A Defesa Civil Municipal é considerada uma das mais importantes e bem sucedidas instituições, em ações de adaptação e redução de risco de desastres, tornando São Bernardo do Campo uma cidade resiliente.

Para isso, a Defesa Civil é responsável por um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar acidentes e desastres naturais e tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.


ATIVIDADES E ATRIBUIÇÕES
Dentre as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil de São Bernardo destacam-se:
- A capacitação dos agentes municipais;
- A integração com os órgãos setoriais e de apoio à proteção e à defesa civil;
- O monitoramento das informações meteorológicas, das atividades sísmicas e dos reservatórios hídricos;
- O alerta preventivo de eventos adversos;
- O planejamento de contingência e as simulações de desastres;
- O apoio à organização comunitária em proteção e defesa civil;
- O socorro e a assistência humanitária aos afetados por desastres e a decretação ou homologação de situações de emergência ou calamidades públicas provocadas por desastres.


CANAIS DE ATENDIMENTO
Você pode acionar a Defesa Civil sempre que souber da ocorrência de um acidente ou desastre, ou entender que exista o risco. Especialmente quando envolver vidas humanas ou o meio ambiente. Clique aqui e saiba em quais situações você deve acionar nossas equipes.

O órgão está à disposição da população 24 horas por dia, 7 dias da semana, no telefone 199.

 

SÍMBOLO
O símbolo utilizado pela maioria dos órgãos de defesa civil no Brasil, a exemplo do adotado em São Bernardo, busca expressar os princípios e valores da defesa civil por meio de cores e formas geométricas.

O triângulo equilátero representa a união de forças, sendo sua base a manifestação de segurança e estabilidade e os seus lados a gestão de riscos e a gestão de desastres. A cor azul se refere à tranquilidade e ao equilíbrio com que deve agir a Defesa Civil. As duas mãos estilizadas envolvendo o triângulo representam a proteção, o amparo e o cuidado. A cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade.