Bibliotecas Públicas de São Bernardo trazem programação literária variada

25 de Jan de 2019
Espaços promovem ações culturais livres e gratuitas, que abrangem de oficinas infantis a palestras sobre temas como saúde e educação

Com uma programação literária rica e diversificada, as bibliotecas públicas de São Bernardo do Campo, no período de 25 a 31 de janeiro, promovem várias ações culturais livres e gratuitas, que abrangem de oficinas infantis a palestras sobre temas como saúde e educação, sempre procurando aproximar o cotidiano dos munícipes do conhecimento literário e da cultura em geral.
A Biblioteca Guimarães Rosa promove oficinas de férias com duas modalidades. Brinquedos de Papel Jornal é a primeira delas, que acontece nesta sexta (dia 25), às 14h, na qual as crianças aproveitam as férias usando sua imaginação e criatividade para confeccionar brinquedos em papel jornal. A outra atividade a ser realizada, no dia 31, às 14h, é Ponteira de Lápis. O material a ser utilizado será borracha EVA (Etil, Vinil, Acetato), não tóxica, de alta tecnologia, composta pela mistura dos elementos da sigla e muito usada por artesãos e artistas.
A programação continua na Biblioteca Monteiro Lobato. Nesta sexta (dia 25), às 16h e domingo (dia 27), às 15h, acontecerá a roda de conversa e oficina Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida. Essa atividade faz parte da Campanha Janeiro Branco, dedicada à Saúde Mental e Emocional, na qual será realizado um bate-papo sobre depressão e ansiedade. A ação será mediada pela psicóloga Kátia Araújo Lourenço, pós-graduada em psicopedagogia e integrante da campanha desde 2016.
Já no sábado (dia 26), às 14h, a biblioteca terá o lançamento do livro Democratização do Ensino Superior no Brasil (de Raimundo Nonato da Silva Filho) e bate-papo com o autor. A obra aborda o contexto em que aconteceu a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, desde a posse do primeiro presidente eleito pelo voto direto até os dias atuais. Para isso, buscou-se analisar, sob a perspectiva de outros importantes autores brasileiros, a LBD (Lei de Diretrizes e Bases), o Plano Nacional de Educação, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o FiEs (Financiamento Estudantil) e o Programa Universidade para Todos. Com Raimundo Nonato da Silva Filho, mestre em Gestão de Políticas Educacionais pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e professor de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino de SP.
No domingo (dia 27), às 11h e 14h, a atração será o Clubinho Amigos da Leitura, no qual mensalmente é apresentado um livro diferente, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, bem como a aproximação do público infantil de vários tipos de linguagens artísticas, como teatro, cinema e música, entre outros. O livro deste mês é O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.
Mais informações em www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade.

Confira a programação:

Oficinas de Férias - A partir de 6 anos/Grátis
Brinquedo de Papel Jornal
Dia 25 – 14h
Biblioteca Guimarães Rosa
Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351 5422/ 4351 6546.

Roda de Conversa: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida - Livre/Grátis
Dia 25 - 16h
Dia 27 - 15h
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Dr. Fláquer, 26, Centro.

Oficina das Emoções: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida - Até 12 anos/Grátis
Dia 25 - 16h
Dia 27 - 15h
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Dr. Fláquer, 26, Centro.

Lançamento do Livro Democratização do Ensino Superior no Brasil (de Raimundo Nonato da Silva Filho) e Bate-Papo com o Autor - Livre/Grátis
Dia 26 – 14h
R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5102

Clubinho Amigos da Leitura - A partir de 7 anos/Grátis
Dia 27 - 11h e 14h
R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5102

Oficinas de Férias - A partir de 7 anos/Grátis
Ponteira de Lápis
Dia 31 – 14h
Biblioteca Guimarães Rosa
Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351 5422/ 4351 6546.