Pular para o conteúdo
Acessibilidade

Por que um Atlas Socioambiental para São Bernardo do Campo? Imagem em composição de várias fotografias diferentes sobre cada um dos temas do atlas. Imagem: Geovana Rocha da Silva, SMA, 2020 - Composição

 

 

 

Caro leitor

Com muita alegria, apresentamos o Atlas Socioambiental de São Bernardo. O município, conhecido por toda a tradição histórica da indústria moveleira e como cidade do automóvel, também guarda mais diversidade do que imaginamos. É complexo, estruturado e possui uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil.

A biodiversidade de nossas matas é imensa e provemos grande parte do abastecimento da Região Metropolitana com as águas da Represa Billings. As águas do reservatório também contribuem na geração de energia para o polo industrial da Baixada Santista e as rodovias que atravessam nosso território são fundamentais para a logística de importação e exportação do Estado de São Paulo.

E o que podemos fazer para que tudo isso continue funcionando? Como agir para que essa diversidade se sustente em todos os sentidos, na economia, em nossa população, em nossa flora e fauna? Como planejar o futuro e trilhar um caminho cada vez melhor, promovendo qualidade de vida e qualidade ambiental com sustentabilidade para todos?

Conhecer, desvendar e reconhecer cada parte desse território, reunindo informações, é certamente um importante passo para o futuro que esperamos. Foi assim que nos empenhamos em construir um Atlas Socioambiental. Um projeto que tem a intenção de informar, formar e empoderar os cidadãos, desenvolvendo e estimulando nossa percepção sobre a cidade em que vivemos.

Construímos essa extensa coletânea de informações para que todos possam ter novas ideias sobre a cidade. Acessar nossa sensação de pertencimento, como cidadãos são-bernardenses e encontrar a identidade, a história, as curiosidades, as paisagens, as belezas, o modo de viver, o povo e o patrimônio comum. 

 

 

Foto: Luciana Dias do Nascimento, PMSBC, 2020

Pautados em uma linguagem acessível, inovadora e interativa, desejamos que todos moradores, gestores públicos, pesquisadores, estudantes, visitantes e demais interessados possam desfrutar e conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade. Abordamos os temas de forma integrada e tratamos de questões que estão no centro do debate socioambiental, como a Agenda 2030 da ONU, alçando o município ao local de destaque que merece.

Convidamos você a navegar e mergulhar entre as páginas deste lindo material, que apresenta a todos um retrato de toda essa diversidade e complexidade.

Entregamos a vocês este, que é um presente para os cidadãos. Apaixone-se ainda mais, você também, por São Bernardo! E seja muito bem-vindo!

 

 

 

 

 

SBC, março de 2021

 

Orlando Morando Junior

Prefeito

 

 

 

 

 

 

PARA NAVEGAR NAS PÁGINAS DO ATLAS SOCIOAMBIENTAL, BASTA CLICAR NO ÍCONE DE MENU  NO TOPO, CANTO ESQUERDO, DESTA PÁGINA.