Virada Cultural de São Bernardo do Campo

06 de 9 de 2019

Virada Cultural de São Bernardo do Campo acontece, neste ano, em dois espaços culturais da cidade

Com uma programação dinâmica e diversificada, a Virada Cultural de São Bernardo do Campo, acontece entre os dias 13 (sexta) e 15 (domingo) e contempla vários públicos que vão do nerd (geek) aos apreciadores de jazz, roda de viola e dança, entre outros. As ações são gratuitas e acontecem na Biblioteca Monteiro Lobato e na Câmara de Cultura.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção

A abertura da virada será no dia 13, na Câmara de Cultura, com a apresentação das bandas Asteroide Trio e Joe and the Wet Rags (rockabilly), dentro do projeto Sextas Musicais, trazendo um pouco da cultura rockabilly, com apresentação de Rick and Roll.

No sábado, a Câmara recebe uma programação de ritmos fortes e dançantes, que vão do jazz tradicional ao swing jazz, com destaque para o Lindy Hop, dança de origem afro-estadunidense, de grande importância histórica, por ser a primeira dança de salão que misturou brancos e negros nos Estados Unidos. Na sequência, haverá uma apresentação do projeto Roda de Viola, coordenado por Leandro Abreu e com inscrições abertas. Fechando a programação de sábado, a Casa Neon Cunha traz as cantoras Raissa Lopes e Rebeca Canhestro para a Noite LGBTI+, das 21h30 às 23h.

Para o domingo, haverá uma programação especial do Dia do Teatro, com diversas atividades e participação das oficinas de artes cênicas da cidade, incluindo peças teatrais, dança, música e performances, entre outras ações.

Biblioteca Monteiro Lobato

A programação da Virada Cultural na Biblioteca Monteiro Lobato será a maior festa nerd e geek da região. Entre os dias 14 e 15, a biblioteca se revela um portal de passagem entre diferentes dimensões e mundos, dos quais fazem parte, passado, futuro, ciência e ficção, reunidos no presente, numa série de encontros com desenhistas, quadrinistas, mangakás, apreciadores de literatura, de música, cosplays, grupos de k-pop. Também haverá oficina de robótica para crianças e de games para jovens, além de uma bootcamp para construir projetos de uma smart city.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Câmara de Cultura Antonino Assumpção - (Rua Marechal Deodoro, 1325, Centro. Tel.: 4125-0054.)

Dia 13 (sexta)
- 19h – Sexta Musical com as bandas Asteroide Trio e Joe and the Wet Rags (Rockabilly) com apresentação Rick and Roll

Dia 14 (sábado)
- 15h – Jazz na Câmara com a banda Sunny Side Swing Society (Swing Jazz e Lindy Hop)
- 19h – Roda de Viola organização de Leandro de Abreu (Música Sertaneja e Moda de viola)
- 21h30 – Noite LGBTI+ Casa Neon Cunha (Raissa Lopez)

Dia 15 (domingo)
- 13h – Especial dia do Teatro
- 14h às 14h20 – “Circo e História” - CC Taboão - Prof. Luiz Henrique
- 14h20 às 14h40 – “A Floresta Encantada”- CC Taboão - Prof. Luiz Henrique.
- 14h40 às 15h – “A Desconstrução do Corpo Cotidiano” - SAB Pinheirinho- Prof. Osni.
- 15h às 15h45 – “Dança, Musica, Teatro, Performance”- DAJUV – Prof. José Mauricio.
- 15h45 às 16h40 – “Dança, Musica, Teatro, Performance”- CREC Paulicéia- Prof. José Mauricio.
- 16h40 às 17h – “Jogos Teatrais “- Câmara de Cultura - Prof.ª Mônica”“.
- 17h às 17h30 – “Vitrôs e Janelas” CREC Paulicéia - Prof.ª Mônica.

Biblioteca Monteiro Lobato - (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro. Tel.: 2630-5100.)

Dia 14 (sábado)
- 14h – Palco Akira - Master Class Bateria
- 14h – Palco Nabucodonosor – Escola Quantum Bootcamp - Inscrições prévias pelo Link (siga o coelho branco - vagas limitadas).
- 14h30 – Palco Nabucodonosor - Palestra sobre smartcities, Escola Quantum.
- 16h – Arena Formiguinhaz – Oficina de dobradura com Elaine Rocha
- 16h30 – Nerds e geeks na web, bate-papo com Nina Lima e Carol Cavalcante (Papo Nerd com Elas), Raul Lima (Mundo Geek), Caio Catarino (Rádio Geek).
- 17h30 – Palco Akira – Apresentação Taikô Kiendaiko
- 17h30 – Sala Blade Runner – Workshop: Design Thinking, Escola Quantum
- 18h – Palco Nabucodonosor - Lançamento de HQ “Sobre Trilhos” de Talessak Kuguimya
- 18h – Arena Formiguinhaz – Exposição e jogos “Escola de Magia”.
- 18h30 – Desfile de Cosplayers, Universo HQ e Mangá, Bate-papo com os artistas: Talessak Kuguimya, e Kaji Pato, mangaká.
- 20h – Distopia e ficção científica, bate-papo com : Giovana Bomentre (Editora Morro Branco), Juliana Gomes (Editora Morro Branco), Felipe Castilho (Editora Morro Branco).
- 21h30 – Palco Nabucodonosor – Show com a Banda NDK
- 23h – Arena Jogador nº 3 – RPG
- 23h – Beco Ghost in The Shell – Games
- 23h30 – Palco Nabucodonosor – Cinema Trilogia Matrix – Matrix (1999)