Voltar

Projeto resgata entendimentos e percepções da participação cidadã

Projeto resgata entendimentos e percepções da participação cidadã

18 de Ago de 2015 Da Redação
O projeto trabalha os saberes da população e a figura do cidadão como construtor de um futuro desejado de cidade

O Projeto Protagonismo e Participação em São Bernardo do Campo é uma iniciativa da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP), que trabalha os saberes da população, busca sua emergência e, a partir dela, a visibilidade da figura do cidadão como construtor de um futuro desejado de cidade.

Em 2012, publicamos o primeiro livro do projeto: São Bernardo do Campo, 200 anos depois. A história da cidade contada pelos seus protagonistas. Essa iniciativa buscou revelar o entendimento que a população tem sobre a sua herança histórica para além dos registros formais. O resultado alcançado não foi apenas um produto histórico memorialista, mas um material de planejamento pautado na visão cotidiana e informal da população.

Em 2014 os esforços foram direcionados a resgatar o entendimento e percepções da participação cidadã presentes no território. O projeto desenvolveu um questionário com diversas questões que abordavam também temas éticos e comportamentais, assim como visões de futuro, valores e identidade.

A pesquisa foi realizada em duas etapas. A qualitativa entrevistou 200 pessoas e a etapa quantitativa, 1208 pessoas. O estudo identificou os aspectos cotidianos da participação, assim como a diversidade de entendimentos que fazem desse conceito um patrimônio em construção, diverso e emancipador, e potente na medida em que, graças à ação coletiva, caminhamos rumo à consolidação democrática.

A pesquisa foi organizada, sistematizada e registrada em linguagem diferenciada no livro “Protagonismo e Participação em São Bernardo do Campo. Olhares pelo caleidoscópio”. A publicação, de 320 páginas, aborda o tema participativo a partir da sua cotidianidade e provoca a reflexão sobre a cidade que precisamos ser para ter a cidade que queremos ver.

O evento de apresentação do livro foi pensado como um encontro de diálogo e intercâmbio entre os saberes formais e informais da população. Foram convidados intelectuais, políticos e acadêmicos para construir esses dois dias de reflexão sobre a democracia e a participação em São Bernardo, no Brasil e na América Latina.