Pular para o conteúdo
Acessibilidade

 

 

ATENÇÃO! DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA AS ATIVIDADES DA FEIRA DE TROCA ESTÃO SUSPENSAS.

 

 

Breve Histórico sobre as Feiras de Trocas promovidas pela SMA

 

Em 2017 a equipe técnica do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMA) buscou alternativas para trabalhar a questão dos resíduos sólidos de maneira diferente. E, assim, foi amadurecida a ideia de promover feiras de trocas, tendo como objetivo principal incentivar a reutilização (prolongamento da vida útil) de objetos.

 

Em outubro de 2017 foram realizadas as primeiras feiras de trocas, sendo que em 27 de outubro foi realizada Feira de Trocas para Servidores Municipais e em 29 de outubro foi realizada Feira de Trocas de Brinquedos no Parque Salvador Arena

 

A partir daí as feiras se consolidaram como uma atividade promovida pela SMA.

 

As feiras de trocas de brinquedos passaram a incorporar também o incentivo à leitura, passando a ser Feiras de Trocas de Brinquedos e Livros Infantis.

 

Ocorrem a cada dois meses em parques e outros espaços públicos da cidade, tais como: Parque Salvador Arena, Parque Raphael Lazzuri, Parque Chácara Silvestre, CREC Pauliceia, saguão do teatro do CEU Regina Rocco, esplanada do Paço Municipal, coreto da Praça do Riacho Grande, Fundação Criança.

 

No mês de outubro é realizada a feira de trocas para servidores municipais (no contexto de comemoração ao dia do funcionário público – 28 de outubro) e no mês de dezembro é realizada a feira da gratidão (no contexto das festas de final de ano e intenso estímulo ao consumo por parte das propagandas).

foto servidores

 

A Feira da Gratidão também tem como objetivo principal promover a reutilização (prolongamento da vida útil) de objetos, mas tem funcionamento diferente da Feira de Trocas. As feiras da gratidão têm como regra de funcionamento a doação: doe o que puder (ou nada), pegue o que precisar (ou nada). Ou seja, é possível só doar, só pegar objetos ou doar e também pegar, sem equivalência de quantidade ou ideia de troca.

 

Até o mês de março de 2020, as feiras de trocas e da gratidão tiveram um total de 1432 participantes.

 

Considerando que estamos passando por um período de pandemia, as Feiras de Trocas e da Gratidão estão suspensas.

Como funcionam as Feiras de Trocas organizadas pela SMA?

 

Foi elaborada uma metodologia de funcionamento específica para as Feiras de Trocas promovidas pela SMA, sendo que não ocorrem trocas diretas entre os participantes. A feira acaba funcionando como um “banco”, ou seja, os participantes, na verdade, trocam com a feira, em equivalência de quantidade.

 

Ao chegar à feira, os participantes são recepcionados e recebem explicações sobre seu funcionamento: podem colocar os objetos que levaram para trocar sobre os tapetes coletivos (ou mesas). Ao colocar sobre a mesa, é feita uma doação para a feira e o objeto não poderá mais ser pego de volta. Em seguida, é possível circular pela feira e escolher entre os objetos disponíveis, em equivalência de quantidade. Ou seja, quem levou 5 itens pode escolher, no máximo, outros 5 itens para levar embora.

 

       Confira aqui por que a feira de troca é sustentável.

       Confira aqui como funciona uma feira de troca de brinquedos.

 

A quantidade de itens não é conferida na entrada ou na saída da Feira, promovendo um exercício de confiança e honestidade.

 

Foi desenvolvida uma metodologia que permitisse a diminuição do risco de conflitos (em comparação com metodologias que envolvem trocas diretas), o que vem sendo alcançado, pois a realização das feiras é bem tranquila, até mesmo entre as crianças pequenas.

 

Durante as Feiras de Trocas de Brinquedos são disponibilizados papéis e materiais de pintura, para que as crianças possam desenhar. É mais uma atividade complementar à Feira e também uma estratégia para incluir crianças que passem pelo local e não tenham brinquedos para trocar.

Confira como funciona uma feira pelo olhar das crianças!

 

Geralmente há sobras de objetos ao final das feiras, pois os participantes doam para a feira um número de objetos e acabam escolhendo uma quantidade menor para levar para casa. Esses brinquedos em excesso são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade, que faz sua destinação para entidades assistenciais, na quais são reutilizados.

 

Nas Feiras de Trocas, as crianças ficam livres para trocar seus brinquedos, e fazem escolhas a partir do que gostam, sem mediação de propagandas ou dos pais, exercendo protagonismo.

CONSUMO RESPONSÁVEL

 

Vamos trazer aqui para a página indicações de materiais e conteúdos sobre consumo responsável, reutilização e consumismo infantil.

 

Como dica de reflexão sobre a propaganda voltada para o público infantil, recomendamos o filme "Criança, a Alma do Negócio" - Filme completo (50 minutos): https://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4  

Filme completo (50 minutos)

 

Versão reduzida do filme (10 minutos): https://www.youtube.com/watch?v=WPxiqbmGz-c&feature=emb_logo

Versão reduzida do filme (10 minutos)

 

 

Sobre a importância das Feiras de Trocas de Brinquedos para o desenvolvimento infantil, sugerimos a aula do Instituto Alana - Feira de Trocas de Brinquedos: como organizar a sua?

https://www.youtube.com/watch?v=SGFOLFv3550

Feira de Trocas de Brinquedos: como organizar a sua?