Pular para o conteúdo

Saúde para cuidar das pessoas
A gestão do SUS em São Bernardo do Campo é feita pela Secretaria de Saúde Municipal. A principal responsabilidade da Secretaria é a de formular e executar a política municipal de saúde , que deve estar expressa no Plano Municipal de Saúde.

A Secretaria coordena uma ampla rede de ações e serviços de saúde, como também as estruturas técnicas e administrativas que garantem o funcionamento do SUS no municipio. É ainda responsabilidade da Secretaria de Saúde a gestão dos recursos orçamentários e financeiros do SUS; as atividades de regulação e auditoria; a adoção de uma política de formação e educação permanente para os trabalhadores da saúde; bem como participar do planejamento e organização da rede regionalizada do SUS. 

A saúde em São Bernardo está estruturada em uma rede de serviços: a Atenção Básica, envolvendo a Saúde Bucal; a Atenção Especializada, que abrange a Saúde Mental e a Reabilitação; os serviços de Urgência e Emergência, como as UPAs e o SAMU; além dos quatro hospitais municipais; Vigilância em Saúde e demais áreas técnicas e administrativas. Importante destacar que a pessoa que se utiliza do serviço de saúde público é chamada de usuário, conceito diferente do “cliente”, que pressupõe uma relação de consumo, de compra. O uso da expressão usuário tem o objetivo de reforçar a autonomia das pessoas e a ideia de que o Poder Público tem o dever de oferecer políticas públicas à população. 

O SUS em São Bernardo compõe uma rede, ou seja, os serviços de saúde estruturam-se como pontos de atenção e cuidado, que devem se articular entre si para assegurar a continuidade do cuidado. Nas páginas deste guia você vai encontrar informações detalhadas de cada serviço oferecido pelo SUS em São Bernardo para que eles possam ser utilizados da melhor forma, ajudando a conquistar mais saúde para todos.

PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09810-250
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    De segunda a sexta-feira, 8h às 17h
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09850-550
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    CEP. 09830-110
    T.
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 4354-9220 / 4354-0300
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
    CEP. 09634-000
    T.

FALE COM A PREFEITURA

  • Finanças
    0800-770-3738
  • Concursos Públicos
    2630-4000
  • Iluminação - 24h
    0800-77-11-159
  • Depto. de Macrodrenagem
    4341-8090
  • GCM Guarda Municipal - 24h
    153
  • Transporte Coletivo - Informações e reclamações
    0800-77-01-988
  • Monitoramento de Trânsito - 24h
    2630-7045/2630-7046/26307047/2630-7048
  • Serviços de manutenção da cidade
    0800-77-08-156 e 2630-4650