A Ecoescola Aberta, no marco da Política Municipal de Educação Ambiental, promove o fortalecimento da participação dos cidadãos por meio de projetos de educação socioambiental.

O objetivo principal é despertar a percepção, sensibilizar, informar, formar e mobilizar munícipes de São Bernardo do Campo sobre a qualidade ambiental na cidade.

O desenvolvimento de projetos está baseado em valores éticos, visa estimular ideais coletivos e sociais para uma redefinição das relações do ser humano com a natureza, despertar a percepção da nossa condição de sujeito capaz de promover mudanças e transformar a realidade construída pela ação humana.

As principais atividades promovidas são: Cursos e Minicursos sobre temas ambientais, Seminários, Visitas monitoradas à central de triagem de materiais recicláveis, Feiras de trocas de brinquedos e livros infantis, Coleta e destinação de óleo de cozinha usado, Plantios, Danças circulares, Rodas de Conversa, entre outros.

A escola aberta tem por princípio adotar a interdisciplinaridade como perspectiva histórica, para a integração dos saberes, considerar o olhar dos grupos envolvidos e estimular um posicionamento critico a partir do fazer concreto como condição para perceber as mudanças necessárias.