São Bernardo lança “Comunidade em Ação” para ampliar acesso da população aos serviços públicos

11 de Nov de 2019 Vivian Rossi

1ª edição do evento trouxe, ao bairro D.E.R, ações de Saúde e de Zoonoses, além das unidades móveis do CTR e Sebrae e palestras do Senac e Senai

A Prefeitura de São Bernardo lançou na última sexta-feira (08/11), no bairro D.E.R., o projeto-piloto “Comunidade em Ação”, que visa ampliar ainda mais a disponibilidade dos serviços públicos nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social à população, por meio de ação intersecretarial junto às comunidades. O evento também reuniu, em um só lugar, informações e encaminhamentos para trabalho e empreendedorismo, além de cultura e lazer de forma gratuita, aos participantes.

Para dar largada à ação, o CRAS V (Centro de Referência à Assistência Social), que atende a cinco bairros diferentes e próximos da área central, foi escolhido para receber a extensa programação. Para isso, contou com o esforço conjunto das secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Fundo Social de Solidariedade, Meio Ambiente e Proteção Animal. Mais de 1.000 pessoas passaram pelas diferentes tendas de atendimento, palestras de orientação profissional e áreas de recreação, preparados em torno da unidade.

“Nesta gestão priorizamos ações que beneficiem diretamente a população e, para isso, atuamos de maneira estratégica, sempre muito atentos às oportunidades que possam gerar novos negócios, renda e, sobretudo, que torne mais prático o acesso dos munícipes aos inúmeros serviços e infraestrutura da qual já dispomos a todos. O Comunidade em Ação é mais um exemplo disso. Por meio desse projeto, continuamos a estreitar nosso diálogo com a população, construindo soluções para a cidade”, realçou Orlando Morando.

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Romero, essa 1ª edição concretiza uma frente iniciada nesta gestão, na qual a pasta atua como uma porta de entrada aos serviços municipais. “Nosso objetivo é tornar o ‘Comunidade em Ação’ uma ferramenta contínua, que percorrerá todas as regiões de São Bernardo, reforçando toda a infraestrutura que dispomos para melhorar a condição de vida, social e de bem-estar das famílias. Muitos ainda não têm percepção completa dos centros de referência e por isso é fundamental levarmos a informação por todo o município”, pontuou.

IMPACTO – A repercussão da estreia do projeto trouxe moradores da região do D.E.R, mas também de outras localidades, como do bairros Santo Inácio, Ferrazópolis, Calux, além de pessoas de outras cidades do ABC. A moradora Magna Geane Costa ficou surpresa com a organização e as opções do evento. “Soube pelos vizinhos que haveria atrações musicais na praça, mas fui surpreendida pela oferta de trabalho e palestras qualificadas”, avaliou. Mariana Luite e Bruno Morato estavam entre os que conferiram pessoalmente o suporte da unidade móvel do CTR e já foram encaminhados às seleções para um posto de trabalho.

“Aproveitamos a manhã livre para já virmos participar da programação e deixar nossos currículos. As equipes são práticas e objetivas, tornando tudo mais didático e rápido. Certamente, vamos nos programar para conferir as próximas edições do evento”, contou Mariana.

A programação dessa edição contou, ainda, com o apoio de ONGs e entidades de assistência no município, Fundação Criança de São Bernardo, além da equipe pedagógica do Senac e Senai que recebeu cerca de 200 pessoas ao longo do dia, para as palestras e oficinas sobre qualificações nessas instituições de ensino.