CHÁCARA SILVESTRE
A Chácara Silvestre foi residência de veraneio de Wallace Simonsen, um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo, em 1944, e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947. 
O casarão foi construído entre 1932 e 1935 e, além de abrigar a família nos períodos de lazer, também cumpriu importante papel recebendo reuniões políticas e festas. 
A partir de 1984, o espaço foi considerado bem de valor histórico e cultural e de expressiva tradição para a cidade de São Bernardo e, em 1987, o casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC) – Lei nº 2.611, de 18 de junho de 1984, e Decreto nº 8674, de 16 de janeiro de 1987.

GABINETE DO PREFEITO:
A estrutura do casarão da é usada como gabinete provisório do chefe do Executivo durante as obras de implantação de acessibilidade no Paço Municipal. 

REVITALIZAÇÃO:
O equipamento histórico passou por obras de revitalização e foi reaberto ao público em 2023, após receber investimento total da ordem de R$ 2,7 milhões. Além de recuperação das áreas danificadas do casarão, foram realizadas melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino (para atuação da Polícia Militar), implantação de iluminação em LED, playground inclusivo, totem ‘Eu Amo SBC’, além de catracas giratórias, espaço pet e rede wi-fi.

ESTRUTURA:
A Chácara Silvestre possui 86 mil metros quadrados e oferece aos visitantes playgrounds, sendo um deles adaptado para crianças com deficiência, espaço de convivência, pista de caminhada, trilha com circuito de 900 metros, arena coberta para shows, ciclovia, academia ao ar livre, espaço pet, rede wi-fi gratuita.

SERVIÇO:
Endereço: Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Bairro Nova Petrópolis
Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, das 6h às 20h