ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (ZooSBC)

 

Os zoológicos têm um papel importante na conservação das espécies através da reprodução, da educação ambiental e do atendimento à fauna nativa.

O ZooSBC recebe anualmente mais de 400 animais silvestres. Estes animais geralmente são filhotes que se perderam dos pais, animais feridos em acidentes ou capturados junto ao tráfico. Todos eles são cuidados pela equipe do Zoo e cerca de um terço recupera-se a ponto de ser devolvido à natureza. Outro terço não resiste e acaba vindo a óbito, enquanto o restante é incorporado à coleção. Portanto, a maioria absoluta dos animais que serão vistos pelos visitantes tem limitações físicas e uma história triste para contar.

 

Eventualmente será necessário lidar com a expectativa das crianças acostumadas pela mídia a admirar a fauna exótica, particularmente os grandes predadores e os megavertebrados africanos, como girafas e elefantes. A coleção do ZooSBC reúne hoje cerca de 250 animais de 70 espécies nativas e, embora não tenha os tais megavertebrados, mantém espécies absolutamente interessantes:

 

  • Anta - o maior mamífero terrestre brasileiro que pode chegar a 300 quilos
  • Sussuarana ou Onça Parda – um dos maiores felinos do continente americano e que se distribui do Alasca até a Terra do Fogo
  • Macaco Prego – considerado o macaco mais inteligente das Américas
  • Papagaios e araras que além de possuírem cores lindas são muito longevos, facilmente ultrapassando os 50 anos de idade

 

No local também é possível visualizar a fauna nativa livre. Além de diversas árvores frutíferas nativas, existem no Zoo comedouros abastecidos diariamente com frutas e que atraem aproximadamente 80 espécies diferentes de aves ao longo do ano. Assim, não é incomum encontrar tucanos de bico verde, jacus, saíras e beija-flores alimentando-se tranquilamente.

 

Combinando as regras de visitação

 

Assim como nós, os animais têm capacidade de sentir medo, apreensão e dor e por isso é importante adotar atitudes cuidadosas e respeitosas:

  • Ao andar pelo zoológico não se deve gritar ou correr.
  • Se os animais estiverem descansando, por favor, não cutuque ou bata nos vidros. Lembre que algumas espécies são noturnas e que, portanto, precisam dormir durante o dia.
  • Mesmo parecendo ”bonzinhos”, os animais, principalmente quando assustados, podem morder, bicar ou arranhar e, por isso, os recintos do zoológico têm barras de proteção que não devem ser ultrapassados em hipótese alguma.

Um dos principais instrumentos para manutenção da saúde dos indivíduos mantidos no Zoo é a adoção de dietas balanceadas e, desta forma, toda vez que o visitante oferece alimentos aos animais, cria um risco sério de doença para o mesmo.

Deve-se ter em mente que os animais mantidos no ZooSBC são animais silvestres e que estão em cativeiro porque não têm condições de serem devolvidos à natureza e que a função deste zoológico não é primordialmente cuidar da fauna silvestre da região.

 

Sobre o zoológico

 

O ZooSBC conta atualmente com 32 recintos de exposição, abrigando  aproximadamente, 250 animais, de 70 espécies, todas da fauna nativa brasileira.