Voltar

Prefeito abre e Fernando Haddad fecha 1º dia do Seminário Internacional

Prefeito abre e Fernando Haddad fecha 1º dia do Seminário Internacional

29 de Ago de 2015
Evento será encerrado no dia 29, no Cenforpe, e conta com as presenças dos Lula, Mujica e Chioro

O primeiro dia, 28, do Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI, aberto pelo prefeito de São Bernardo do Campo, foi encerrado com a palestra do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O evento será encerrado no dia 29, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), com as presenças dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, do Uruguai, e do ministro da Saúde, Arthur Chioro. Em discussão, as perspectivas da participação pública na gestão das cidades.

O chefe do Executivo municipal disse que é uma alegria a realização de um evento com temas relevantes para a população da cidade. “A história de consolidação de nosso município é um exemplo de sucessivos esforços para o futuro. Fazer um plano agregador é sempre um grande desafio e nisso desenvolvemos o projeto São Bernardo do Campo 2021, com propostas e caminhos de convergência que surgiram desde 2009. A cidade das pessoas é o resultado do desenvolvimento do mundo das ideias, e a cidade das pessoas deverá firmar suas ideias, trabalhar seus instrumentos e desenvolver as condições para que as coisas aconteçam. E este é nosso desafio”, afirmou.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apresentou a palestra Sociedades Dissidentes, Futuro e Construções Coletivas. Ao fazer um breve raciocínio do momento vivido pelo País, Haddad lembrou o período em que foi ministro da Educação para apontar as dificuldades de se conseguir o consenso em um país “tão complexo” como o Brasil. “Quando começamos a discutir o Plano Nacional de Educação, houve muitas dificuldades e resistências, mas construímos o diálogo e depois o plano foi aprovado sem grandes problemas. Nos municípios não é diferente, daí a importância do diálogo, de ouvir os anseios da população”, comentou.

A primeira mesa do seminário, com o tema Participação Cidadã, Cidades e Insurgências Urbanas, foi mediada pelo secretário de Serviços Urbanos e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho, do governador de Santa Fé (Argentina), Antonio Bonfatti, de Joroen Klink (Universidade Federal do ABC), de Sergio Lirio (Revista Carta Capital) e do convidado da sociedade Jerônimo de Almeida Neto (Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC).

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, nos dias de hoje, os movimentos sociais desempenham um papel importante de participação e os governantes precisam achar mecanismos para que a população manifeste e contribua com as propostas que criem melhorias para o bem-estar de todos. “Esse nosso seminário tem como inovação trazer pessoas da sociedade civil para tratar dos temas apresentados. A inovação está em abrir as portas a esse tipo de contribuição, o que é uma marca importante de nosso governo”, afirmou. 

Jerônimo de Almeida Neto apresentou um artigo sobre o desafio de melhoria da cidade. “Isso significa passar de uma condição para outra melhor. Entretanto, isso representa uma série de possibilidades, pois cada pessoa tem suas necessidades. O grande desafio são as administrações abrirem espaço para a população contribuir e apresentar suas revindicações e a promoção da participação popular é a forma de se construir uma cidade acolhedora”, comentou.

Gilberto Carvalho relembrou que no mesmo dia, em 1983, foi fundada a Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Esse seminário em um momento de crise tão aguda em nosso País é sinal de coragem de parar e de abrir espaço para reflexão e tentar produzir novas alternativas”, disse.

Na sequência das atividades, na mesa 2, foi abordado o tema Desafios e Perspectivas da Participação do Século XXI. Na mesma linha de raciocínios, os participantes apontaram para uma reflexão sobre a importância de se aprimorar a forma de participação representativa da sociedade no âmbito dos governos municipal, estadual e federal. “Não é possível ter uma democracia representativa se não houver um espaço, cada vez maior, para que a população seja ouvida em seus anseios”, apontou Yves Cabannes, da University College London.

Também participaram da mesa, que teve como moderador Jeoen Klink, Ângela Alves da Silva Rocha, representando a sociedade civil, Jairo Jorge da Silva, prefeito de Canoas e membro da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Giovanni Allegretti, da Universidade de Coimbra, e Evelina Dagnino, da Universidade de Campinas.

Neste sábado (29), os temas tratados serão: Emergência de Saberes. Ações Anticíclicas e Novas Propostas e A Importância da Participação Cidadã na América Latina.

O seminário está sendo transmitido ao vivo pelo Portal da Prefeitura de São Bernardo pelo link www.saobernardo.sp.gov.br/seminarioaovivo. A programação completa pode ser acessada no endereço www.saobernardo.sp.gov.br.