PROGRAMA ECO ÓLEO

Criado pela Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Instituto Triângulo, o Programa Eco Óleo tem o objetivo de estimular as pessoas a realizar o descarte correto de óleo de cozinha usado e gorduras residuais, permitindo assim a preservação do meio ambiente e o reuso do resíduo.

Graças ao programa, a conscientização do descarte correto de óleo se espalhou por São Bernardo garantindo neste ano, pela segunda vez consecutiva, que o município fosse contemplado com a certificação do Guinness World Records como a cidade que mais recicla óleo usado no mundo.

Por meio do Programa Eco Óleo 2022, a Prefeitura coletou 55.951,88 litros de óleo de cozinha usado no período de um mês, volume capaz de preservar até 1,4 milhão de metros cúbicos de água limpa, o equivalente a 560 piscinas olímpicas. O recorde foi alcançado no período entre os dias 2 de junho a 1º de julho deste ano.

VOCÊ SABIA?
A gordura utilizada no preparo de alimentos pode causar muitos problemas, principalmente se for jogada na pia ou nos ralos.

Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d'água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.

Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá "infarto" do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

Os custos do tratamento de água também aumentam e a solução está na consciência e reciclagem do óleo.


RECICLAGEM DE ÓLEO
Você pode acumular o que sobrou em garrafas pets e levar nos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material e evitam sérios problemas para sua casa e ao meio ambiente.


COMO ARMAZENAR E COLETAR O ÓLEO USADO EM CASA?
Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta.

Confira aqui os pontos de coleta espalhados pela nossa cidade