Um dos clubes mais frequentados do ABC paulista durante décadas, o Volkswagen clube foi fundado em maio de 1958, pouco depois da implantação da Montadora Volkswagen no km 23 da Via Anchieta, em São Bernardo. A iniciativa partiu de 28 funcionários da empresa, lotados especialmente no setor de recursos humanos, que tinham o futebol como lazer. Na ocasião, os fundadores elegeram para presidente do clube o alemão Henning H.G. Von Koss, então diretor de RH da empresa (1) .

Inicialmente exclusivo para os funcionários da fábrica, a agremiação focou seus primeiros anos no futebol, chegando nos anos 60 a formar uma equipe profissional e disputar divisões inferiores do futebol paulista. Com a sede instalada em salas alugadas no centro de São Bernardo, o time treinava no começo dentro da própria fábrica e depois no antigo campo que havia onde hoje é a Praça Brasil. No final de 1961, o clube iniciaria a compra em prestações de um grande terreno na Vila do Tanque, pertencente à Auto Viação São Bernardo, onde então havia o campo onde jogava a Sociedade Esportiva Irmãos Romano. A aquisição da área e a reforma do local para construção da sede e do estádio foram feitas com o auxílio da própria Volks (por meio de uma restituição parcial da contribuição desta ao Sesi) e dinheiro oriundo de rifas de automóveis fuscas, conseguidos a preço de custo na fábrica. Em 1964 e em 1966, duas novas áreas vizinhas foram adquiridas , ao mesmo tempo em que ocorria a construção de um ginásio poliesportivo, da cancha de malha, da academia de judô e do complexo de piscinas (2) - a última delas, olímpica, seria inaugurada em dezembro de 1968.

Para custear as novas obras, o clube lançaria mãos da venda de títulos de fundo social (3), pondo fim à exclusividade para os funcionários da empresa. A ideia foi bem sucedida, com mais de 5 mil títulos negociados só no primeiro ano.

Nas décadas de 70 e 80, o clube continuou crescendo, aumentado tanto seu número de associados, quanto seus equipamentos esportivos : em 1979, ele contava com 28 mil sócios , e ,sua área, novamente expandida com a compra de mais um terreno anexo em 1970, possuía dois campos de futebol, dois ginásios poliesportivos, duas quadras descobertas, quatro quadras de tênis, academias de judô e de boxe, três piscinas, pista de boliche, sauna, playground e áreas sociais (4) .Diversas competições regionais eram realizadas em suas dependências, e seus campeonatos internos envolviam centenas de praticantes de diversas modalidades, indo do atletismo ao xadrez.

Nos anos 80, outros novos espaços seriam criados, como um ginásio de bocha em 1981 (5), um novo ginásio poliesportivo em 1985 (6) e a revitalização da sede campestre do clube, na Estrada Velha do Mar.

Paralelamente, a vida social do clube foi também bastante intensa em seus tempos áureos, com eventos muito populares como a festa da cerveja, os bailes de carnaval e de Halloween, e shows com músicos famosos como Roberto Carlos, Jair Rodrigues, Wilson Simonal e Inezita Barroso. O clube foi ainda um espaço contínuo para exposições de artes plásticas, realizadas a partir de 1968, culminando com o I Salão de Artes Plásticas do VW Clube, em 1997, que teve a participação de 258 artistas.

No início do do novo milênio, no entanto, grave crise financeira emergiu no clube, relacionada à inadimplência de parte dos sócios e a crescentes dívidas. Uma custosa reforma do Parque Aquático foi realizada em 2001, embora a segunda fase do mesmo projeto, que incluía piscina aquecida e a construção de um toboágua, não tenha sido executada (7) . Em agosto de 2005, com uma grande dívida de IPTU acumulada,o clube teve sua área declarada de utilidade pública pela prefeitura, que posteriormente reformou o local, instalando lá a Arena Olímpica São Bernardo,com seis espaços esportivos, a EMEB Regina Rocco Casa e o CREC da Vila São Pedro.

 

Na imagem, vista do Clube da Volks, em 1967, ainda sem suas piscinas concluídas.

 

 

Notas:


(1) - Volkswagen Clube - 42 anos de Arte e Cultura. São Bernardo do Campo – SP, VW Clube, 2000.

(2) - idem

(3) - Folha de S. Bernardo 13-05-1965

(4) - Idem, 26-05-1979

(5) - Gazeta Esportiva, 21-03-1981

(6) - Gazeta de S. Bernardo, 2-10-1985

(7) - DGABC 26-09-2005

( 8) - Decreto PMSBC 15170, 25-08-2005

 

 

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

 

Alameda Glória, 197, Centro

Telefone: 4125-5577

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

Veja esta e outras histórias da cidade no portal da Cultura:

https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/tbt-da-cultura