Árvore de Risco é toda árvore que apresenta defeitos estruturais que possam provocar acidentes por quebra de partes ou de toda árvore. (Seitz, Rudi)

As árvores trazem benefícios significativos às pessoas e às cidades, mas quando caem podem machucar pessoas, animais ou causar danos a propriedades. Isso pode imputar alguma responsabilidade legal para o proprietário ou poder público. Entender esses riscos dará maior segurança aos proprietários e poder público e prolongará a vida da árvore.

Árvores localizadas em calçadas, praças e canteiros centrais são de responsabilidade do poder público, ou seja, prefeituras.

Árvores dentro de imóveis são de responsabilidade do proprietário do mesmo.

Para “avaliar” a árvore considere as seguintes questões:

• Há galhos grandes e mortos na árvore?

• Há galhos quebrados e dependurados na copa da árvore?

• A árvore apresenta cavidades ou madeira apodrecida ao longo do tronco ou nos galhos maiores?

• Há fungos (orelha de pau) na base da árvore?

• Há rachaduras ou partes quebradas no tronco ou no ponto de inserção de galhos?

• Há registro de queda de galhos?

• As árvores ao redor caíram ou morreram?

• O tronco tem inclinação acentuada?

• A maioria dos galhos estruturais se origina a partir de um único ponto do tronco?

• As raízes se partiram, estão danificadas ou foram lesionadas por alteração do nível do solo, por pavimentação, por reparos nas calçadas ou por escavação de valas?

• O local foi recentemente alterado por construções, elevando o nível do solo ou ocorreu a implantação de gramado?

• As folhas desenvolveram uma coloração ou tamanho incomum prematuramente?

• A árvore teve seu topo retirado ou, de alguma forma, ocorreu uma poda drástica?

Caso tenha respondido “sim” a qualquer uma das questões da lista de verificação de riscos, sua árvore deverá ser examinada por um técnico qualificado, sendo pertencente aos quadros da prefeitura, caso sejam árvores em calçadas, praças ou canteiros, ou um técnico particular em caso de árvores dentro de imóveis privados.

A maneira correta de fazer uma solicitação sobre uma determinada árvore é encontrada no Guia de Serviços da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Acesse o link!