Em São Bernardo, II Mostra Municipal de Experiências Exitosas reforça o avanço da Saúde

06 de Dez de 2019 Vivian Rossi

Duzentos trabalhos foram apresentados pelos funcionários do setor, durante os três dias de evento, com o tema "Gestão da Rede de Saúde e o Desafio do Cuidado"

Alinhada a uma nova política de gestão, a Secretaria de Saúde reforçou os avanços que o setor consolidou em São Bernardo, durante os três dias de evento da II "Mostra Municipal de Experiências Exitosas", na qual 200 trabalhos foram apresentados pelos funcionários do setor, com o tema "Gestão da Rede de Saúde e o Desafio do Cuidado".

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (06/12), no (Cenforpe), com a premiação de 21 experiências exitosas, que traduziram os quatro principais pilares das Linhas de Cuidado (Materno-infantil, Hipertensão, Diabetes e Doença Respiratória Crônica) e se destacaram, frente aos duzentos temas apresentados, desenvolvidos em 2019.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o evento comprovou a união do setor e os avanços que estão sendo implementados na cidade. “Tenho muito orgulho de tudo que produzimos este ano. Agradeço a presença de todos, foram 3 dias de capacitação, aprendizado e principalmente, de motivação, para seguirmos neste desafio de continuar dedicando o que temos de melhor, pela Saúde do município. Todos os trabalhos são vencedores”, declarou.

Dentre os destaques, que redeu a premiação na categoria “Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o bom trabalho realizado pela equipe do Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), o lançamento do livro “Encontros e Sensações – A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, que inseriu 27 pacientes e dos CAPS Alvarenga, CAPS AD Alvarenga, CAPS Infanto Juvenil e CAPS AD Infanto Juvenil, no universo bibliográfico gastronômico, por meio das oficinas terapêuticas.

INVESTIMENTOS - Sob gestão do prefeito Orlando Morando, São Bernardo foi a cidade do Grande ABC que mais investiu em Saúde em 2018 e a quinta da região sudeste do País, atrás apenas de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e à frente de cidades com maior número de habitantes, como Guarulhos e Osasco. Os dados são do levantamento anual Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O município também se destacou como o único a ampliar a destinação de recursos para a Saúde. Em 2017, foram destinados para a Pasta cerca de R$ 1,070 bilhão. No ano passado, o valor subiu para R$ 1,103 bilhão.

NOVOS EQUIPAMENTOS – Entre muitas conquistas, a atual gestão inaugurou o Pronto Atendimento 24h e entregou revitalização de UBS no Taboão. Uma nova base central do SAMU foi instalada e também uma nova unidade do CAPS, no Jardim Farina. O município adquiriu uma Unidade Móvel de Mamografia.

O Hospital de Urgência, que será entregue no primeiro semestre de 2020, já está com a estrutura 97% concluída e o Hospital Anchieta, atual referência do tratamento do de câncer no município, receberá em breve a primeira máquina de radioterapia no Grande ABC.