIZAÇÃO – Em um consultório instalado dentro do estoque de medicamentos, o farmacêutico Daniel de Carvalho Bazoli, atende cuidadosamente aos pacientes. O profissional faz busca ativa na unidade e questiona as pessoas sobre possíveis dúvidas. As consultas também podem ser solicitadas pela equipe multiprofissional. Mas, se existir necessidade, ele também busca os usuários na saída dos consultórios médicos.

 

“Muitas vezes, os pacientes saem do consultório com muitas informações e não conseguem prestar atenção no tratamento. Por isso, o nosso trabalho é de extrema importância, com exemplos e muita paciência, conseguimos direcionar os doentes sobre os medicamentos e seus problemas de saúde. Um medicamento tomado de forma apropriada torna o tratamento muito mais eficaz”, explicou o farmacêutico.

 

ACEITAÇÃO – A dona de casa, Eva Aparecida Alves, 47 anos, e moradora do Jardim Laura há 10 anos, foi uma das primeiras pacientes a aderir a consulta com o farmacêutico. Ela alega que atentes do serviço, ela tomava vários tipos de medicamentos, sem controle. Hoje, ela tem uma melhor noção do que pode tomar.

 

“Antes eu tinha uma dor de cabeça e tomava qualquer remédio. Hoje, eu tenho conhecimento. O farmacêutico me explicou direitinho o que eu posso ou não tomar e quais são os medicamentos que não influenciam no meu tratamento de rim. Me sinto mais segura e protegida com a minha saúde. O atendimento é dez”, comentou a dona de casa.


PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T. (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09810-250
    T. 0800-7708-156
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    De segunda a sexta-feira, 8h às 17h
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09850-550
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 2630-8078 / 2630-8079
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO TABOÃO
    Rua Bulgária, 30 - Vl Santa Luzia, Taboão
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09671-100
    T. 0800-7708-156

FALE COM A PREFEITURA

  • Finanças
    0800-770-3738
  • Atende Bem
    2630-7350
  • Iluminação - 24h
    0800-77-11-159
  • Concursos Públicos
    2630-4000
  • Defesa Civil - 24h
    199
  • Serviço funerário - 24h
    4330-4527
  • GCM Guarda Municipal -
    24h
    153
  • Transporte Coletivo - Informações e reclamações
    0800-77-01-988
  • Monitoramento e Fiscalização de Trânsito - 24h
    2630-7045/2630-7046
    2630-7047/2630-7048
  • Serviços de manutenção da cidade
    0800-7708-156
  •    Depto. de    Macrodrenagem
      4341-8090
// ]]>