São Bernardo promove neste domingo feira de troca de brinquedos e livros na Esplanada do Paço

08 de Nov de 2019 Daniel Macario

Evento tem como objetivo incentivar o comportamento solidário e sustentável entre as crianças

A Prefeitura de São Bernardo promove mais uma edição da Feira de Troca de Brinquedos e Livros Infantis. O evento ocorre neste domingo (10/11), das 10h às 12h, na Esplanada do Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro da cidade. A atividade é gratuita.

Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, a iniciativa tem o intuito de promover a reflexão sobre o consumo e geração de resíduos, incentivar a criatividade e protagonismo infantil, além de propiciar um espaço livre para brincar. O evento é voltado para crianças e adolescentes com idades entre 11 meses a 14 anos.

“Em vez de descartar os brinquedos e livros que seus filhos enjoaram, os pais podem com essa ação incentivar a troca com outras crianças. Uma iniciativa que gera atitudes positivas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Gobbis Pagliuca, a feira permite ainda o desenvolvimento de uma ação sustentável. “Com a troca de brinquedos, todas as crianças participantes podem se alegrar com os ‘novos brinquedos’ e, assim, evitamos que o destino destes itens seja o lixo”, explicou.

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR – Para participar da feira, é preciso levar brinquedos e livros infantis limpos e em ótimas condições de uso. Outro intuito da feira é deixar os pequenos à vontade para realizarem a troca, sem atribuir o valor monetário para cada objeto. Tanto que os adultos atuam como mediadores e não podem interferir no processo. É levada em conta apenas a vontade e a percepção de valor de cada criança em relação aos itens relacionados. Objetos sujos, riscados, quebrados e incompletos não devem ser levados para a feira.